BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, maio 29, 2012

Produção de texto instrucional> 29/05/12



ELABORAÇÃO DE UM TEXTO INSTRUCIONAL
 A PARTIR DE UMA BRINCADEIRA

Autor: Simone de Alencastre Rodrigues
 
*Realizar a produção de textos com função social definida;
*Fazer a revisão gramatical dos textos de forma contextualizada
*Conhecer e produzir texto segundo a característica do gênero.
*Aprimorar a escrita de textos
Duração das atividades
3 AULAS DE 50 MINUTOS
 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ser leitor e escritor iniciante
Estratégias e recursos da aula
RECURSOS:
*Caderno de anotações ou caderno de sala de aula.
*Material ou sala para passar um vídeo.
*Folha A4 para ser feita uma cópia do texto criado pelos alunos
ESTRATÉGIAS:
Atividade 1
Professor, inicie a conversa com a turma perguntando de que eles gostam de brincar.
Depois, faça uma lista no quadro anotando as brincadeiras que eles forem relatando.
Aproveite enquanto escreve a lista para chamar à atenção dos alunos quanto à escrita das palavras, peça a participação dos alunos para “ajudá-la” a escrever, pedindo que digam as letras utilizadas para a escrita.
Após, leia junto com a turma a lista das brincadeiras.
Atividade 2
Peça que os alunos registrem, no caderno, esta lista com o título de “Nossas brincadeiras preferidas”.
Atividade 3
Anuncie para os alunos que eles vão assistir a um vídeo em que mostra uma brincadeira muito antiga e que algumas crianças brincam até hoje.
Organize os alunos de forma que possam assistir ao vídeo indicado abaixo, ou outro que você desejar, que mostrem crianças brincando uma determinada brincadeira.




 No caso desta aula, o vídeo mostra a tradicional brincadeira da galinha choca, que pelo Brasil pode apresentar outros nomes.
Atividade 4
Após a exibição do vídeo, converse com os alunos sobre o conhecimento deles sobre a brincadeira, se sabem como se brinca, quais as regras, os materiais necessários e qual o espaço adequado.
Combinadas as regras da brincadeira, e entendido o modo de brincar, o professor convida a turma para a brincadeira.
Terminada uma rodada da brincadeira, onde todos os alunos tenham participado, encerra-se este momento, convidando a turma a continuar brincando nos momentos livres, como o recreio.
Atividade 5
Em sala, o professor ouve as impressões dos alunos sobre a brincadeira, permitindo que coloquem quanto à apreciação da brincadeira, se foi divertido, se algo desagradou.
Neste momento o professor relembra o vídeo, indicando o mesmo como uma forma atual de registro.
É sugerido então que a turma registre a brincadeira em uma ficha para levar para casa e mostrar a outras crianças da família e da comunidade.
Chega então o momento em que o professor, como escritor mais experiente, se oferece para ser o escriba da turma. É importante mostrar aos alunos a importância do texto apresentar-se como um manual, para possibilitar aos leitores a compreensão de como se brinca, levando em consideração a possibilidade da pessoa que estiver lendo o texto não conhecer a brincadeira.
Este é um momento importante, onde o professor pode fazer junto com a turma, reflexões sobre o gênero textual, suas características e também aspectos normativos da língua.
Atividade 6
Terminada a escrita coletiva no quadro, cada aluno faz a cópia em uma folha previamente preparada pelo professor, com espaço para a cópia do manual da brincadeira e também um espaço para o aluno fazer uma ilustração que também é uma forma de registro.
Atividade 7
Uma sugestão para os professores é fazer várias destas aulas de brincadeira e registro e montar um manual de brincadeiras para ser doado para a biblioteca da escola ou da comunidade, podendo-se também utilizar brincadeiras trazidas da própria comunidade.
Recursos Complementares
Para ampliar suas leituras sobre o assunto da aula o professor poderá ler o livro " Contextos de alfabetização inicial" Ana Teberosky
O professor pode obter mais informações sobre brincadeiras populares e ler com os alunos partes do livro: Brinquedos e Brincadeiras, coleção: Artes e Raizes, Autora: Santa Rosa, Nereide Schilaro; Editora Moderna
A sinopse do livro e outras informações no link:



Avaliação
A avaliação ocorrerá durante toda a aula, observando a participação dos alunos oralmente e a colaboração de cada um nos momentos de escrita do texto da brincadeira. Quando o professor faz uma sequência destas aulas, começa a observar a ampliação de vocabulário dos alunos e a maior habilidade na construção deste tipo de texto, observando claramente, através da participação, que os objetivos da aula vão sendo conquistados.








Link para essa postagem


Um comentário:

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios