“A PINTURA tingatinga nos mostra como ver o mundo com os olhos de nossa criança interior. É divertida, alegre e colorida”, escreveu Daniel Augusta, gerente da Sociedade Cooperativa de Artes Tingatinga. A inspiração vem da África: sua vida selvagem e cultura, principalmente da Tanzânia, local de origem dessa forma de arte.
O nome desse estilo artístico vem de seu originador, Edward Said Tingatinga, que nasceu em 1932. À medida que ele crescia, a paisagem rural e a vida selvagem ao redor de seu povoado no sul da Tanzânia deixavam uma impressão profunda em Edward. Por volta dos 25 anos, ele saiu de casa em busca de um emprego e uma vida melhor. Mais tarde, ele se mudou para a capital da Tanzânia, Dar es Salaam, e encontrou trabalho como jardineiro. À noite, ele expressava seu talento artístico na forma de música e dança, e chegou até a ser reconhecido como artista. Continua sua biografia: AQUI , AQUI
A inspiração: A arte tingatinga possui uma fonte inesgotável de inspiração — a fauna e a flora africana em todas as suas formas: antílopes, búfalos, elefantes, girafas, hipopótamos, leões, macacos, zebras e outros animais, além de flores, árvores, aves e peixes, principalmente aqueles bem coloridos. Um dos fundos mais usados é a montanha mais alta da África, o Kilimanjaro, no nordeste da Tanzânia.
Hoje em dia, o povo africano e sua cultura também são retratados pela arte tingatinga. Uma pintura pode representar um dia numa feira movimentada, uma visita a um hospital local ou simplesmente o cotidiano de um povoado.
Desde sua criação, a arte tingatinga tornou possível que africanos com dons artísticos se expressassem, proporcionando ao mesmo tempo uma excelente oportunidade de incrementarem sua renda. De fato, essa arte cresceu tanto que hoje existe uma cooperativa de pintores sediada em Dar es Salaam. Alguns até mesmo mantêm viva a tradição de pintar com esmalte de bicicleta. Se Edward Tingatinga ainda estivesse vivo (ele morreu em 1972), a popularidade de seu estilo artístico sem dúvida o faria sorrir.
Este estilo de pinturas coloridas, sobre a natureza e a vida da Tanzânia, é chamada Arte de Tingatinga, em homenagem a Said, e é muito conhecida em vários países, como uma arte indígena da Tanzânia. Nesta pintura, os personagens, as plantas ou animais são delimitados por contornos visíveis, acentuados por cores contrastantes, dando uma impressão de duas dimensões. Cada pintura conta sua própria história, é toda baseada em sua cultura e muito enriquece a arte africana.
Vejam que lindeza!! AQUI
Atividade PDF: CONTEXTUALIZAÇÃO: O OBJETIVO DESTA ATIVIDADE DE ARTE É CONHECER, RECONHECER E APRECIAR OBRAS TRADICIONAIS E CONTEMPORÂNEAS DA ARTE E CULTURA AFRICANA. Página 12: AQUI
Página 13/ AQUI
Página 10/A tradição em cores e formas: AQUI
Contos Tinga Tinga: Vídeos: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.