Livro:
Para colorir
Objetivo
Despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas, a fim de desenvolver nelas a criatividade de imaginação para a construção de histórias similares
Fonte do recurso
COMO AS VIVÊNCIAS DAS CRIANÇAS
PODEM CONTRIBUIR PARA INTRODUZIR O CONCEITO DE MORADIA?
Autor :ALINE RODRIGUES CANTALOGO
■Perceber o texto jornalístico enquanto leitura da realidade cotidiana;
■Reconhecer a moradia como espaço de convivência familiar;
■Identificar os diferentes tipos de moradias a partir de imagens e fatos do cotidiano;
■Analisar e relacionar as diferentes moradias com as condições de vida das famílias;
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Assim, vamos utilizar a Língua Portuguesa, por meio de alguns textos jornalísticos para trabalhar com o conceito de moradia dialogando com a Ciência Geográfica, a História e contextualizando a partir da leitura e interpretação das imagens e dos textos.
1° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
Para isso, utilize o laptop dos alunos e acesse o vídeo disponível no You Tube em
http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/49255/.
Utilize o Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet] .
2° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.
Solicite também que outra pessoa acompanhe seu trabalho fora da escola.
3° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.
Está disponível em:
http://www.smartkids.com.br/especiais/casa-e-habitacao.html,
e pode ser acessado com o auxílio do Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet].
Imprima e cole no caderno de Língua Portuguesa dos alunos.
Para isso, poderão utilizar novamente o Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet].
4° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.
Faz diferença se a moradia está em um espaço urbano ou rural, se é frio ou quente, dentre outros. Assim, propomos uma atividade que trabalhe estas questões.
Exemplo: algumas regiões não possuem casas de palafitas.
Questione-os também em relação à estrutura física (material utilizado, altura, formato, etc.) e a infra-estrutura (asfalto, saneamento básico, etc.)
-Esteja atento, professor para que as questões sociais possam aparecer e serem debatidas, mas sempre com o cuidado de evitar constrangimentos.
5° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.
Caso não tenha, você poderá selecionar uma reportagem socializada nacionalmente como esta, da Região Serrana do Rio de Janeiro:
http://www.youtube.com/watch?v=jSLot_OSchE .
Dessa forma, além da oportunidade de fazerem uma leitura mais crítica sobre as situações enfrentadas por pessoas que têm suas moradias afetadas, os alunos poderão fazer uma tentativa de escrita que, por ser contextualizada, pode ser mais motivadora.
Ao final, retome as falas iniciais dos alunos e crie um quadro comparativo para que você e os alunos possam observar o que sabiam sobre o tema (hipóteses iniciais), as estratégias para a construção de novos conhecimentos (o que fizemos) e o que sabemos agora.
Recursos Complementares
Livro: A Casa Feia, de Eliardo França, Editora Ática.
Livro: Cada um mora onde pode, de Ziraldo, Editora Melhoramentos.
Brincando com as letras e as frutas, o bichinho da Maçã se lembra das casas de alguns de seus amiguinhos e as analisa, para concluir que melhor mesmo é a sua própria casinha.
O livro traz de forma alegre e divertida a importância da nossa casa e a relação com ela.
Livro
Atividades
Projeto
Avaliação
Professor, por meio da avaliação devemos verificar se alcançamos o que nos propusemos, ou seja, se as atividades, mobilizaram os alunos e possibilitaram uma reflexão sobre as diferenças entre os tipos de moradias, as paisagens onde se localizam e os motivos que levam a essas diferenças. Observe se eles perceberam que a moradia existe em função de um contexto familiar, pois é a forma de abrigar as pessoas, de dar segurança, mas que nem sempre as famílias conseguem as mínimas condições necessárias, além dos possíveis motivos para problemas com as moradias.
A CASA FEIA
O gato fez uma casa.
Veio o rato e falou:
- Hum! ... Que casa feia!
Casa bonita tem telhado.
Ilustre o texto.
Logo, logo o gato fez o telhado.
Veio o pato e falou:
- Hum!... Que casa feia!
Casa bonita tem varanda.
Ilustre o texto.
O gato fez uma varanda.
Veio o bode e falou:
- Hum!... Que casa feia!
Casa bonita é pintada.
Ilustre o texto.
E o gato pintou a casa.
Mas ele falou:
- Hum!... Casa bonita tem jardim.
Ilustre o texto.
Veio o rato, veio o pato, veio o bode de novo.
- Nossa! Que casa linda! – Eles disseram.
E o gato convidou todos para entrar.
Ilustre o texto.
2- A CASA FEIA - Interpretação do livro.
Relacione abaixo as personagens:
1 - .....................................................................
2 - .....................................................................
3 - .....................................................................
4 - .....................................................................
O que o gato estava construindo?
O que ele fez quando a casa ficou pronta?
Dê um nome para o gato.
Desenhe a personagem que você mais gostou:
http://blogdavaleria-val.blogspot.com.br/2010/11/projeto-anual-colecao-gato-e-rato.html
Projeto moradia:
http://sabidinhosdaioio.blogspot.com.br/2011/09/projeto-moradia.html
Plano de aula:Tipos de moradia
Objetivos
· Identificar os tipos de moradias existentes no nosso planeta;
· Demonstrar as moradias através do diálogo, dos desenhos e das produções;
· Ler e interpretar o poema “A casa e seu dono”;
· Refletir o livro “Cada um mora onde pode” de Ziraldo;
· Ilustrar as moradias em que vivem;
Conteúdo
· Leitura,
· Reflexão,
· Produção.
Metodologia:
· Iniciar a aula falando do tema moradia, conversar com os alunos sobre as casas em que eles vivem, como é, se gostam delas e logo perguntar sobre os tipos de casas que temos em nossa realidade e no mundo de maneira geral;
· Depois será lido o livro cada um mora onde pode de Ziraldo e a medida que será lido ir explorando as falas do bichinho da maçã, as imagens e os lugares que aparecem no livro;
· Em seguida entregar o texto poético – a casa e seu dono de Elias José – pedir que leiam em silencio e em seguida ler juntos e logo refletir sobre as moradias de cada animalzinho que aparece na poesia;
· Entregar para cada aluno uma atividade referente ao texto poético “A casa e seu dono” e pedir que completem;
· Apresentar para os alunos a história dos três porquinhos com palitoches explorando as moradias de cada porquinho;
· Em sala de aula, refletir a história dos três porquinhos;
· Como tarefa de casa cada aluno irá ilustrar sua casa do jeito como souber;
Avaliação/monitoramento da aprendizagem
Na análise dos conhecimentos prévios dos alunos durante as leituras,
Na interpretação, nas atividades escritas e ilustradas;
Atividade Extra classe – ilustrar individual a casa onde mora.
Material de Apoio
Livro, caderno, lápis, Quadro, pincel, palitoches, lápis de cor, câmera digital
POESIA A CASA E SEU DONO
Elias José
ESSA CASA É DE CACO
QUEM MORA NELA É O MACACO.
ESSA CASA É DE CIMENTO
QUEM MORA NELA É O JUMENTO.
ESSA CASA É DE TELHA
QUEM MORA NELA É A ABELHA.
ESSA CASA É DE LATA
QUEM MORA NELA É A BARATA.
ESSA CASA É ELEGANTE
QUEM MORA NELA É O ELEFANTE.
E DESCOBRI DE REPENTE
QUE NÃO FALEI EM CASA DE GENTE
AGORA UTILIZE DESENHOS PARA SUBSTITUIR AS PALAVRAS QUE ESTÃO FALTANDO:
A CASA E SEU DONO
Elias José
ESSA CASA É DE CACO
QUEM MORA NELA É O
ESSA CASA É DE CIMENTO
QUEM MORA NELA É O
ESSA CASA É DE TELHA
QUEM MORA NELA É A
ESSA CASA É DE LATA
QUEM MORA NELA É A
ESSA CASA É ELEGANTE
QUEM MORA NELA É O
E DESCOBRI DE REPENTE
QUE NÃO FALEI EM CASA DE
ESTA EU CRIEI - OS ALUNOS FIZERAM COM FACILIDADE.
OBSERVE AS PALVRAS A BAIXO E COLOQUE CADA
UMA DELAS NO LUGAR ONDE AS RIMAS COMBINAM:
Gabriela - Tucano - Sereia
Vovó - Coelha
http://ensinarexigealegria1.blogspot.com.br/2012/08/aula-sobre-moradia.html
Muitas atividades sobre casas:
https://picasaweb.google.com/professoracleides/CasaTextoEAtividades#
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.