Gênero: texto instrucional
Autor: Daniela Braga de Paula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Reconhecer as características desse gênero textual;
■identificar o uso de verbos no imperativo nesse gênero.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
■Modo verbal e verbos.
Estratégias e Recursos:
■Internet
■xerox
■trabalho em grupo
ATIVIDADE 1
No Laboratório de Informática, o professor deverá pedir que os alunos acessem as imagens abaixo:
Depois disso, organizados em trios, os alunos receberão xerox de uma ficha com perguntas sobre as imagens.
Elas deverão ser respondidas oralmente entre o grupo:
1.O que é mostrado na primeira imagem?
2.E na segunda?
3.De que forma é possível saber como se faz o doce mostrado na primeira imagem?
4.Que informações você precisa saber para fazer o brigadeiro?
5.Em relação ao jogo UNO, se você não o conhece, o que deve fazer para saber como jogá-lo?
6.Você sabia que o texto que contém informações sobre procedimentos ou normas é chamado texto instrucional?
Dê exemplos de outros textos que você acredita ser um texto instrucional.
Depois de discutirem em trios, o professor deverá fazer a correção com toda a classe. Ele deverá pedir aos alunos que respondam às questões no caderno.
ATIVIDADE 2
O professor mostrará, por meio de projeção, uma receita de brigadeiro e parte do manual de instrução do jogo UNO.
Em relação à receita de brigadeiro, o professor deverá perguntar aos alunos:
■Em quantas partes é dividida a receita? O que apresenta a primeira parte? E a segunda?
■Observe os verbos que aparecem no início dos comandos do "modo de preparo". Em que modo verbal eles estão? Justifique:
Em relação às instruções do jogo, o professor deverá perguntar:
■A partir de que idade é recomendado o jogo?
■Quantas pessoas podem jogar?
■Qual é o objetivo do jogo?
■Você acha que o manual de instruções do jogo é importante? Por quê?
Depois de respondidas as perguntas, os alunos deverão jogar UNO lendo as orientações do Manual. (Professor, muitas escolas têm esse jogo e o custo dele não é alto. Você também pode optar por outro jogo que tenha na escola, mas é importante que os alunos sigam as instruções do Manual. Você poderá também confeccionar as cartas de UNO).
ATIVIDADE 3
O professor deverá dividir a sala em grupos. Cada grupo receberá um texto instrucional, conforme modelos abaixo. Os alunos deverão ler os textos e responder as seguintes questões sobre ele:
1.Por que esse texto é considerado um texto instrucional?
2.O que ele "ensina", "orienta"?
3.Observe os verbos. Eles estão no imperativo? O que sugerem?
4.Onde esse texto pode ser encontrado?
5.Em sua opinião qual é a relevância desse texto?
Depois de discutidas e respondidas as questões, cada grupo se apresentará falando sobre o texto trabalhado. Eles deverão basear nas respostas dadas às perguntas.
Textos instrucionais:
O professor poderá fazer intervenções durante a apresentação dos alunos.
ATIVIDADE 4
Em grupos, os alunos deverão elaborar um texto instrucional ensinando como brincar de "amarelinha".
l
■Professor, é importante lembrar aos alunos que eles devem dividir o texto em duas partes: material necessário e como jogar.
IMPORTANTE:
■O professor deverá recolher os trabalhos para fazer correção.
■Variação da atividade: cada grupo escreverá sobre uma brincadeira diferente.
■A atividade deverá ser divulgada no mural, blog ou site da escola.
Recursos Complementares
“Receita para a Felicidade”:Da compreensão de textos à escrita criativa. (Professor, copie e cole este link no endereço do navegador)
Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação efetiva nas atividades. É importante observar se compreenderam as características do texto instrucional por meio da resolução das atividades. A atividade de elaboração do texto da atividade 4 deve ser corrigida pelo professor para verificar as dúvidas e dificuldades que os alunos possam apresentar.
Lendo um texto instrucional
para construir um brinquedo - 2º ano
■Identificar as características textuais do texto instrucional e identificar os procedimentos de leitura.
■Aprender a usar um texto instrucional para construir um brinquedo.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É interessante que a maioria da turma já saiba ler. Caso algumas crianças ainda não saibam ler sozinhas, o professor poderá organizar o trabalho em duplas com uma criança alfabetizada em cada dupla.
Estratégias e recursos da aula
Para realizar esta aula será necessário:
■Um computador para ter acesso a internet e assistir o vídeo
■Diversos textos instrucionais relacionados à construção de brinquedos.
■Barbante.
■1 Palito de churrasco ou lápis de cor grande.
■4 folhas duplas de revista ou 4 meias folhas de papel de seda (em cores variadas).
■Cola branca.
Atividade 1- Assistindo o vídeo
O texto instrucional apresenta informações sobre procedimentos ou regras que devem ser seguidas pelo leitor para realizar determinada atividade: fazer uma receita de comida; participar de um jogo seguindo as regras; construir um brinquedo, etc. O professor poderá levar diferentes textos instrucionais para a sala para que o aluno se familiarize com a estrutura e vocabulário deste tipo de texto e explorar as características macro textuais quanto à diagramação do texto, a numeração (quando houver) ou enumeração de tópicos que organiza a ordem a ser seguida, a função das imagens que possibilitam entender a orientação e o tempo dos verbos. Nesse caso não é necessário usar esta terminologia (tempo verbal) com as crianças, basta que se oriente a percepção de como certas palavras estão escritas e o que significam – indicam ao leitor o que deve ser feito.
Para consultar sobre este tipo de texto você pode consultar o site:
1) Para introduzir o trabalho com textos instrucionais você poderá comentar sobre o Mapa do Brincar, um projeto realizado pelo jornal Folha de São Paulo, com objetivo de conhecer como as crianças de todo o país brincam.
2) Um vídeo pode ser visto para ensinar as crianças a fazerem um brinquedo com barbante, que se chama “Cama de gato”. Embora não tenha um texto escrito para se ensinar a leitura de textos instrucionais, ele poderá funcionar como detonador na participação das crianças. Motivadas a participar do envio de uma brincadeira por escrito para a Folhinha, poderá se criar a necessidade não só de ler textos instrucionais como também de escrevê-los.
3) Após assistirem o vídeo o professor poderá propor que façam a “Cama de gato” ou “estrela”.
Atividade 2 – Construindo um pião a partir da leitura das instruções textuais
PIÃO DE PALITO
Material necessário
■1 Palito de churrasco ou lápis de cor grande.
■4 folhas duplas de revista ou 4 meias folhas de papel de seda (em cores variadas).
■Cola branca.
Modo de Fazer:
1.Enrole cada uma das folhas em forma de tubos longos, com espessura aproximada de um dedo.
2.Aperte bem os tubos para que fiquem com forma de tiras e espalhe cola banca sobre um dos lados de cada tira.
3.Comece a enrolar a primeira tira (o lado com cola sobre o palito). Ela deve ser colada a aproximadamente, um dedo de distância da ponta do palito ou lápis. Quando você colar a última tira, levante ligeiramente as bordas para que o pião tenha a forma de uma concha. Se quiser, passe a cola branca em todo o pião para envernizá-lo e aguarde que seque.
4.Seu pião está Pronto! Gire o palito bem rapidamente entre as mãos e solte. Veja como fica bonito o efeito das cores!
5.E pode ser ainda mais interessante : brinque com dois ou mais piões ao mesmo tempo, qual deles derruba os outros, experimente composições diferentes de cores e crie uma dança de piões.
Texto e imagem retirados do site http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=66&id_noticia=2945/noticia_interna.shtml
Orientações para o trabalho com o texto Pião de palito
1)Antes da leitura é importante levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre este tipo de brinquedo. A partir do título, levantar as hipóteses de como ele pode ser feito e antecipar o conteúdo das instruções.
2) Durante a leitura, identificar as partes componentes do texto, o título, o material necessário e o modo defazer. A cada tópico, deve-se verificar se os alunos compreendem a orientação.
3) Após a leitura, deve-se verificar se algumas das hipóteses levantadas foram confirmadas ou não. Depois de certificar se os alunos compreenderam cada passo da instrução, eles poderão iniciar o trabalho, em dupla, e seguir as instruções passo a passo. E depois de terminar, é claro, brincar!
Recursos Complementares
Um material interessante para as crianças é o livro Barangandão arco-íris, de Adelsin, da Editora Peirópolis. Este livro traz 36 brinquedos inventados por meninos e meninos de diversas localidades e também pode ser pedido pelo site:
Para fazer dobraduras acesse o link:
Para saber mais sobre o Mapa do Brincar acesse o link:
Avaliação
A avaliação deverá ser feita em diversas situações: antes, durante e depois da leitura para verificar se os alunos compreendem a função do texto, se levantam hipóteses sobre o seu conteúdo a partir do conhecimento do gênero e do título, se confirmam ou rejeitam hipóteses, se compreendem a função das imagens e se compreendem globalmente o texto.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.