BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, maio 02, 2012

Texto instrucional> Como fazer? 02/05/12

Como fazer?
Trabalhando com o gênero “Manual de instrução"


  O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Identificar finalidade de textos de diferentes gêneros e suportes;
- Desenvolver a capacidade de localizar informações;
- Desenvolver a capacidade de reconhecimento de usos e funções sociais de um determinado gênero (no caso da presente aula, trabalharemos o gênero “manual de instrução”).
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Você, professor(a), poderá conversar primeiramente com os alunos sobre o que eles sabem sobre o gênero “manual de instrução”, onde encontram, para que serve, qual a função social. Se possível, peça que eles tragam de casa algum manual de instrução para expor na sala.
Estratégias e recursos da aula
- Textos (manuais de instrução) para circulação entre os alunos, para que tomem conhecimento do gênero que irá ser explorado.
- Xerox do manual de instrução de como fazer um palhacinho, para desenvolver na prática o gênero manual de instrução;
- Materiais recicláveis: um rolo de papel higiênico (sem papel); um copo de iogurte (vazio); retalhos de pano; um botão; tinta guache; pincel; uma toalha lisa; canetinhas; tesoura; cola quente e cola branca.
Para desenvolver esta proposta você, professor, poderá dividir as atividades em 2 aulas. São aulas de caráter coletivo, que proporcionam várias discussões com a turma.
Primeira aula:
- Converse com seus alunos a respeito do gênero “manual de instrução”. Procure levantar hipóteses sobre o assunto, verificar conhecimentos prévios dos alunos.
Dica: Apresente alguns exemplos, como manuais de brinquedos, por exemplo, pois estes podem ser mais próximos da realidade infantil.
Explore com os alunos bastante os termos que aparecem nos manuais, apresente para que servem os manuais e como lê-los. Solicite que, se possível, as crianças olhem em casa com os pais quais manuais de instrução eles têm para expor na aula seguinte.
Segunda aula:
- Após ter explorado o gênero manual de instrução com os alunos; num primeiro momento, você, professor(a), poderá averiguar quem trouxe o texto solicitado. Caso tenham trazido, expor em um mural na sala de aula e socializar para os alunos quais manuais estão no mural. Se os alunos já dominarem a leitura pedir que alguns leiam seus manuais e expliquem para a turma.
Num segundo momento, os alunos irão “colocar a mão na massa” e construir um palhaço a partir de um manual de instrução, mediado pelo professor.
Você professor (a), irá distribuir os materiais para cada aluno e pedir que leiam o manual de instrução e que realizem passo a passo cada ação indicada. Caso não saibam ler, você poderá explorar as ilustrações, perguntando como eles acham que faremos para construir o palhaço. Posteriormente faça a leitura e depois iniciem o trabalho de confecção.
Logo, abaixo segue uma sugestão de manual:








Avaliação
Esta atividade procura introduzir uma das capacidades de leitura/compreensão de textos, de um gênero de circulação social, neste caso, o gênero manual de instrução. Você professor(a) poderá avaliar o aluno durante as aulas, em seu desempenho no entendimento de tal texto, através das discussões e da atividade proposta de fazer um palhaço. Esta atividade além de ter seus objetivos traçados, o de fazer com que as crianças identifiquem diferentes gêneros e suas finalidades, possibilita ensinar através da arte, de forma lúdica.







Link para essa postagem


Um comentário:

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios