BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, novembro 25, 2017

A cor de Coraline>Estímulos literários>Música Somos todos coloridos>AtividadePDF>25/11/2017



Quantas cores cabem na pergunta “Me empresta o lápis cor de pele? ”. Em A cor de Coraline, o ilustrador, designer gráfico e escritor Alexandre Rampazo passeia pelas inúmeras possibilidades contidas numa caixa de lápis de cor e na imaginação infantil a partir da pergunta de um colega para a pequena Coraline, e mostra que o mundo é mais colorido – e diverso – do que nos acostumamos a pensar. Com texto curto e bem-humorado e ilustrações graciosas, o livro aborda o tema da diversidade de forma lúdica para os pequenos. A quarta-capa é assinada pelo premiado escritor Ignácio de Loyola Brandão.

Alexandre Rampazo pega uma situação banal, uma criança pedindo emprestado um lápis de cor, e faz disso um alerta para o preconceito que existe, ainda, em muitas das expressões que usamos cotidianamente. Pedrinho pede um lápis “cor da pele” para Coraline e ela fica confusa com o pedido e começa a divagar sobre as cores.
Em um mundo dominado por pessoas brancas lápis cor da pele é bege ou rosa, é a primeira cor que vem a cabeça da maioria das pessoas sem nem mesmo se dar ao trabalho de pensar o quão preconceituoso é esse conceito. Foi necessário um livro infantil para me alertar disso, para me fazer pensar nessas pequenas coisas que eram tão comuns e não deveriam ser.
Sugestão:
Hoje você vai conhecer Coraline, uma menina muito esperta que vai te fazer pensar sobre algumas coisas. Convide alguém da sua casa para dividir essa leitura com você. Juntos, observem bem a capa: o que deve ter dentro de um livro com esse título? Qual você acha que é a cor de Coraline? E o que essa cor tem a ver com a história? Coraline é um nome diferente, né? Você conhece alguém com esse nome? Ele é bem parecido com outro que é mais comum… Depois de pensar e conversar sobre a capa, inicie a leitura. Vá até a metade do livro, na parte em que Coraline olha pro lápis amarelo e pensa nos peixinhos.
Retome a leitura de onde você parou e vá até o final do livro. E aí? O livro era sobre o que você achava que seria? O que mudou? Qual é a cor de Coraline? Foi essa cor que você imaginou? Se quiser, releia o livro, aproveitando bem as ilustrações e comparando os desenhos com as falas de Coraline. Tem alguma palavra ou trecho do livro que você não entendeu? Se tiver, converse com sua companhia de leitura ou entre em contato com sua professora para tirar suas dúvidas. Se não tiver, simplesmente reveja o que você mais gostou.
  No livro, Coraline ficou confusa quando Pedro lhe pediu o lápis cor de pele e começou a olhar para sua caixa de lápis de cor imaginando que pessoas ou seres poderiam ter cada uma daquelas cores. Você já parou pra pensar sobre isso? Quando pensa em “cor de pele”, que cor você imagina? Pegue folhas de papel e lápis ou caneta preta. Pense nas pessoas da sua família, em seus colegas de escola ou do bairro, lembrando de suas cores. Em seguida, escolha algumas dessas pessoas e os desenhe, pode usar várias folhas de papel pra isso, mas ainda não pinte seus desenhos. Depois, guarde os desenhos para amanhã.
Pegue os desenhos que fez ontem, mais lápis e caneta coloridas. Você teria cores suficientes para pintar todos os desenhos deixando-os bem parecidos com a pele real dessas pessoas? É provável que não. Sem problemas, hoje vamos usar a imaginação e pintar as pessoas de cores muito diferentes. Imagine seu pai verde, por exemplo, ou seu melhor amigo lilás, que tal? Pense nas cores que você acha que essas pessoas gostam ou que combinam com elas, mas aproveite pra escolher cores muito diferentes, deixando-as super coloridas. Divirta-se com as misturas! O que achou? Você acha que as cores escolhidas mudam algo nessas pessoas além da aparência? Ao final, guarde suas obras de arte, amanhã organizaremos uma exposição!
 No último dia de atividades, você vai pedir a ajuda de alguém em casa para montar uma exposição. Peguem um pedaço de barbante e prendedores. Juntos, colem o barbante na parede, formando um varal, e pendurem seus desenhos usando os prendedores. Essa é a sua exposição artística, nela podemos ver as pessoas que você ama com as cores imaginadas por você. Mostre para todo mundo da sua casa e diga a eles o que você pensou ao escolher cada cor. Lembrando o livro que você leu depois de fazer todos esses desenhos, se você fosse Coraline, que lápis você daria a Pedro quando ele lhe pedisse o “lápis cor de pele”? Conte tudo para a sua família! Fonte
Atividade desta obra página 28: PDF: AQUI
Mais atividades PDF: AQUIAQUIAQUIAQUI


Repente :Dia da Consciência Negra

Música Somos todos coloridos
AQUI






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios