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Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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quarta-feira, maio 02, 2012

Contos de sapos>Estímulos literários>Atividade PDF>Pontuação/Vírgula: 02/05/12


Resultado de imagem para contos de sapos 
Contos de sapos
Helter Bochi
Ilustrações Glair Arruda

Saponildo é um sapo pra lá de galanteador, que sempre usa do seu charme e de seus dotes “reais” para ganhar uns beijinhos.
Um dia, eis que se aproxima do brejo que ele habita uma linda princesa. E ele não perde tempo. Joga logo toda a sua lábia anfíbia para ganhar uma bitoca.
Porém, um fato inesperado acontece...
Para saber o que rolou nesse encontro, comece a ler e descubra.

Editora Sowilo: AQUI

O leitor iniciante está numa fase de  aprendizagem da leitura em que há muitas novidades e estímulos. Neste momento, é importante incentivar a sensibilidade estética (sonoridade, silabação, rimas, musicalidade, jogos de linguagem, etc.), o pensamento lógico, a socialização e os valores éticos que nortearão a vida.
Os enredos devem enriquecer a imaginação, a curiosidade e desafiar a inteligência.
O senso de humor é muito bem-vindo e as ilustrações ainda são elementos importantes no processo de entendimento textual.
 
Objetivos:
Identificar os personagens;
Reconhecer a estrutura textual de um conto;
Recontar o conto com suas palavras;
Identificar início,meio e fim;
Ler e interpretar textos de humor;
Reconhecer as características desse gênero textual;
Produzir um conto / elaborar outro conto com este personagens/Reencrever o conto.
 
Para começo de conversa:
Conversar com a turminha sobre contos de fadas.
Normalmente as crianças conhecem  estas histórias onde invariavelmente sapos são príncipes enfeitiçados, ou princesas que beijam sapos e se apaixonam.
Os contos de fadas são essenciais na formação de leitores simbólicos.
Representam as histórias de todos os tempos e estimulam o imaginário, ampliando a visão de mundo e ajudando o leitor a interiozar, de maneira equilibrada, alguns sentimentos antagônicos, como também conforta,acalenta e reassegura sentimentos positivos.
Os contos ajudam o intercambiamento entre o oral e o escrito, de forma que,além de preservarem a tradiconal vertente da literatura infantil clássica, contém muitos elementos da cultura popular, da mitologia e dos rituais de iniciação.
Sugiro a dinâmica a seguir para dar uma pincelada sobre o tema conto de fadas antes da leitura do livro Contos de sapo.
Como conhecimento prévio sua turminha já deve conhecer os mais clássicos contos e personagens.
Vamos à dinâmica que tem como objetivo aguçar a turminha para a leitura do livro.
1- Os particpantes agora se tornarão as personagens dos contos de fadas;
2- Terão que se "descobrirem" como tal. Coloque nas costas de cada um, uma etiqueta com o nome da personagem.Esse nome não pode ser revelado pelos demais.
3- O jogo começa: passear pelo ambiente pensando na personagem que gostaria de receber/ser. Cada pessoa tentará descobrir qual a personagem que representa, fazendo perguntas aos demais.As respostas somente podem ser dadas pelas palavras: sim, não, não sei, pode ser.
Ex: alguém recebe o nom ede Branca de Neve e para se descobrir poderá perguntar: " Eu sou uma personagem feminina?" A resposta será sim.
Cada pessoa terá que descobrir qual é sua personagem e, quando isso acontecer, deverá retirar a etiqueta das costas e passá-la adiante.Nesse momento se tronará um facilitador, ajudando aos que ainda não se descobriram,pois o objetivo da vivência é que todos se descubram.
4- Depois de 10 minutos de jogo, quando o nível de tensão estiver no ápice, muitos se descobriram e outros não.Pare o jogo e informe que poderão perguntar livremente e a sresposta sdevem ser mais esclarecedoras.
5- Após todos saberem quem são,eles se apresentarão como a personagem e falarão do sentimento que tiveream ao se descobrirem. Pedir-lhes que falem das características identificatórias e  daquele que marcam as diferenças.
6- opcional: Cada um receberá um papel para escrever o conto com o personagem que representou.
 
Texto baseado no livro Contos de sapos
By Krika
 
O sapo Saponildo vivia numa boa num brejo chamado Brejo de lugar nenhum.
Ele era diferente dos outros anfíbios. Tinha uma coroa dourada e dizia que era ela de ouro.
Também contava aquela lorota de que era um príncipe transformado em sapo por uma bruxa.
 E que, obviamente, só voltaria a ser príncipe se fosse beijado por uma princesa.
Vivia inventando conversas fiadas pro pessoal do brejo...Mas eles não acreditavam. Até diziam que sua coroa era de lata, que ele tinha fama de namorador e que seu objetivo era conquistar donzelas. Até tentou beijar a perereca , a rã e a lubélula. Mas nenhuma delas caiu na sua conversa.
Um belo dia Sapolino vê uma princesa diferente. Ela tinha a pele cor de chocolate e uma cabeleira encaracolada de fazer inveja.Por isso  era chamada de  princesa Chocolate.
Imaginem se Saponildo não ficou entusiasmado? Foi logo contando aquele blá -bla- blá que todos conheciam...
As flores avisaram à princesa que ele era um tremendo enganador, que ele só queria ganhar uma bitoca!
Mas ela pensou e decidiu beijá-lo, pensando que se não desse certo ela só pegaria sapinho...
Pois bem!
Com coragem ela beijou Saponildo.E aconteceu uma explosão no brejo. O sol precisou colocar óculos escuros e a lua dormindo acordou espantada.
Ai...ai.. Saponildo ficou o mesmo, pra tristeza de Chocolate.
Mas e ela minha gente? Nem imaginam....
Ela  se transformou numa sapinha de cor chocolate!
Era de se esperar, não, minha gente? Bobinha  a princesa, foi cair num conto do brejo!
Ficou brava e disse:
-Poxa vida, eu era uma princesa, morava em um castelo, tinha jóias, vestidos da moda, notebook e um carro da hora. Agora me tornei mais uma sapa nesse brejo...
Saponildo que era esperto logo completou:
_ Linda sapa da cor do chocolate,analise a situação.Você subiu na hierarquia real.Antes era uma princesa, agora é uma rainha do brejo!
Risos.... E não é que a princesa gostou da ideia?
Ela se apaixonou por Saponildo e viveram felizes, como todos os contos de fadas e sapos,inclusive,para sempre!
Bem, na verdade alguém ficou furioso...
O príncipe,oras. Ficou a ver o brejo ou navios?
Perdeu a princesa chocolate por um sapo galanteador....
Mas isto já é outra história que fica pra depois.....
Questionamentos:
Podemos identificar aspectos divertidos na história de Saponildo?
Quais?
Quais seriam as dicas de que Saponildo era galanteador e charmoso?
Saponildo contava vantagens e  mentirinhas sobre si. Quais por exemplo?
Acreditavam em suas conversas?
Um belo dia Saponildo conhece uma princesa diferente. Como era ela?
Claro que Saponildo queria beijar a princesa e foi logo  passando uma conversa na princesa, o que ele disse?
A princesa se arriscou a beijá-lo? Acreditou que ele era um príncipe enfeitiçado?
O que houve após o beijo?
Não foi engraçado? E o príncipe de verdade? Gostou do final da história?
Só Soponildo pra fazer toda esta confusão,não? Por fim é uma história pra nenhum brejo perder a pose, não é?
Atividade final:
Produção de texto:
Sugestões:
Continuação da história sobre a raiva do príncipe;
Reescrita do conto;
Reescrita com mesmos personagens mas com outro final;
Reescrita de outro conto com os mesmos personagens.
 
Fonte de pesquisa:
Caminhos da  literatura infantil e juvenil
Joana Cavalcanti
Editora Paulus

Atividade PDF: AQUI
Outra atividade PDF: Que surpresa! Colocaram meu link! Fico feliz em contribuir!:  AQUI
Texto para imprimir: AQUIAQUI
Ouvindo a história contada pelo autor Helter: AQUI
Aula/Uso da vírgula: AQUI
 
Conversa entre madrastas do mesmo autor: AQUI

 
 
 


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2 comentários:

  1. Bom dia querida Krika...a versão by Krika ficou bem interessante kkkk ...Sabe eu penso que vamos ganhar mais leitores e interessados por leitura na medida que levamos até nossos alunos textos agradáveis...divertidos e questionadores...Parabéns...bjs Neusinha

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Sou autor do livro "Contos de Sapo".
    Gostei muito de suas sugestões.
    Um grande abraço.
    Helter Bochi

    ResponderExcluir

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