Texto instrucional:
Autor :Júlia Maria Cerqueira
Identificar verbos no modo imperativo em textos instrucionais;
Entender a função desses verbos nos textos instrucionais.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Habilidades básicas de leitura.
Estratégias e recursos da aula
Preparação para a leitura
PROFESSOR: Antes de entregar o texto para leitura, pergunte a seus alunos:
■Quando as pessoas têm dúvidas sobre a preparação de um alimento, o que elas fazem?
■Quando recorremos a uma receita, o que esperamos encontrar?
■Qual a “receita” que você costuma utilizar para se refrescar nos dias quentes?
Em seguida, entregue o texto para os alunos, mas, antes de iniciar a leitura, peça que eles observem o texto e as imagens e respondam oralmente:
PROFESSOR: Caso a sua escola não tenha disponibilizada na biblioteca a revista Ciência Hoje das Crianças, da qual retiramos esse texto, você poderá imprimir a transcrição que colocamos a seguir e a imagem do texto escaneada acima. Em seguida, poderá pedir aos alunos que colem a imagem na transcrição (se preferir, peça aos alunos que colem ambas -transcrição e imagem escaneada - no caderno, uma ao lado da outra.
(transcrição do texto)
RECEITA DE FÉRIAS
Rio de Janeiro: 40 graus. Fortaleza: 37 graus. Belém: 35 graus. Curitiba: 30 graus...
É, os termômetros não negam, o verão chegou com força total e, com ele, o calor.
Com as temperaturas nas alturas, a sobremesa ideal, claro, é o sorvete. De coco, maracujá, uva ou qualquer outro sabor, ele vira preferência nacional.
Então, não importa em que lugar do Brasil você esteja!
Se por aí o calor também está de rachar, corra para a cozinha e faça você mesmo um delicioso sorvete para se refrescar nessas férias!
Anote a receita simples e deliciosa que faz a turma da CHC lamber os dedos!
Você irá precisar de:
Uma lata de leite condensado;
Uma lata de creme de leite;
Um pacote de coco ralado
E terá de fazer o seguinte:
Misture o leite condensado, o creme de leite, o coco ralado e bata por bastante tempo no liquidificador. A seguir, leve a mistura ao congelador. Após duas horas, retire e bata de novo no liquidificador. Coloque o sorvete no congelador mais uma vez e espere entre quatro e seis horas. Agora, sim, pegue uma colher e...prove esse delícia gelada, feita por você mesmo!
Dica do mestre cuca
Quanto mais você bater o sorvete, mais cremoso ele irá ficar.
A Redação
Fonte: Revista Ciência Hoje das Crianças, janeiro/fevereiro, 2004.
PROFESSOR: a seguir, algumas sugestões de como trabalhar o texto com os alunos
■Após ler o título, o que você espera encontrar nesse texto?
■O que as imagens informam para nós, leitores?
Após ler o texto, responda às questões:
1) Complete:
O texto lido é uma receita de........................................
2) Na sua opinião, com as instruções fornecidas pelo texto, somos capazes de fazer o sorvete? Por quê?
3) Para conseguir executar a receita com sucesso, o leitor é obrigado a seguir corretamente a ordem estabelecida pela receita na parte “E terá que fazer o seguinte:”? Justifique.
4) Observe o formato do texto. Você é capaz de dizer quantas partes ele tem?
5) Em relação às partes do texto, relacione os trechos do texto à função que eles desempenham para o leitor:
( I ) "corra para a cozinha e faça você mesmo um delicioso sorvete para se r efrescar nessas férias!”
( II) "uma lata de leite condensado
&nb sp; uma lata de crem e de leite
um pacote de coco ralado”
(III) “Misture o leite condensado, o creme de leite, o coco ralado e bata por bastante tempo no liquidificador.”
(IV) “Assim, pode provar um novo sabor a cada semana e até pr eparar um festival de sorvetes com os amigos”
Nessa parte, o le itor é “convidado” a fazer a receita ( )
Nessa parte, o leitor é instruído sobre a possibilidade de modificar o sabor da receita ( )
Nessa parte, há uma instrução de como preparar a receita ( )
Nessa parte, há uma relação dos ingredientes necessários ( )
6) Releia a terceira parte “E terá de fazer o seguinte” e circule as palavras que transmitem uma orientação clara (uma ordem) ao leitor.
7) O texto que você acabou de ler é chamado instrucional. Por que ele é chamado assim?
Estudo da gramática
1) Leia novamente a primeira frase do texto. Poderíamos escrevê-la de um outro jeito:
"Rio de Janeiro: 40 graus" : Os termômetros do Rio de Janeiro registraram 40 graus.
Siga o exemplo e escreva de uma outra maneira as seguintes frases:
a) "Fortaleza: 37 graus."
b) "Curitiba: 30 graus."
2) Observe o box “Dica do mestre-cuca”. Essa dica é importante para a realização da receita?
3) Leia novamente a frase: “Quanto mais você bater o sorvete, mais cremoso ele irá ficar”. Observe que há uma relação entre o tempo que você bate o sorvete e a consistência dele.
Complete as frases abaixo com frases, de modo que haja uma relação entre elas:
Complete as frases abaixo com frases, de modo que haja uma relação entre elas:
Quanto mais eu estudo, mais
Quanto menos eu estudo, menos
Quanto mais eu como doces, mais
Quanto menos eu leio, menos
Avaliação
PROFESSOR: Proponha a seguinte atividade para os alunos, na qual eles poderão utilizar os conhecimentos aprendidos durante a aula:
Agora que você já sabe o que é um texto instrucional e como é a estrutura de uma receita, que tal elaborar uma “receita” de como aproveitar bem as férias? Pense no que você diria se um amigo lhe perguntasse: “Como eu posso aproveitar bem as minhas férias?”. Escreva pelo menos 5 itens.
Exemplo:
1) Durma até tarde;
2) Leve seu animalzinho para passear, etc.
O texto Instrucional – da leitura à escrita
Reconhecer os objetivos dos textos instrucionais bem como os recursos linguísticos utilizados na construção de tal gênero.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Habilidades básicas de leitura e escrita e estudo dos modos verbais ( mais especificamente do modo imperativo).
Aula completa aqui:
Obs: Um aula mais elaborada para alunos alfabetizados.
No final tem uma proposta interessante de produção de texto instrucional:
Embora esta aula seja destinada aos anos finais do fundamental,creio que uma adapatção de contexto pode ser bem vinda.Norteando-se neste exemplo podemos extrair outras propostas.
Proposta de produção:
Imagine ser o síndico de um prédio que ainda não possui regimento interno e onde tem muitas crianças barulhentas, vários cachorros, muitos fumantes mal-educados, moradores que deixam lixo no corredor e ocupam garagem alheia. Redija o tão necessário regimento desse condomínio, visando organizar essas situações e as demais que você julgar necessárias.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.