A planta está triste, pois não pode espalhar suas sementes.
Mas o vento vai ajudá-la.
A fecundação do solo, numa história comovente
A PLANTA E O VENTO
(Lygia Camargo Silva)
A planta estava triste e desanimada.
Tanta sementinha para espalhar e ela sem poder sair do lugar.
— Que pena! — dizia ela. — Se eu fosse como os passarinhos, que têm asas.e voando vão aonde querem; se eu fosse como os animais, como as formiguinhas e todos os que vâo aonde lhes apraz, é que seria bom.
— Mas viver tendo serviço para fazer e sem poder dar um passo, sem poder me mudar de um lugar para outro! Que vida triste a minha! Sou tão infeliz! Antes não tivesse nascido! Por que será que eu tenho trabalho e não posso fazê-lo? Por que será? Mas por que será?
O vento começou a soprar e a balançar as folhas das árvores.
A planta sentiu-se embalada pela doce carícia do vento.
Esqueceu que não podia se locomover. Sentiu-se alegre, muito alegre ao ver as sementinhas, uma a uma, voando como pára-quedas e pensou:
“Não tenho razão para me entristecer. Pensei que o trabalho de espalhar as sementinhas fosse meu, e vejo, que não é. É o vento quem tem maneiras e, aliás, maneiras delicadas para fazer isso.
Está soprando, assobiando e, enquanto brinca, trabalha, espalhando as minhas sementinhas.”
Atividade 01: roda de leitura
Objetivos: exploração oral do texto, para que consigam se localizar dentro do texto lido, melhorando assim sua leitura e interpretando através da ilustração.
Estratégia: formar uma roda na sala de aula, para que todos possam se ver, facilitando assim o acompanhamento da leitura. através do manuseio do livro, o aluno poderá compartilhar as imagens para uma melhor conclusão relacionando a intenção do autor.
Atividade 02: debate sobre o tema.
Objetivos: levar os alunos a pensarem mais sobre a natureza, a germinação, a importãncia da chuva, vento, e dos animais. desenvolver a leitura de imagens, dirigindo-os a pensar na construção da escrita, ampliando assim o vocabulário.
Estratégia: dialogar trabalhando a importância. o ciclo da vida, analisando as fases do crescimento de uma planta e do que elas precisam para se desenvolver.
Atividade 03: ciclo da vida na natureza
Objetivos: proporcionar a criança o conhecimento do ciclo da vida na natureza, relacionando o vento com as sementes, exemplificando com alguns fatos do cotidiano.
Estratégia: usar xerox relacionado a natureza, proporcionando ao aluno que complete através de desenhos, concluindo o questionamento do objetivo do livro.
Atividade 04: atividade de interpretação
Objetivos: observar como está o entendimento dos alunos em relação ao texto do livro. auxiliar o aluno a organizar a importância do vento para a dispersão das sementes, através da escrita avaliar o projeto.
Estratégia: trabalhar com escrita e reescrita, confeccionar um livro com os alunos. http://www.colegiosantateresa.net.br/projeto/A-Planta-e-o-Vento/101.aspx
Ouvindo: AQUI
Projeto de leitura: AQUI
Aula sobre Germinação
Objetivo:
Reconhecer que a semente necessita somente de água para germinar.
Vejam tudo aqui:
Partes da Planta - Atividades
http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com.br/2011/09/partes-da-planta-atividades.html
Por que há vento?
http://www.smartkids.com.br/passatempos/brinquedos-reciclados-cata-vento.html
O girassol e o vento
Continua aqui:
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.