BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, fevereiro 02, 2013

A moedinha que queria comprar a felicidade > Estímulos literários e financeiros > 02/02/13


A moedinha que queria comprar a felicidade

O livro A Moedinha Que Queria Comprar a Felicidade, escrito e ilustrado pelo cartunista Nani, apresenta uma integração perfeita entre ilustrações e texto, mostrando uma narrativa “circular”, ou seja: o início e o fi nal estão ligados em uma mesma cena.
Além disso, o autor realiza um jogo muito original de metalinguagem.
Logo na primeira página o leitor se depara com um personagem que lê um livro.
A ilustração mostra que o livro da história é o mesmo exemplar que estamos lendo.
O texto é o seguinte: “E o menino abriu o livro e leu na primeira página...”.
Desse modo cria-se, desde o início, uma cumplicidade entre dois universos: o leitor real se vê
refletido no leitor personagem.
 Assim, realidade e ficção dialogam em um enredo repleto de ritmo e nonsense.
O personagem principal é uma moedinha que fica pronta na fábrica de dinheiro e começa sua longa viagem pelo mundo decidida a “comprar a felicidade”.
Ela se aventura em múltiplas transações de aquisições, vendas e trocas.
Passa pelas mãos de vários personagens das mais diversas classes sociais e percorre vários lugares (como uma padaria e uma loja de instrumentos musicais), viaja para Roma, cai na fonte dos desejos etc. Sua trajetória, repleta de obstáculos, é uma experiência que propicia ao personagem verifi car as fraquezas e os interesses das pessoas.
Nani consegue escrever do mesmo jeito que desenha: com ritmo e humor, com uma cena mais engraçada do que a outra.
O fi nal, surpreendente, mostra qual é essa tal de felicidade que a moedinha pode comprar.
De linguagem simples, direta, e ao mesmo tempo sofisticada, com usos de metalinguagem e referências literárias, esta obra pode ser adotada tada para crianças a partir de oito anos (leitor em processo) que já tenham domínio de leitura.
Aqui tem o projeto em detalhes, com atividades , metodologia, etc
http://editoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/themes/melhoramentos/catalogos/projetos_pedagogicos/fundamental_i/pdf/Moedinha/Moedinha/download.pdf

Uma história como essa do Nani é um bom exemplo do poder transgressor e bem-humorado da literatura, por meio da união entre ailustração e o texto e entre o imaginário e o real.
Depois de ler a obra, o leitor descobrirá que a felicidade que a moedinha queria comprar desde o início da história é representada pelo próprio prazer de ler, de adquirir conhecimento e cultura.
A grande diferença é que Nani mostra isso de um modo artístico, sem mensagens edifi cantes nem lições de moral.
É justamente esse aspecto libertário do texto que o educador deve ressaltar para as crianças.
O livro aborda a questão da cidadania e da pluralidade cultural?
Sim, mas o escritor faz isso nas entrelinhas e não de maneira explícita, porque a literatura, como arte, é a organização do pensamento aliada à liberdade da imaginação.


capa_moedinha


Caderno de atividades
Com texto pra teatro


Descobrindo o valor das coisas
Autores: Gustavo Cerbasi e Mauricio de SousaEste livro ajuda pais e professores na relevante tarefa de ensinar às crianças o valor das coisas e outros temas da educação financeira, de forma divertida e lúdica, com a ajuda da Turma da Mônica
Planejando sonhos
Educação Financeira que transforma alunos, pais e professores!
Objetivos:
★ Ter consciência sobre o valor do dinheiro.
★ Desenvolver hábitos de consumo consciente.
★ Planejar sonhos de curto, médio e longo prazo.
★ Desenvolver o hábito de poupar.
★ Refletir sobre o que o dinheiro pode comprar ou não
Vejam tudo aqui:



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios