BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, maio 16, 2012

Texto instrucional>Paródia>Sugestões de atividades> 15/05/12


Texto instrucional

Objetivo: compreender a função de um texto instrucional, bem como aprimorar noção de sequenciação e desenvolver estratégias de leitura e interpretação.

RAPUNZEL – COMO FAZER UMA TRANÇA

Há várias maneiras de escrever um manual de instruções.
Pode ser feito em etapas numeradas, em sequência lógica, em quadrinhos, com imagens de das formas mais inusitadas possíveis também.
Ter contato com este tipo de texto desde muito cedo é fundamental para que a criança se aproprie de seu modo de linguagem ( uso de imperativo, textos mais curtos etc ) e para que possam aprimorar seus conhecimentos acerca dos textos em geral, podendo usar informações para compará-los, por exemplo.
Como estou trabalhando com o tema Rapunzel, achei interessante fazer um manual de ‘como fazer uma trança simples’.
Os alunos devem ouvir a professora explicar e demonstrar ( seja com uma boneca, uma aluna ou mesmo com tiras de tecido ou papel grosso ), lendo as instruções na ordem correta.
Em seguida, devem ler as instruções previamente conhecidas que estão desordenadas e colocá-las em ordem, conforme aprendido anteriormente.
Para ilustrar, os alunos podem fazer desenhos ou mesmo receber tirinhas de E.V.A. ( por exemplo ) para fazer o que se pede nas instruções e demonstrar passo-a-passo.


1. PRESTE ATENÇÃO NAS INSTRUÇÕES DE SUA PROFESSORA SOBRE COMO FAZER UMA TRANÇA BÁSICA.
OBSERVE COMO ELA O FAZ E ACOMPANHE OS PROCEDIMENTOS.
EM SEGUIDA, RECORTE AS INSTRUÇÕES DESORDENADAS EM ANEXO E COLE-AS NA SEQUÊNCIA CORRETA, COMPLETANDO AS INSTRUÇÕES COM UMA IMAGEM:

      PEGUE  A  PARTE  DO  MEIO  E    TRAZENDO  AS  MECHAS  DAS  LATERAIS  PARA O CENTRO,  PASSANDO  UMA  POR  CIMA  DA  OUTRA.  PEGUE  A  DO  LADO  DIREITO  E  PASSE  POR  CIMA  DA  PARTE  DO  MEIO;  DEPOIS  PEGUE  A  DO  OUTRO  LADO  E  PASSE  NO  MEIO  DAS  DUAS  MECHAS  QUE    FORAM  TRANÇADAS;

FAÇA  ESTE  PROCEDIMENTO  ATÉ  CHEGAR  AO  FIM  DO  CABELO  E  FINALIZE  COM  UM  ELÁSTICO

SIGA ESTA SEQUÊNCIA SEMPRE ALTERNANDO OS LADOS E PASSANDO POR CIMA, NO MEIO DA TRANÇA;

  DIVIDA  O  CABELO  EM  TRÊS  PARTES  IGUAIS;



Paródia
Objetivo: ampliar conhecimentos referentes ao gênero textual ‘paródia’, de modo que seja possível compreender elementos principais e formas de apresentação.

Na Passarela... A Paródia!

A paródia é um gênero textual bem legal, pois traz à tona nossa criatividade de uma maneira interativa.
Este tipo de texto é uma imitação que pode ter um efeito cômico, contestador ou ainda de mudança de contexto.
Para fazer uma paródia, é preciso desconstruir ou reconstruir um tipo de texto.
Há ainda possibilidades diferentes de apresentar uma paródia.
Veja algumas delas:

Musical
Uma letra inédita é criada a partir de uma música que já existe.

Dramática
É produzida uma pequena peça de teatro sobre algum assunto proposto, geralmente um acontecimento atual ou ainda histórico.

Poética
Um texto em prosa ou em verso é escolhido e uma nova versão é feita, respeitando as características mais marcantes deste texto. Pode ser feito  sobre qualquer assunto estudado.

Gráfica
A forma de apresentação é com charges, histórias em quadrinhos ou qualquer outro recurso com figuras.

Observe as paródias apresentadas abaixo e escreva ao lado de cada uma delas o que elas representam:
Obs: Escolha as imagens .
Aqui são sugestões.
 







Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios