BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, maio 30, 2012

Textos instrucionais> 30/05/12

Gênero: texto instrucional

O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Reconhecer as características desse gênero textual;
■identificar o uso de verbos no imperativo nesse gênero.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
■Modo verbal e verbos.
Estratégias e Recursos:
■Internet
■xerox
■trabalho em grupo

ATIVIDADE 1
No Laboratório de Informática, o professor deverá pedir que os alunos acessem as imagens abaixo:







 

Depois disso, organizados em trios, os alunos receberão xerox de uma ficha com perguntas sobre as imagens.
Elas deverão ser respondidas oralmente entre o grupo:
1.O que é mostrado na primeira imagem?
2.E na segunda?
3.De que forma é possível saber como se faz o doce mostrado na primeira imagem?
4.Que informações você precisa saber para fazer o brigadeiro?
5.Em relação ao jogo UNO, se você não o conhece, o que deve fazer para saber como jogá-lo?
6.Você sabia que o texto que contém informações sobre procedimentos ou normas é chamado texto instrucional?
 Dê exemplos de outros textos que você acredita ser um texto instrucional.
Depois de discutirem em trios, o professor deverá fazer a correção com toda a classe. Ele deverá pedir aos alunos que respondam às questões no caderno.

ATIVIDADE 2
O professor mostrará, por meio de projeção, uma receita de brigadeiro e parte do manual de instrução do jogo UNO.










Em relação à receita de brigadeiro, o professor deverá perguntar aos alunos:
■Em quantas partes é dividida a receita? O que apresenta a primeira parte? E a segunda?
■Observe os verbos que aparecem no início dos comandos do "modo de preparo". Em que modo verbal eles estão? Justifique:








Em relação às instruções do jogo, o professor deverá perguntar:
■A partir de que idade é recomendado o jogo?
■Quantas pessoas podem jogar?
■Qual é o objetivo do jogo?
■Você acha que o manual de instruções do jogo é importante? Por quê?
Depois de respondidas as perguntas, os alunos deverão jogar UNO lendo as orientações do Manual. (Professor, muitas escolas têm esse jogo e o custo dele não é alto. Você também pode optar por outro jogo que tenha na escola, mas é importante que os alunos sigam as instruções do Manual. Você poderá também confeccionar as cartas de UNO).

ATIVIDADE 3
O professor deverá dividir a sala em grupos. Cada grupo receberá um texto instrucional, conforme modelos abaixo. Os alunos deverão ler os textos e responder as seguintes questões sobre ele:
1.Por que esse texto é considerado um texto instrucional?
2.O que ele "ensina", "orienta"?
3.Observe os verbos. Eles estão no imperativo? O que sugerem?
4.Onde esse texto pode ser encontrado?
5.Em sua opinião qual é a relevância desse texto?
Depois de discutidas e respondidas as questões, cada grupo se apresentará falando sobre o texto trabalhado. Eles deverão basear nas respostas dadas às perguntas.



Textos instrucionais:

















O professor poderá fazer intervenções durante a apresentação dos alunos.

ATIVIDADE 4
Em grupos, os alunos deverão elaborar um texto instrucional ensinando como brincar de "amarelinha".






l
■Professor, é importante lembrar aos alunos que eles devem dividir o texto em duas partes: material necessário e como jogar.
IMPORTANTE:
■O professor deverá recolher os trabalhos para fazer correção.
■Variação da atividade: cada grupo escreverá sobre uma brincadeira diferente.
■A atividade deverá ser divulgada no mural, blog ou site da escola.
Recursos Complementares

“Receita para a Felicidade”:Da compreensão de textos à escrita criativa. (Professor, copie e cole este link no endereço do navegador)



Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação efetiva nas atividades. É importante observar se compreenderam as características do texto instrucional por meio da resolução das atividades. A atividade de elaboração do texto da atividade 4 deve ser corrigida pelo professor para verificar as dúvidas e dificuldades que os alunos possam apresentar.







Lendo um texto instrucional
para construir um brinquedo - 2º ano



■Identificar as características textuais do texto instrucional e identificar os procedimentos de leitura.
■Aprender a usar um texto instrucional para construir um brinquedo.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É interessante que a maioria da turma já saiba ler. Caso algumas crianças ainda não saibam ler sozinhas, o professor poderá organizar o trabalho em duplas com uma criança alfabetizada em cada dupla.
Estratégias e recursos da aula
Para realizar esta aula será necessário:
■Um computador para ter acesso a internet e assistir o vídeo
■Diversos textos instrucionais relacionados à construção de brinquedos.
■Barbante.
■1 Palito de churrasco ou lápis de cor grande.
■4 folhas duplas de revista ou 4 meias folhas de papel de seda (em cores variadas).
■Cola branca.
Atividade 1- Assistindo o vídeo
O texto instrucional apresenta informações sobre procedimentos ou regras que devem ser seguidas pelo leitor para realizar determinada atividade: fazer uma receita de comida; participar de um jogo seguindo as regras; construir um brinquedo, etc. O professor poderá levar diferentes textos instrucionais para a sala para que o aluno se familiarize com a estrutura e vocabulário deste tipo de texto e explorar as características macro textuais quanto à diagramação do texto, a numeração (quando houver) ou enumeração de tópicos que organiza a ordem a ser seguida, a função das imagens que possibilitam entender a orientação e o tempo dos verbos. Nesse caso não é necessário usar esta terminologia (tempo verbal) com as crianças, basta que se oriente a percepção de como certas palavras estão escritas e o que significam – indicam ao leitor o que deve ser feito.
Para consultar sobre este tipo de texto você pode consultar o site:




1) Para introduzir o trabalho com textos instrucionais você poderá comentar sobre o Mapa do Brincar, um projeto realizado pelo jornal Folha de São Paulo, com objetivo de conhecer como as crianças de todo o país brincam.
2) Um vídeo pode ser visto para ensinar as crianças a fazerem um brinquedo com barbante, que se chama “Cama de gato”. Embora não tenha um texto escrito para se ensinar a leitura de textos instrucionais, ele poderá funcionar como detonador na participação das crianças. Motivadas a participar do envio de uma brincadeira por escrito para a Folhinha, poderá se criar a necessidade não só de ler textos instrucionais como também de escrevê-los.




3) Após assistirem o vídeo o professor poderá propor que façam a “Cama de gato” ou “estrela”.
Atividade 2 – Construindo um pião a partir da leitura das instruções textuais



PIÃO DE PALITO




Material necessário
■1 Palito de churrasco ou lápis de cor grande.
■4 folhas duplas de revista ou 4 meias folhas de papel de seda (em cores variadas).
■Cola branca.

Modo de Fazer:
1.Enrole cada uma das folhas em forma de tubos longos, com espessura aproximada de um dedo.

2.Aperte bem os tubos para que fiquem com forma de tiras e espalhe cola banca sobre um dos lados de cada tira.

3.Comece a enrolar a primeira tira (o lado com cola sobre o palito). Ela deve ser colada a aproximadamente, um dedo de distância da ponta do palito ou lápis. Quando você colar a última tira, levante ligeiramente as bordas para que o pião tenha a forma de uma concha. Se quiser, passe a cola branca em todo o pião para envernizá-lo e aguarde que seque.

4.Seu pião está Pronto! Gire o palito bem rapidamente entre as mãos e solte. Veja como fica bonito o efeito das cores!



5.E pode ser ainda mais interessante : brinque com dois ou mais piões ao mesmo tempo, qual deles derruba os outros, experimente composições diferentes de cores e crie uma dança de piões.




Orientações para o trabalho com o texto Pião de palito



1)Antes da leitura é importante levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre este tipo de brinquedo. A partir do título, levantar as hipóteses de como ele pode ser feito e antecipar o conteúdo das instruções.



2) Durante a leitura, identificar as partes componentes do texto, o título, o material necessário e o modo defazer. A cada tópico, deve-se verificar se os alunos compreendem a orientação.



3) Após a leitura, deve-se verificar se algumas das hipóteses levantadas foram confirmadas ou não. Depois de certificar se os alunos compreenderam cada passo da instrução, eles poderão iniciar o trabalho, em dupla, e seguir as instruções passo a passo. E depois de terminar, é claro, brincar!



Recursos Complementares
Um material interessante para as crianças é o livro Barangandão arco-íris, de Adelsin, da Editora Peirópolis. Este livro traz 36 brinquedos inventados por meninos e meninos de diversas localidades e também pode ser pedido pelo site:




Para fazer dobraduras acesse o link:




Para saber mais sobre o Mapa do Brincar acesse o link:




Avaliação
A avaliação deverá ser feita em diversas situações: antes, durante e depois da leitura para verificar se os alunos compreendem a função do texto, se levantam hipóteses sobre o seu conteúdo a partir do conhecimento do gênero e do título, se confirmam ou rejeitam hipóteses, se compreendem a função das imagens e se compreendem globalmente o texto.







Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios