Folclore é o conjunto de histórias criadas por um povo, que são transmitidas através das gerações, por livros, músicas e costumes que refletem a cultura e as tradições deste povo. Por isso o folclore possui uma importância sócio-histórico-cultural tão profunda, pois impede que as atuais e futuras gerações esqueçam suas origens.
Seguindo esse princípio, livros como “A Festa no Céu”, da autora Ângela Lago, merecem uma atenção especial.
A autora recontou este clássico do nosso folclore utilizando-se de uma linguagem simples e objetiva. Suas ilustrações são ricas e ajudam a compor o cenário com detalhes que não estão explícitos no texto, mas que, certamente, povoará o imaginário infantil ao ler o conto. Todo o conjunto atende à proposta de nos inserir na aventura da esperta tartaruga, que conseguiu ir, sem dificuldades, a uma festa no céu, onde só havia animais de asas.
O livro conta a história sobre a tartaruga que queria ir a uma festa no céu. Só que a festa era só para os bichos que voavam, mas ela teve uma grande ideia e se enfiou dentro do violão do Urubu-Rei, e quando o urubu foi, ela foi junto.
Quando ela chegou todos se impressionaram como aquele animal sem asas tinha conseguido ir à festa!
E ela cantou e sambou a noite inteira!
A festa durou até o sol raiar e quando acabou, a tartaruga entrou no esconderijo de novo. E ficou quietinha para o urubu não perceber.
Mas no meio do caminho, o Urubu-Rei de tão contente assobiou um samba da festa e a tartaruga começou cantarolar também.
O urubu percebeu, virou o violão e a tartaruga caiiiiiiiiiiiiiiiiiu.
Então ela quebrou todo o seu casco, mas os bichos que não voavam ajudaram ela a colar o seu casco e por isso que ela tem esse casco tão remendado!
Curiosidades:
- O livro é narrado por todos os animais que não voam. Eu nunca vi um livro assim! Que legal!
- As ilustrações parecem que foram feitas de crayon e eu achei muito lindas!
- O lacinho da cabeça da tartaruga é muito fofo! rs
- Uma coisa eu estranhei é que a pavoa tem a cauda igual a dos pavões. E as pavoas não têm a cauda grande e enfeitada. *As pavoas têm as penas marrons, por isso conseguem fazer o seu ninho sem que os predadores a vejam!
Sequência didática
Aula
Atividades
Projeto
Personagens
Livro
Música
Outro livrinho
Teatro
Com o sapo
Atividades
Festa no céu com narrativas diferentes
Link para essa postagem
Belíssimo trabalho, me ajudou muito no meu fazer pedagógico.
ResponderExcluirObrigada,volte sempre.
Excluir