BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, fevereiro 16, 2013

A planta e o vento >Estímulos literários > 16/02/13


A planta e o vento

A planta está triste, pois não pode espalhar suas sementes.
Mas o vento vai ajudá-la.
A fecundação do solo, numa história comovente

A PLANTA E O VENTO
(Lygia Camargo Silva)

A planta estava triste e desanimada.
Tanta sementinha para espalhar e ela sem poder sair do lugar.
— Que pena! — dizia ela. — Se eu fosse como os passarinhos, que têm asas.e voando vão aonde querem; se eu fosse como os animais, como as formiguinhas e todos os que vâo aonde lhes apraz, é que seria bom.
— Mas viver tendo serviço para fazer e sem poder dar um passo, sem poder me mudar de um lugar para outro! Que vida triste a minha! Sou tão infeliz! Antes não tivesse nascido! Por que será que eu tenho trabalho e não posso fazê-lo? Por que será? Mas por que será?
O vento começou a soprar e a balançar as folhas das árvores.
A planta sentiu-se embalada pela doce carícia do vento.
Esqueceu que não podia se locomover. Sentiu-se alegre, muito alegre ao ver as sementinhas, uma a uma, voando como pára-quedas e pensou:
“Não tenho razão para me entristecer. Pensei que o trabalho de espalhar as sementinhas fosse meu, e vejo, que não é. É o vento quem tem maneiras e, aliás, maneiras delicadas para fazer isso.
Está soprando, assobiando e, enquanto brinca, trabalha, espalhando as minhas sementinhas.”
Atividade 01: roda de leitura
Objetivos: exploração oral do texto, para que consigam se localizar dentro do texto lido, melhorando assim sua leitura e interpretando através da ilustração.
Estratégia: formar uma roda na sala de aula, para que todos possam se ver, facilitando assim o acompanhamento da leitura. através do manuseio do livro, o aluno poderá compartilhar as imagens para uma melhor conclusão relacionando a intenção do autor.
Atividade 02: debate sobre o tema.
Objetivos: levar os alunos a pensarem mais sobre a natureza, a germinação, a importãncia da chuva, vento, e dos animais. desenvolver a leitura de imagens, dirigindo-os a pensar na construção da escrita, ampliando assim o vocabulário.
Estratégia: dialogar trabalhando a importância. o ciclo da vida, analisando as fases do crescimento de uma planta e do que elas precisam para se desenvolver.
Atividade 03: ciclo da vida na natureza
Objetivos: proporcionar a criança o conhecimento do ciclo da vida na natureza, relacionando o vento com as sementes, exemplificando com alguns fatos do cotidiano.
Estratégia: usar xerox relacionado a natureza, proporcionando ao aluno que complete através de desenhos, concluindo o questionamento do objetivo do livro.
Atividade 04: atividade de interpretação
Objetivos: observar como está o entendimento dos alunos em relação ao texto do livro. auxiliar o aluno a organizar a importância do vento para a dispersão das sementes, através da escrita avaliar o projeto.
Estratégia: trabalhar com escrita e reescrita, confeccionar um livro com os alunos.   http://www.colegiosantateresa.net.br/projeto/A-Planta-e-o-Vento/101.aspx
Ouvindo: AQUI
Projeto de leitura: AQUI
Aula sobre Germinação
Objetivo:
Reconhecer    que  a  semente  necessita   somente   de   água   para   germinar.
Vejam   tudo aqui:
Partes da Planta - Atividades







Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios