BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, maio 29, 2012

Gênero textuais>Despertando o gosto pela leitura> 29/05/12

Despertando o gosto pela leitura
Gêneros textuais

Autor :Beatriz Rocha Gonçalves
 
É fundamental que a educadora leia em voz alta os diferentes gêneros de textos.
Através da leitura desses textos as crianças aprendem os usos e as funções da escrita, as características que distinguem os gêneros e as diferenças entre o oral e o escrito.
E com isso se familiarizam com a linguagem e os elementos dos livros ( que contam histórias), dos jornais ( informação) e dos textos instrucionais ( que incluem regras de jogos, receitas, ...).
O que o aluno poderá aprender com estas aulas:
- Desenvolver o gosto pela leitura.
- Conhecer e apreciar os diferentes tipos de textos.
- Reconhecer os diferentes gêneros literários.
- Produzir textos tendo a professora como escriba.
- Ampliar o vocabulário.
- Interpretar e recontar os textos lidos.
Duração das atividades
6 aulas ( cada aula terá 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Toda a vez que a professora for trabalhar um texto antes deve fazer perguntas para aguçar a curiosidade dos alunos para o que vai ser lido.
E também deve sondar o que os alunos já sabem sobre os textos que estão sendo trabalhados.
Estratégias e recursos da aula
a) aula interativa
b) rádio com CD
c) televisão
d) aparelho de DVD
e) máquina digital
f) computador
g) Data Show



-Aula 1.
Num primeiro momento, os alunos irão se sentar numa roda. A professora irá mostrar a capa do livro "O ratinho, o gato,o galo” e fará as seguintes perguntas:
- Qual é o nome da história?
- Esse livro trata de que assunto?
- Que animais aparecem na capa? Onde será que eles vivem? E de que se alimentam? Como será o relacionamento entre eles?
- É possível que um gato seja amigo de um rato na vida real?
Os alunos têm que justificarem suas respostas.
Após, os questionamentos a professora fará a leitura do texto “ O ratinho, o gato e o galo”.
No final da leitura a professora fará perguntas sobre o texto.
- Qual é o papel de cada personagem?
- Onde se passa a história?
- O que você achou da história? E por quê?
A professora irá instigar os alunos a fazerem trocas de comentários e estimular que recontem o texto para os colegas. Os alunos que já sabem ler irão fazer a leitura para a turma.
Num segundo momento os alunos irão fazer o registro da história. Esse registro se dará através do desenho e escrita de palavras.



Aula 2.
Num primeiro momento, a professora irá se sentar na roda com os alunos. E fará os seguintes questionamentos:
- Que tipo de música vocês gostam?
- Quem sabe cantar uma música?
Após, a professora colocará o CD com a música da Dona Barata. Depois de ouvirem a música fará as seguintes perguntas:
- Quem já conhecia essa música?
- O que acharam da canção? Por quê?
Num segundo momento a professora irá distribuir a letra da música para os alunos lerem. Fará em seguida a leitura oral do texto. Após, irá pedir que escrevam no quadro palavras ditadas. A turma deverá ler as palavras escritas pelos colegas e corrigir quando necessário. Feito isso todos deverão escrever as palavras numa folha de ofício. E no final farão um desenho da música trabalhada.
Para enriquecer a aula a professora irá passar no Data show o video da musica da barata.






Aula 3.
História sem texto. Livro “Brinquedo- André Neves”.
A professora irá passar no Data Show a história “Brinquedo” do escritor André Neves. E na medida em que vai passando as imagens vai instigando os alunos para contar a história.
No final a professora irá propor que a turma faça um texto coletivo. A educadora servirá de escriba para a turma. Após, os alunos deverão fazer o registro da história ( desenho e escrita de palavras).



Aula 4.
Conto “A Bela Adormecida”
Na rodinha a professora irá fazer as seguintes perguntas:
- Quem conhece a história “A Bela Adormecida”?
- Quem sabe o que são reis, rainhas, príncipes e princesas?
-Quem conhece histórias de princesas?
- Como são as princesas?
- Ainda existem princesas hoje em dia? Onde? Como seriam?
O objetivo das perguntas acima é ativar conhecimentos prévios das crianças e associá-las à realidade atual.
A professora irá ler a pesquisa que fez na internet sobre esse assunto.
Depois a professora irá levar os alunos na sala do vídeo para as crianças assistirem o filme “A Bela Adormecida”.
Ao retornarem à sala de aula a professora irá fazer perguntas sobre o filme assistido.
Após, os alunos em grupo deverão desenhar a história( com início, meio e fim) numa cartolina. Eles também deverão elaborar frases ou idéias para cada ilustração. Esse trabalho vai precisar da colaboração de todos os integrantes do grupo. No final cada grupo irá apresentar o seu trabalho para os demais colegas.



Aula 5.
A lenda do Uirapuru
Na rodinha serão feitas as seguintes perguntas:
- O que será um Uirapuru? Quem conhece? Quem já ouviu falar?
-Pelo título da lenda, será que dá para saber se as personagens serão pessoas ou bichos?
Após, a professora irá ler a lenda. E no final da leitura fará os seguintes questionamentos:
- De que trata essa história?
- Como foi que o Uirapuru surgiu?
- Porque isso aconteceu?
Terminada as perguntas a professora explica a atividade que consiste em duplas usar o programa Tux Paint para desenhar e escrever palavras sobre o texto.
 Na sala de informática os alunos deverão realizar a atividade solicitada. A professora irá colocar um aluno que esteja mais avançado no processo de alfabetização com um que ainda não esteja, pois essa troca fará com que haja aprendizagem.
Todos os trabalhos serão salvos e num outro momento a professora irá passar no Data Show o que as duplas criaram. As crianças poderão falar sobre os seus trabalhos e os dos colegas.
O objetivo é que expressem suas opiniões sobre o que estão vendo e lendo.



Aula 6.
A professora irá levar jornais, revistas, bulas de remédios, receitas culinárias, regras de jogos, poesias, e outros.
Os alunos deverão ler esses textos, dizer para que servem, discutir suas utilidades e importâncias. Todos os dias a professora fará a leitura de um texto e todos serão incentivados a fazer comentários sobre o que ouviram.
A professora irá filmar todos os dias as atividades de leitura .E no final irá montar um video e apresentará para as crianças.



Avaliação
A avaliação se dará em todo o processo da aprendizagem.
 Durante as atividades se fará perguntas, com o objetivo de fazer um diagnóstico para saber o que as crianças sabem sobre “Tipos de textos”.
Ao final do trabalho será avaliada a participação, se o aluno identifica os gêneros literários, se reconta e interpreta os textos trabalhados, os desenhos, a leitura e a escrita ( respeitando o nível de alfabetização de cada aluno).
 





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios