BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, maio 15, 2011

Brincadeiras juninas- almanaque - 15/05/11

Almanaque das brincadeiras das Festas Juninas
Autor:Soymara Vieira Emiliao
Co-autor(es) :Simone Alencastre, Glória Maria e Miriam Kaiuca
Estrutura Curricular:
 Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Língua escrita: usos e formas
Prática de produção de textos
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
■Produzir textos;
■ Ler textos instrucionais;
■Apropriar-se de procedimentos de escuta e participação de exposições orais;
■ Reconhecer e utilizar as marcas lingüísticas, características de uma exposição oral.
Duração das atividades:
2 aulas
 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
■Ser leitor e escritor iniciante
Estratégias e recursos da aula:
1ª Atividade:
Informe que aula tratará da catalogação, registro do nome e ilustração de um Almanaque sobre as brincadeiras típicas das Festas Juninas.
Indague ainda sobre as partes que compõem um livro.
A turma se estiver imersa em processos de letramento, dirá: Capa, contracapa, folha de rosto, prefácio, sumário, agradecimentos.
 Caso a turma não indique todos os itens citados, peça-os que folheiem livros observando os elementos existentes.
Exemplo de capa:

Exemplo de uma folha de rosto:

Definição de Folha de Rosto:
Trata-se de uma página onde aparecem como itens obrigatórios o nome da instituição, o nome do autor, o título do trabalho, disciplina,orientador, local e data.

Exemplo de prefácio:

Definição para Prefácio:
 texto introdutório de uma obra (livro), onde o prefaciante descreve de forma sucinta o objetivo da obra, sua estrutura e conteúdos, bem como discorre sobre o autor.

Modelo de Sumário:
Definição de Sumário:
Ele serve pra vc colocar no início de um trabalho, indicando as páginas e assuntos que vão estar contidas no trabalho..

Distribua três textos obtidos nos sites abaixo e faça com a turma uma leitura compartilhada, isto é, cada um lê um trecho do texto.
Vá, ao longo da leitura, fazendo comentário e fazendo indagações.
Sites para obtenção do textos:

Organize a turma em duplas e solicite que cada dupla escolha uma brincadeira das lidas no texto para reescrever a forma de brincar e produzir uma ilustração.
Circule entre as mesas, fazendo intervenções, esclarecendo dúvidas e propondo soluções.
Quando todos os trabalhos estiverem conclusos, organize uma roda para que as duplas apresentem para o grande grupo.
Novamente organize a turma em duplas para participação em concurso para a construção da melhor capa do Livro de Brincadeiras.
Lembre-os das informações obrigatórias da capa: Título, autor, editora. Pode-se definir com o grande grupo tais itens ou permitir que isso esteja em aberto, para sugestão de cada dupla. A contracapa também tem a função de trazer uma pequena resenha sobre o conteúdo do livro e cada dupla fará a sua.
Leve-os ao laboratório de informática para produção das capas.
O programa PowerPoint pode ser uma boa ferramenta para a construção dos projetos de capa porque oferece muitas alternativas gráficas, está acessível em todos os computadores Windows e não é necessária a conexão com a internet.
Ele também permite a produção textual, podendo em um só arquivo estar a proposta da capa e da contracapa.
Circule entre os computadores observando o entrosamento das duplas e tirando dúvidas ou fazendo sugestões.
Solicite a impressão de todos os trabalhos, exponha no mural da escola, numere-os, prepare cédulas e urnas e convoque a escola a votar na melhor produção.
2ª Atividade:
Motive os alunos a fazer campanha de sua produção, seja em forma de cartaz, exposição oral nas salas ou até, no convencimento individual.
Acompanhe os deslocamentos dos alunos pelos espaços escolares, sempre os orientando para a postura ética entre os candidatos e entre os candidatos e os eleitores.
 Em sala, leve-os a reflexão de como os diversos modos de se fazer campanha utiliza de articulações diferentes da linguagem, seja oral ou escrita, como a língua precisa de adequar para que se alcance o objetivo.
Relacione, com ajuda deles, as caraterísticas de cada abordagem e o porquê delas.
Por exemplo, para se falar para uma classe inteira, deve -se usar uma boa projeção de voz, clareza e síntese na mensagem, enquanto na abordagem individual, a voz deve ser baixa e os argumentos podem ser mais particularizados e extensos.
 No cartaz, pode-se fazer uso de imagens e utilizar de textos curtos.
Sistematize os resultados dessa reflexão em um texto coletivo ou esquema.
Faça a apuração dos votos e anuncie o vencedor.
A dupla que ficou em segundo lugar fica encarregada da folha de rosto não podendo esquecer-se dos elementos fundamentais, que o compõe como o nome do livro, autor, ilustrador, editora, data..
3ª Atividade:
O sumário é o próximo passo na organização do Almanaque.
 Inicie com uma questão:
Sumário ou Índice, qual é o termo mais adequado?
Oriente-os a observar os materiais impressos em sala para definir o qual o termo devemos usar no manual.
Anote na lousa as hipóteses da turma.
Distribuir por duplas, exemplares de dicionários escolares e solicitar pesquisa sobre dois vocábulos.
Solicitar que leiam a definição geral contida nos dicionários.
O passo seguinte é delimitar entre as muitas definições ali estabelecidas, qual está relacionada com a pesquisa desenvolvida em sala da aula.
Para melhor efetivação dessa dinâmica é interessante apresentar a reprodução das definições do dicionário em retroprojetor ou Data Show.
Fazendo uma leitura compartilhada, leve-os a fazer um recorte em busca daquilo que é nosso objeto: a definição de sumário e índice, para descobrir qual é o termo adequado para relacionar os assuntos do nosso Almanaque de Festas Juninas.
O resultado deve ser, segundo do Michaelis Moderno Dicionário Da Língua Portuguesa - Walter Weiszflog, o seguinte:

■índice .ín.di.ce sm (lat indice) 1 Lista detalhada dos assuntos, nomes de pessoas, nomes geográficos, acontecimentos etc., com a indicação de sua localização no texto. 2 Catálogo. 3 Relação alfabética.remissivo: o que faz referência aos pontos ou acepções das rubricas tratados em diversas partes do livro. Í. sistemático: o que engloba os diversos artigos em corpos subordinados e epígrafes mais gerais.

■sumário su.má.rio adj (lat summariu) 1 Feito resumidamente; resumido, breve. 2 Feito sem formalidades: Julgamento sumário. 3 Simples. 4 Dir Diz-se do processo em que só há dois articulados: libelo e contrariedade. sm 1 Resumo dos pontos principais de uma matéria; recapitulação, suma. 2 Indicação, no princípio de um livro, parte, capítulo ou seção, das matérias que se vão tratar.
Retorne a questão: Usaremos índice ou sumário?
Reflita com eles para que chegue a a conclusão que o sumário é o mais adequado ao livro.
No quadro, relembrando as brincadeiras construídos,elabore o sumário coletivamente, refletindo sobre uma lógica ( o que é mais importante, o que precede, o que antecede) para a ordenação do almanaque.
4ªAtividade:
Construa com a turma dois textos:
■Dedicatória
■Apresentação
O interessante é construir os textos no mesmo dia, marcando através de suas estruturas, o que os diferencia tais como os conteúdos, características, estilos e objetivos.
Acrescente mais uma folha para que todos os alunos assinem todos os livros garantindo a autoria coletiva da obra.
Encaderne o livro.
Para organizar um seminário a comunidade escolar, onde os alunos poderão apresentar a produção e compartilhar com todos o que aprenderam com a elaboração do livro.
Os alunos deverão produzir convites e cartazes, o que proporcioná mais oportunidades de leitura e escrita em reais contextos de uso.
Ao final do Seminário faça doação formal para a biblioteca da escola.
Recursos Complementares:
Para estudo do professor:
Avaliação:
A avaliação deve acontecer no processo e no final.
Avaliar a participação do aluno, sua contribuição , seu interesse, o trabalho efetivamente realizado.
Solicite uma auto-avaliação dos alunos, tanto no que refere ao trabalho realizado em grupo, quanto no que tange à sua participação individual.




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios