Texto instrucional
Objetivo: compreender a função de um texto instrucional, bem como aprimorar noção de sequenciação e desenvolver estratégias de leitura e interpretação.
RAPUNZEL – COMO FAZER UMA TRANÇA
Há várias maneiras de escrever um manual de instruções.
Pode ser feito em etapas numeradas, em sequência lógica, em quadrinhos, com imagens de das formas mais inusitadas possíveis também.
Ter contato com este tipo de texto desde muito cedo é fundamental para que a criança se aproprie de seu modo de linguagem ( uso de imperativo, textos mais curtos etc ) e para que possam aprimorar seus conhecimentos acerca dos textos em geral, podendo usar informações para compará-los, por exemplo.
Como estou trabalhando com o tema Rapunzel, achei interessante fazer um manual de ‘como fazer uma trança simples’.
Os alunos devem ouvir a professora explicar e demonstrar ( seja com uma boneca, uma aluna ou mesmo com tiras de tecido ou papel grosso ), lendo as instruções na ordem correta.
Em seguida, devem ler as instruções previamente conhecidas que estão desordenadas e colocá-las em ordem, conforme aprendido anteriormente.
Para ilustrar, os alunos podem fazer desenhos ou mesmo receber tirinhas de E.V.A. ( por exemplo ) para fazer o que se pede nas instruções e demonstrar passo-a-passo.
1. PRESTE ATENÇÃO NAS INSTRUÇÕES DE SUA PROFESSORA SOBRE COMO FAZER UMA TRANÇA BÁSICA.
OBSERVE COMO ELA O FAZ E ACOMPANHE OS PROCEDIMENTOS.
EM SEGUIDA, RECORTE AS INSTRUÇÕES DESORDENADAS EM ANEXO E COLE-AS NA SEQUÊNCIA CORRETA, COMPLETANDO AS INSTRUÇÕES COM UMA IMAGEM:
PEGUE A PARTE DO MEIO E VÁ TRAZENDO AS MECHAS DAS LATERAIS PARA O CENTRO, PASSANDO UMA POR CIMA DA OUTRA. PEGUE A DO LADO DIREITO E PASSE POR CIMA DA PARTE DO MEIO; DEPOIS PEGUE A DO OUTRO LADO E PASSE NO MEIO DAS DUAS MECHAS QUE JÁ FORAM TRANÇADAS;
FAÇA ESTE PROCEDIMENTO ATÉ CHEGAR AO FIM DO CABELO E FINALIZE COM UM ELÁSTICO
SIGA ESTA SEQUÊNCIA SEMPRE ALTERNANDO OS LADOS E PASSANDO POR CIMA, NO MEIO DA TRANÇA;
DIVIDA O CABELO EM TRÊS PARTES IGUAIS ;
Paródia
Objetivo: ampliar conhecimentos referentes ao gênero textual ‘paródia’, de modo que seja possível compreender elementos principais e formas de apresentação.
Na Passarela... A Paródia!
A paródia é um gênero textual bem legal, pois traz à tona nossa criatividade de uma maneira interativa.
Este tipo de texto é uma imitação que pode ter um efeito cômico, contestador ou ainda de mudança de contexto.
Para fazer uma paródia, é preciso desconstruir ou reconstruir um tipo de texto.
Há ainda possibilidades diferentes de apresentar uma paródia.
Veja algumas delas:
Musical
Uma letra inédita é criada a partir de uma música que já existe.
Dramática
É produzida uma pequena peça de teatro sobre algum assunto proposto, geralmente um acontecimento atual ou ainda histórico.
Poética
Um texto em prosa ou em verso é escolhido e uma nova versão é feita, respeitando as características mais marcantes deste texto. Pode ser feito sobre qualquer assunto estudado.
Gráfica
A forma de apresentação é com charges, histórias em quadrinhos ou qualquer outro recurso com figuras.
Observe as paródias apresentadas abaixo e escreva ao lado de cada uma delas o que elas representam:
Obs: Escolha as imagens .
Aqui são sugestões.
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