TRABALHO COM TEXTO INFORMATIVO
PARA ELABORAÇÃO DE UM TEXTO INSTRUCIONAL.
Desenvolver as habilidades de interação oral e escrita.
Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos.
Produzir textos, adequando-os à situação e ao público alvo.
Ampliar o vocabulário.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ser leitor e escritor inicial.
Ter experiência em busca de informações em textos.
Estratégias e recursos da aula
Recursos:
Blocão
Imagens digitalizadas
Papel ofício
Lápis
Saquinhos de sementes
Estratégias:
Primeira atividade:
Organize uma roda de conversa e proponha a construção de uma horta na escola para fornecer temperos para a cozinha da escola, desta forma garantindo merendas mais saborosas e saudáveis.
Possibilite aos alunos expressarem suas opiniões, dúvidas e sugestões anotando tudo em um blocão.
Após o debate, releia para eles suas anotações, para melhor organização das ideias ali surgidas, e instituir a compreensão da função social do registro.
Informe-os que os conhecimentos aprendidos na construção da horta poderão ser socializados para as outras turmas em forma de um Seminário, a fim de estimular outras práticas igualmente construtivas para a escola.
Segunda atividade:
A partir do registro da roda de conversa, monte com os alunos um cronograma das atividades diárias e ou semanais para construção da horta. O cronograma, além do valor social, como organizador e orientador das atividades, auxilia na construção da noção de tempo para os alunos.
Segue um modelo:
Atividade Definição plantio Organizando grupos Revisão
segunda-feira
terça-feira
quarta-feira
quinta-feira
sexta-feira
(continua)
Passo a passo Estudo do solo Organizando o material Dia da plantação
Terceira atividade:
Construa com a turma, em forma de cartaz, uma lista de temperos conhecidos. Fixe-os no mural. Informe-os que, para melhor organização, a turma será dividida em grupos responsáveis por determinado cultivo.
A organização dos grupos pode seguir critérios de afinidades ou de potencialidades, cabendo a cada profissional de educação adequar à sua realidade.
Peça que cada grupo construa um pequeno cartaz com o nome do produto selecionado e dos alunos responsáveis por ele, para afixar no mural. Permita que cada um imprima sua criatividade na construção desse cartaz.
Quarta atividade:
Com a sala já organizada nos pequenos grupos, lance a pergunta: Como se cultiva a planta selecionada? Se não sabemos, como podemos aprender? Ouça as respostas dos grupos. Convide-os para sala de informática e/ou biblioteca para confirmação das hipóteses iniciais sobre o assunto. Ao retornar, permita que informem ao grande grupo as suas descobertas.
Sugira também como fonte os manuais contidos nos saquinhos de sementes, conforme imagens digitalizadas abaixo, pelos mesmos apresentarem textos curtos e já conterem o produto inicial para plantação.
Fonte: Imagem do saquinho original da semente utilizada na aula.
Distribua um saquinho de semente e os textos pesquisados na biblioteca ou na sala de informática.
Peça que cada grupo leia para si e depois para o grande grupo.
Quinta atividade:
Sugira a partir do texto lido e das informações pesquisadas, a construção de um "passo a passo" para facilitar o procedimento do plantio, lembrando-os das características e das finalidades desse tipo de texto. Lembre-os da adequação dos mesmos aos nossos propósitos porque somos "agricultores" iniciantes e que para irmos para a prática, devemos estar cercados de informação e cuidados. Também os alerte que o material produzido será importante para o seminário final, como registro do conhecimento aprendido e praticado. Peça, então, que cada grupo eleja um escriba para anotar o texto instrucional que o grupo criará coletivamente.
Você pode fornecer uma ficha padrão, com as partes que compõem um texto instrucional para facilitar a organização das ideias.
Exemplo de ficha instrucional:
(Título do plantio)
Materiais necessários:
Modo de plantar:
1o etapa:
2o etapa:
3o etapa:
4o etapa:
Circule entre os grupos, orientando as produções, tirando dúvidas quanto à ortografia, e quanto à adequação do vocabulário.
Após as produções serem concluídas, solicite que os escribas leiam para o grande grupo o texto produzido.
Recursos Complementares
Horta de temperos em vaso:
Avaliação
A avaliação se dará na observação da participação individual dos alunos na elaboração das tarefas, nas interações orais, na capacidade de trabalhar em grupos e na produção de textos adequando-os à situação solicitada.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.