BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, maio 29, 2012

Texto instrucional> 29/05/12



Texto instrucional:

Autor :Júlia Maria Cerqueira
  Identificar verbos no modo imperativo em textos instrucionais;
Entender a função desses verbos nos textos instrucionais.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Habilidades básicas de leitura.
 Estratégias e recursos da aula
Preparação para a leitura
PROFESSOR: Antes de entregar o texto para leitura, pergunte a seus alunos:
■Quando as pessoas têm dúvidas sobre a preparação de um alimento, o que elas fazem?
■Quando recorremos a uma receita, o que esperamos encontrar?
■Qual a “receita” que você costuma utilizar para se refrescar nos dias quentes?
Em seguida, entregue o texto para os alunos, mas, antes de iniciar a leitura, peça que eles observem o texto e as imagens e respondam oralmente:



PROFESSOR: Caso a sua escola não tenha disponibilizada na biblioteca a revista Ciência Hoje das Crianças, da qual retiramos esse texto, você poderá imprimir a transcrição que colocamos a seguir e a imagem do texto escaneada acima. Em seguida, poderá pedir aos alunos que colem a imagem na transcrição (se preferir, peça aos alunos que colem ambas -transcrição e imagem escaneada - no caderno, uma ao lado da outra.
(transcrição do texto)
RECEITA DE FÉRIAS
Rio de Janeiro: 40 graus. Fortaleza: 37 graus. Belém: 35 graus. Curitiba: 30 graus...
É, os termômetros não negam, o verão chegou com força total e, com ele, o calor.
Com as temperaturas nas alturas, a sobremesa ideal, claro, é o sorvete. De coco, maracujá, uva ou qualquer outro sabor, ele vira preferência nacional.
Então, não importa em que lugar do Brasil você esteja!
Se por aí o calor também está de rachar, corra para a cozinha e faça você mesmo um delicioso sorvete para se refrescar nessas férias!
Anote a receita simples e deliciosa que faz a turma da CHC lamber os dedos!
Você irá precisar de:
Uma lata de leite condensado;
Uma lata de creme de leite;
Um pacote de coco ralado
E terá de fazer o seguinte:
Misture o leite condensado, o creme de leite, o coco ralado e bata por bastante tempo no liquidificador. A seguir, leve a mistura ao congelador. Após duas horas, retire e bata de novo no liquidificador. Coloque o sorvete no congelador mais uma vez e espere entre quatro e seis horas. Agora, sim, pegue uma colher e...prove esse delícia gelada, feita por você mesmo!
Dica do mestre cuca
Quanto mais você bater o sorvete, mais cremoso ele irá ficar.
A Redação
Fonte: Revista Ciência Hoje das Crianças, janeiro/fevereiro, 2004.

PROFESSOR: a seguir, algumas sugestões de como trabalhar o texto com os alunos

■Após ler o título, o que você espera encontrar nesse texto?
■O que as imagens informam para nós, leitores?
Após ler o texto, responda às questões:
1) Complete:
O texto lido é uma receita de........................................
2) Na sua opinião, com as instruções fornecidas pelo texto, somos capazes de fazer o sorvete? Por quê?
3) Para conseguir executar a receita com sucesso, o leitor é obrigado a seguir corretamente a ordem estabelecida pela receita na parte “E terá que fazer o seguinte:”? Justifique.
4) Observe o formato do texto. Você é capaz de dizer quantas partes ele tem?
5) Em relação às partes do texto, relacione os trechos do texto à função que eles desempenham para o leitor:
( I ) "corra para a cozinha e faça você mesmo um delicioso sorvete para se r efrescar nessas férias!”
( II) "uma lata de leite condensado
&nb sp; uma lata de crem e de leite
um pacote de coco ralado”
(III) “Misture o leite condensado, o creme de leite, o coco ralado e bata por bastante tempo no liquidificador.”
(IV) “Assim, pode provar um novo sabor a cada semana e até pr eparar um festival de sorvetes com os amigos”
Nessa parte, o le itor é “convidado” a fazer a receita ( )
Nessa parte, o leitor é instruído sobre a possibilidade de modificar o sabor da receita ( )
Nessa parte, há uma instrução de como preparar a receita ( )
Nessa parte, há uma relação dos ingredientes necessários ( )
6) Releia a terceira parte “E terá de fazer o seguinte” e circule as palavras que transmitem uma orientação clara (uma ordem) ao leitor.
7) O texto que você acabou de ler é chamado instrucional. Por que ele é chamado assim?

Estudo da gramática
1) Leia novamente a primeira frase do texto. Poderíamos escrevê-la de um outro jeito:
"Rio de Janeiro: 40 graus" : Os termômetros do Rio de Janeiro registraram 40 graus.
Siga o exemplo e escreva de uma outra maneira as seguintes frases:
a) "Fortaleza: 37 graus."
b) "Curitiba: 30 graus."
2) Observe o box “Dica do mestre-cuca”. Essa dica é importante para a realização da receita?
3) Leia novamente a frase: “Quanto mais você bater o sorvete, mais cremoso ele irá ficar”. Observe que há uma relação entre o tempo que você bate o sorvete e a consistência dele.
Complete as frases abaixo com frases, de modo que haja uma relação entre elas:
Quanto mais eu estudo, mais
Quanto menos eu estudo, menos
Quanto mais eu como doces, mais
Quanto menos eu leio, menos

Avaliação
PROFESSOR: Proponha a seguinte atividade para os alunos, na qual eles poderão utilizar os conhecimentos aprendidos durante a aula:
Agora que você já sabe o que é um texto instrucional e como é a estrutura de uma receita, que tal elaborar uma “receita” de como aproveitar bem as férias? Pense no que você diria se um amigo lhe perguntasse: “Como eu posso aproveitar bem as minhas férias?”. Escreva pelo menos 5 itens.

Exemplo:

1) Durma até tarde;
2) Leve seu animalzinho para passear, etc.

 
 
O texto Instrucional – da leitura à escrita
 
 
Reconhecer os objetivos dos textos instrucionais bem como os recursos linguísticos utilizados na construção de tal gênero.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Habilidades básicas de leitura e escrita e estudo dos modos verbais ( mais especificamente do modo imperativo).
Aula completa aqui:

Obs: Um aula mais elaborada para alunos alfabetizados.
No final tem uma proposta interessante de produção de texto instrucional:
Embora esta aula seja destinada aos anos finais do fundamental,creio que uma adapatção de contexto pode ser bem vinda.Norteando-se neste exemplo podemos extrair outras propostas.

Proposta de produção:
Imagine ser o síndico de um prédio que ainda não possui regimento interno e onde tem muitas crianças barulhentas, vários cachorros, muitos fumantes mal-educados, moradores que deixam lixo no corredor e ocupam garagem alheia. Redija o tão necessário regimento desse condomínio, visando organizar essas situações e as demais que você julgar necessárias.




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios