Fontes alternativas de energia
O que o aluno poderá aprender com esta aula
-Conhecer as principais fontes de energia atualmente e como funcionam;
-Conhecer fontes alternativas e mais ecológicas de energia e suas principais vantagens;
-Propor formas de economia de energia.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Verificar se os alunos conhecem os conceitos de geração de energia não renováveis e renováveis .
Caso não conheçam, em uma aula anterior, lance o desafio para que pesquisem antes e compartilhem os resultados na aula, com seus colegas.
Estratégias e recursos da aula
Vivemos em um mundo onde o consumo de energia acontece naturalmente sem pensarmos nas conseqüências do gasto diário.
E com certeza sofreremos as conseqüências de gasto desenfreado a médio e longo prazo. Sem falar em tudo que já está acontecendo agora.
Dependemos diretamente dos Recursos Naturais Renováveis e não Renováveis, porém o que está ocorrendo neste momento é que o mal uso de nosso bens Renováveis estão modificando esse status.
O consumo consciente está muito ligado à água, mas temos que pensar que possuímos muitos outros bens naturais.
Precisamos levar os alunos a refletir métodos e inovações para suprir possíveis necessidades e garantir um futuro com Recursos Renováveis variados e disponíveis pensando desde já em atitudes individuais e coletivas.
Durante esta aula, os alunos terão oportunidade de compreender as fontes de energia não renováveis e renováveis.
Juntamente com isto, tomar conhecimento de algumas novas e promissoras formas de energia renováveis e suas vantagens, que farão em breve, parte do nosso cotidiano.
Além disso, os alunos poderão propor e discutir formas de economizar energia com o intuito de desenvolver uma consciência de uso correto das atuais formas de energia, poupando o nosso meio ambiente.
Procure organizar o trabalho de modo que os alunos atuem de forma colaborativa e interessem-se pelas produções e descobertas, uns dos outros, por meio da organização dos grupos e interações promovidas e mediadas pelo educador.
Atividade 1 – Início da pesquisa as formas de energia
Liste com os alunos, ao menos dois tipos energia mais utilizadas hoje em nosso cotidiano para geração de energia elétrica, indicando:
■Tipo
■Forma de extração do meio ambiente
■Quais os danos provocados ao meio ambiente e seus riscos.
Provavelmente os alunos saberão listar os tipos de energia, porém pode ser que não saibam de que forma ela é extraída e os danos causados ao meio ambiente.
Por esta razão, sugira que pesquisem em livros ou na internet e compartilhem em seguida as descobertas.
Sobre a energia elétrica, geralmente a mais citada pelos alunos, apresente o link a seguir, com a explicação sobre como essa energia é gerada e chega até nossas casas.
Apresente este vídeo, disponível no Portal do Professor, para mostrar a produção de energia elétrica por meio do mar.
Atividade 2 – energias renováveis
Apresente aos alunos o conceito de energia renovável e energia limpa por meio dos vídeos disponíveis no Portal do Professor.
A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - O petróleo é da terra
Mostrar a importância das fontes alternativas de energia como vento, sol e biomassa. Refletir sobre as diferentes fontes de energia, principalmente de energias limpas
A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - Energias limpas
Mostrar a importância do petróleo para a humanidade; os impactos ambientais gerados pelos combustíveis fósseis.
Refletir sobre as diferentes fontes de energia, principalmente comparando com a geração de energia limpa Reúna os alunos em duplas, de modo que cada dupla pesquise na internet uma forma de energia renovável, suas vantagens em função da forma de obtenção e impacto ao meio ambiente.
Cada dupla deverá organizar as informações, listando:
Tipo;
Forma de extração do meio ambiente;
No uso, quais os danos provocados ao meio ambiente e seus riscos.
Além dos sites de busca, como www.yahoo.com.br e www.google.com.br os links a seguir poderão servir de apoio.
Atividade 3 – Criação de uma campanha
O quadro caótico que temos no mundo hoje é que aproximadamente 86% da energia disponível são provenientes de Fontes Não Renováveis.
Por outro lado, proveniente das Fontes Renováveis de Energia – energia hidráulica, eólica, etanol, biodiesel, biogás e outras, são energias “limpas”, pouco poluidoras do ambiente, que estão sendo vistas como uma garantia para o futuro do planeta.
Após certificar-se de que os alunos compreenderam esta idéia, sugira que elaborem uma campanha para divulgação de uma energia considerada “limpa”, defendendo o seu uso para melhoria de nosso planeta, por meio da criação de uma história em quadrinhos
Para a criação da tira, sugerimos que os alunos utilizem o site
com que possibilita criar tiras para histórias em quadrinhos, gratuitamente.
Apesar de o site apresentar apenas versão em inglês, é um recurso bastante simples para as crianças.
Caso tenha dúvidas sobre a utilização, acesse com os alunos o tutorial disponível em:
Importante também ensinar os alunos a copiarem as tiras para um editor de texto, utilizando a tecla Print Screen do teclado, pois dessa forma as campanhas poderão até mesmo ser impressas.Apresente aos alunos o vídeo disponível no Portal do Professor para discutir o consumo responsável de energia elétrica.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - Energias limpas Vídeo
A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - O petróleo é da terra Vídeo
Recursos Complementares
Apresente aos alunos o vídeo disponível no Portal do Professor para discutir o consumo responsável de energia elétrica.
Avaliação
Durante a realização da pesquisa e também na etapa de produção da campanha, procure observar se os alunos contemplaram os aspectos mais importantes a respeito das formas de energia e que foram elencados no roteiro de trabalho.
Discuta também os resultados finais, as aprendizagens e desafios encontrados na realização das atividades propostas.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.