BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, maio 16, 2012

Fontes de energia> Meio ambiente> 15/05/12


Fontes alternativas de energia



 O que o aluno poderá aprender com esta aula
-Conhecer as principais fontes de energia atualmente e como funcionam;
-Conhecer fontes alternativas e mais ecológicas de energia e suas principais vantagens;
-Propor formas de economia de energia.

Duração das atividades
4 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Verificar se os alunos conhecem os conceitos de geração de energia não renováveis e renováveis .
 Caso não conheçam, em uma aula anterior, lance o desafio para que pesquisem antes e compartilhem os resultados na aula, com seus colegas.

Estratégias e recursos da aula

Vivemos em um mundo onde o consumo de energia acontece naturalmente sem pensarmos nas conseqüências do gasto diário.
E com certeza sofreremos as conseqüências de gasto desenfreado a médio e longo prazo. Sem falar em tudo que já está acontecendo agora.
Dependemos diretamente dos Recursos Naturais Renováveis e não Renováveis, porém o que está ocorrendo neste momento é que o mal uso de nosso bens Renováveis estão modificando esse status.
O consumo consciente está muito ligado à água, mas temos que pensar que possuímos muitos outros bens naturais.
Precisamos levar os alunos a refletir métodos e inovações para suprir possíveis necessidades e garantir um futuro com Recursos Renováveis variados e disponíveis pensando desde já em atitudes individuais e coletivas.
 Durante esta aula, os alunos terão oportunidade de compreender as fontes de energia não renováveis e renováveis.
Juntamente com isto, tomar conhecimento de algumas novas e promissoras formas de energia renováveis e suas vantagens, que farão em breve, parte do nosso cotidiano.
Além disso, os alunos poderão propor e discutir formas de economizar energia com o intuito de desenvolver uma consciência de uso correto das atuais formas de energia, poupando o nosso meio ambiente.
Procure organizar o trabalho de modo que os alunos atuem de forma colaborativa e interessem-se pelas produções e descobertas, uns dos outros, por meio da organização dos grupos e interações promovidas e mediadas pelo educador.

Atividade 1 – Início da pesquisa as formas de energia
Liste com os alunos, ao menos dois tipos energia mais utilizadas hoje em nosso cotidiano para geração de energia elétrica, indicando:
■Tipo
■Forma de extração do meio ambiente
■Quais os danos provocados ao meio ambiente e seus riscos.
Provavelmente os alunos saberão listar os tipos de energia, porém pode ser que não saibam de que forma ela é extraída e os danos causados ao meio ambiente.
Por esta razão, sugira que pesquisem em livros ou na internet e compartilhem em seguida as descobertas.
Sobre a energia elétrica, geralmente a mais citada pelos alunos, apresente o link a seguir, com a explicação sobre como essa energia é gerada e chega até nossas casas.



Apresente este vídeo, disponível no Portal do Professor, para mostrar a produção de energia elétrica por meio do mar.

Atividade 2 – energias renováveis




Apresente aos alunos o conceito de energia renovável e energia limpa por meio dos vídeos disponíveis no Portal do Professor.
A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - O petróleo é da terra
Mostrar a importância das fontes alternativas de energia como vento, sol e biomassa. Refletir sobre as diferentes fontes de energia, principalmente de energias limpas
A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - Energias limpas
Mostrar a importância do petróleo para a humanidade; os impactos ambientais gerados pelos combustíveis fósseis.
Refletir sobre as diferentes fontes de energia, principalmente comparando com a geração de energia limpa Reúna os alunos em duplas, de modo que cada dupla pesquise na internet uma forma de energia renovável, suas vantagens em função da forma de obtenção e impacto ao meio ambiente.
Cada dupla deverá organizar as informações, listando:
Tipo;
Forma de extração do meio ambiente;
No uso, quais os danos provocados ao meio ambiente e seus riscos.
Além dos sites de busca, como www.yahoo.com.br e www.google.com.br os links a seguir poderão servir de apoio.



Atividade 3 – Criação de uma campanha
O quadro caótico que temos no mundo hoje é que aproximadamente 86% da energia disponível são provenientes de Fontes Não Renováveis.
Por outro lado, proveniente das Fontes Renováveis de Energia – energia hidráulica, eólica, etanol, biodiesel, biogás e outras, são energias “limpas”, pouco poluidoras do ambiente, que estão sendo vistas como uma garantia para o futuro do planeta.
Após certificar-se de que os alunos compreenderam esta idéia, sugira que elaborem uma campanha para divulgação de uma energia considerada “limpa”, defendendo o seu uso para melhoria de nosso planeta, por meio da criação de uma história em quadrinhos
Para a criação da tira, sugerimos que os alunos utilizem o site
com que possibilita criar tiras para histórias em quadrinhos, gratuitamente.
Apesar de o site apresentar apenas versão em inglês, é um recurso bastante simples para as crianças.
Caso tenha dúvidas sobre a utilização, acesse com os alunos o tutorial disponível em:


Importante também ensinar os alunos a copiarem as tiras para um editor de texto, utilizando a tecla Print Screen do teclado, pois dessa forma as campanhas poderão até mesmo ser impressas.Apresente aos alunos o vídeo disponível no Portal do Professor para discutir o consumo responsável de energia elétrica.

Recursos Educacionais
Nome                      Tipo
A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - Energias limpas Vídeo
A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - O petróleo é da terra Vídeo

Recursos Complementares
Apresente aos alunos o vídeo disponível no Portal do Professor para discutir o consumo responsável de energia elétrica.


Avaliação
Durante a realização da pesquisa e também na etapa de produção da campanha, procure observar se os alunos contemplaram os aspectos mais importantes a respeito das formas de energia e que foram elencados no roteiro de trabalho.
Discuta também os resultados finais, as aprendizagens e desafios encontrados na realização das atividades propostas.





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios