BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, maio 28, 2012

Texto informativo >Horta> Instrucional>Produção> 28/05/12



TRABALHO COM TEXTO INFORMATIVO
PARA ELABORAÇÃO DE UM TEXTO INSTRUCIONAL.

 
Desenvolver as habilidades de interação oral e escrita.
Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos.
Produzir textos, adequando-os à situação e ao público alvo.
Ampliar o vocabulário.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ser leitor e escritor inicial.
Ter experiência em busca de informações em textos.

Estratégias e recursos da aula
Recursos:
Blocão
Imagens digitalizadas
Papel ofício
Lápis
Saquinhos de sementes

Estratégias:
Primeira atividade:
Organize uma roda de conversa e proponha a construção de uma horta na escola para fornecer temperos para a cozinha da escola, desta forma garantindo merendas mais saborosas e saudáveis.
Possibilite aos alunos expressarem suas opiniões, dúvidas e sugestões anotando tudo em um blocão.
Após o debate, releia para eles suas anotações, para melhor organização das ideias ali surgidas, e instituir a compreensão da função social do registro.
Informe-os que os conhecimentos aprendidos na construção da horta poderão ser socializados para as outras turmas em forma de um Seminário, a fim de estimular outras práticas igualmente construtivas para a escola.

Segunda atividade:
A partir do registro da roda de conversa, monte com os alunos um cronograma das atividades diárias e ou semanais para construção da horta. O cronograma, além do valor social, como organizador e orientador das atividades, auxilia na construção da noção de tempo para os alunos.
Segue um modelo:

Atividade     Definição plantio   Organizando grupos   Revisão  

segunda-feira
terça-feira
quarta-feira
quinta-feira
sexta-feira

(continua)
Passo a passo Estudo do solo    Organizando o material     Dia da plantação

Terceira atividade:
Construa com a turma, em forma de cartaz, uma lista de temperos conhecidos. Fixe-os no mural. Informe-os que, para melhor organização, a turma será dividida em grupos responsáveis por determinado cultivo.
A organização dos grupos pode seguir critérios de afinidades ou de potencialidades, cabendo a cada profissional de educação adequar à sua realidade.
Peça que cada grupo construa um pequeno cartaz com o nome do produto selecionado e dos alunos responsáveis por ele, para afixar no mural. Permita que cada um imprima sua criatividade na construção desse cartaz.

Quarta atividade:
Com a sala já organizada nos pequenos grupos, lance a pergunta: Como se cultiva a planta selecionada? Se não sabemos, como podemos aprender? Ouça as respostas dos grupos. Convide-os para sala de informática e/ou biblioteca para confirmação das hipóteses iniciais sobre o assunto. Ao retornar, permita que informem ao grande grupo as suas descobertas.
Sugira também como fonte os manuais contidos nos saquinhos de sementes, conforme imagens digitalizadas abaixo, pelos mesmos apresentarem textos curtos e já conterem o produto inicial para plantação.


 
Fonte: Imagem do saquinho original da semente utilizada na aula.
Distribua um saquinho de semente e os textos pesquisados na biblioteca ou na sala de informática.
Peça que cada grupo leia para si e depois para o grande grupo.

Quinta atividade:
Sugira a partir do texto lido e das informações pesquisadas, a construção de um "passo a passo" para facilitar o procedimento do plantio, lembrando-os das características e das finalidades desse tipo de texto. Lembre-os da adequação dos mesmos aos nossos propósitos porque somos "agricultores" iniciantes e que para irmos para a prática, devemos estar cercados de informação e cuidados. Também os alerte que o material produzido será importante para o seminário final, como registro do conhecimento aprendido e praticado. Peça, então, que cada grupo eleja um escriba para anotar o texto instrucional que o grupo criará coletivamente.
Você pode fornecer uma ficha padrão, com as partes que compõem um texto instrucional para facilitar a organização das ideias.

Exemplo de ficha instrucional:

(Título do plantio)

Materiais necessários:
Modo de plantar:
1o etapa:
2o etapa:
3o etapa:
4o etapa:
Circule entre os grupos, orientando as produções, tirando dúvidas quanto à ortografia, e quanto à adequação do vocabulário.
Após as produções serem concluídas, solicite que os escribas leiam para o grande grupo o texto produzido.

Recursos Complementares
Horta de temperos em vaso:


Avaliação
A avaliação se dará na observação da participação individual dos alunos na elaboração das tarefas, nas interações orais, na capacidade de trabalhar em grupos e na produção de textos adequando-os à situação solicitada.






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios