Música na escola
O ensino de música é um conjunto de práticas destinadas a transmitir através da vivência musical a teoria e prática da música nas correntes gerações e inclui a musicalização, prática instrumental, prática vocal, teoria musical, história da música, percepção auditiva, composição e regência.
Ele ajuda também na democratização do acesso a arte e a fortalecer a cultura nacional, possibilitando aos alunos conhecer e interagir com as diversas formas de músicas, além de preservar raízes culturais.
O portal do professor exibe neste link uma série de aulas sobre músicas.
Aqui você pode acessar diversas aulas sobre Música na Escola.
Você também pode acessar através do site do Portal do Professor onde encontrará aulas sobre outros temas interessantes.
UCA - A música dos números
Autor(es) Original(is):
ROSANGELA MENTA MELLO, Eziquiel Menta, Gílian Cristina Barros
Estrutura Curricular:
Matemática Números e operações
Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
No final desta aula, o aluno será capaz de:
■Estabelecer relações entre a música e a matemática;
■Relacionar o estudo de frações com a percepção dos sons musicais;
■Ampliar sua percepção dos sons e a capacidade de estabelecer associações com noções introdutórias a respeito da representação de frações;
■Utilizar corretamente o KolourPaint nos exercícios propostos.
Duração das atividades:
2 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Ser letrado e ter noções básicas do uso do laptop.
Estratégias e recursos da aula:
A aula envolverá os seguintes recursos do laptop:
KolourPaint [Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas]
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
KsnapShot [Iniciar -> Aplicativos -> IKsnapShot]
Para o professor:
Muitos matemáticos possuem uma afinidade natural pela música.
Euler relaxava após um dia de cálculos intensos tocando cravo.
Os departamentos de matemática invariavelmente têm pouca dificuldade em montar uma orquestra a partir de seus integrantes.
Existe uma conexão numérica evidente entre as duas, já que o ato de contar é que dá suporte a ambas. Segundo a descrição de Leibniz, "a música é o prazer que a mente humana experimenta ao contar sem se dar conta de que está contando".
Porém, a ressonância entre as duas disciplina é muito mais profunda. ( DU SAUTOY, 2007, p.87)
Material de apoio:
Música pra que ?
A música aguça a sensibilidade dos alunos, sua capacidade de concentração e memória, trazendo benefícios ao raciocínio matemático.
O professor pode trazer aos alunos materiais que reforçam este aspecto para a sala de aula.
"A música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral.
É como se tornássemos o nosso 'hardware' mais poderoso", explica a pedagoga Maria Lúcia Cruz Suzigan, especialista no ensino de música para crianças.
Essas áreas se interligam e se influenciam. Sem música, a chance é desperdiçada.
Segundo Maria Lúcia, quanto mais cedo a escola começar a ensinar música, melhor.
"Essa linguagem, embora antes fosse mais comum, faz parte da cultura das crianças por causa das canções de ninar e das brincadeiras.
O pouco que ainda resta abre um oportuno espaço para o trabalho na escola."
"Além dos infantis, a criança pode ouvir de tudo: do erudito ao jazz, do folclore à MPB", afirma Maria Lúcia.
Atividade:
Vamos fazer música?
A atividade a seguir relaciona a música com as frações.
Os alunos exercitam coordenação motora, concentração, ritmo e sensibilidade auditiva.
Dispondo de quatro copos numerados de 1 a 4, uma vasilha com água e uma colher de metal, o professor proporá as seguintes tarefas para os alunos:
a) No copo 1, encher totalmente de água;
b) No copo 2, preencher com 3/4 de água;
c) No copo 3, preencher com 2/3 de água;
d) No copo 4, preencher com a metade de água.
Perguntar ao aluno se:
a) Você conseguiu perceber alguma diferença no som que foi produzido em cada um dos quatro copos? Quais?
b) O que podemos constatar com relação às frações de água contidas em cada um dos copos?
Atividades:
Matemática e Ritmo
Após a atividade anterior, o professor solicitará que os alunos dividam-se em pequenos grupos, e após colocará uma música para tocar.
Quando iniciar a música, um componente de cada grupo cronometrará o tempo e os demais irão bater e contar o número de palmas em um minuto.
Questões:
1) Quantas palmas você bateu em um minuto durante a música que escutamos?
2) Qual a fração que representa o número de palmas, por minuto (60 segundos), que você bateu durante a música?
As demais músicas podem ser sugestões dos alunos, solicite que eles investiguem em um site de busca, como o Google (http://www.google.com.br) por exemplo, alguma música.
Cada grupo fica responsável por escolher uma, e podem tocar diretamente do seu laptop para que todos possam ouvir, para que possam repetir o procedimento anterior.
Questões:
1) Quantas palmas você bateu em um minuto durante a música que escutamos?
2) Qual a fração que representa o número de palmas, por minuto (60 segundos), que você bateu durante a segunda música?
Atividades disponíveis em: http://www.unisinos.br/graduacao/files/material.pdf, acesso em 18 de set. de 2009
Video:
Laços entre matemática e música
Os alunos poderão assistir o vídeo a seguir.
É importante que o professor comente com a turma os laços entre a matemática e a música apresentados no vídeo.
A matemática da música
Recurso disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20816, acesso em 05 de set. de 2009.
E em, http://video.google.com/videoplay?docid=-8194634083625184410#, acesso em 05 de set. d e 2009
Atividades:
Representando Frações
Abrindo o programa KolourPaint [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaindo laptop, solicitar que os alunos utilizem a ferramenta "quadrado", "circulo", "retângulo" para que:
1- desenhem um retângulo e o dividam ao meio;
2- desenhem um circulo e o dividam em três partes iguais;
3- desenhem um quadrado e o dividam em quatro partes iguais;
4- com a ferramenta pincel do KcolourPaint, solicitar que os alunos pintem frações das figuras geométrica desenhadas, como por exemplo: pintar a metade do retângulo, duas partes do circulo, etc;
5- cada aluno deverá escrever a fração correspondente ao que foi pintado em cada figura.
O professor poderá preparar os alunos para uma aula futura em que será introduzida a aprendizagem da soma e diminuição das frações.
Isso poderá ser feito indicando, por exemplo, no caso de solicitar que os alunos levem o computador para casa e desenhem um circulo, um retângulo, um quadrado, como indicado na atividade anterior.
Feito isso, eles deverão pintar 1/3 de cada uma dessas figuras, utilizando-se da ferramenta pincel do KolourPaint.
Em aula, poderá ser discutido que 1/3 é uma fração e ao mesmo tempo representa uma quantidade, utilizamos os números para representar quantidades, portanto fração é uma forma de representação numérica.
Partindo também da idéia de que: como 1/3 é uma fração e fração representa divisão, podemos dizer que 1/3 é o mesmo que 1 dividido por 3, assim 1/3 é o resultado de uma divisão, essa seria uma das formas de mostrar para os alunos que fração também é número.
Dessa forma, os alunos compreendem que com as frações também é possível somar, diminuir, multiplicar e dividir.
Para complementar a atividade, todos poderão cantar o Rap das Frações, disponível em: http://rainha.notredame.org.br/noticias/historico-de-noticias/rap-das-fracoes/
Pitágoras e a Música
Para finalizar as atividades, assista e discuta com os alunos o vídeo:
http://www.clickgratis.com.br/criancas/desenhos-animados/pato-donald/video-aula-de-matematica-e-musica-34.html
O vídeo apresenta, entre outras relações, a descoberta feita por volta do século VI a.c, do filósofo e matemático Pitágoras, que vincula a música aos números fracionários.
Pitágoras usou um monocórdio, uma corda esticada que quanto mais reduzida, mais agudo era o som produzido.
Recursos Complementares:
Rap da fração
Este rap vai ensinar
A ideia de fração
Basta olhar para os termos
E terá uma noção
Cada parte dividida
Representa a fração
O que está em cima
Vai as partes dividir
É o numerador.
Não podemos confundir.
O que está embaixo
É o denominador.
No entanto minha gente
Os dois juntos
Não são suficientes
Prá fração montar.
Um traço horizontal
É necessário passar.
Agora eu já sei
Agora vou dizer
Fração é muito fácil
É fácil de aprender!
Donald no páis da matemática
Vídeo:
Pitágoras e a Música
Para finalizar as atividades, assista e discuta com os alunos o vídeo:
http://www.clickgratis.com.br/criancas/desenhos-animados/pato-donald/video-aula-de-matematica-e-musica-34.html
O vídeo apresenta, entre outras relações, a descoberta feita por volta do século VI a.c, do filósofo e matemático Pitágoras, que vincula a música aos números fracionários.
Pitágoras usou um monocórdio, uma corda esticada que quanto mais reduzida, mais agudo era o som produzido.
Recursos Complementares:
■Uma aula de matemática com música. Disponível em: http://www.magiadamatematica.com/diversos/sugestoes/03-uma-aula-de-matematica-com-musica.pdf, acesso em 18 de set. de 2009.
■Ritmo de aprendizado.
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/ritmo-aprendizado-423002.shtml, acesso em 18 de set. de 2009.
■DU SAUTOY, Marcus. A música dos números primos: a história de um problema não resolvido da matemática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
■"O certo e o errado na educação musical". Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/musica-aprender-se-divertir-422851.shtml?page=2 acesso em 15 de março de 2011.
■Jogo "Corrida das Frações". Disponível em: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/03/jogo-corrida-das-fracoes.html
Avaliação:
Critérios para avaliação:
■Participou das atividades, obtendo sons dos copos de modo concentrado e atento, aprimorando sua percepção dos sons;
■Relaciona os sons à quantidade de água nos copos e que suas diferenças correspondem a diferentes quantidades de água (frações) dispostas nos copos ;
■Compreende e representa adequadamente uma fração;
■Utiliza corretamente a o KolourPaint para desenhar e pintar as figuras geométricas;
■Relaciona as figuras geométricas desenhadas à sua representação sob forma de fração.Link para essa postagem
Olá linda do meu coração:)
ResponderExcluirVim deixar meu carinho e te
oferecer o Selinho...
(Sua GENTILEZA me deixa FELIZ)
espero que goste...
Noite linda para você
e uma excelente semana beijos
fica com Deus!