ADIVINHAS: como trabalhar
Autor: Ana Beatriz G.Mota
Co-autor: Andréa Vassallo Fagundes
Adaptação literária: Krika
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Ler, com desenvoltura, diferentes adivinhas.
Participar de uma discussão sobre o tema demonstrando conhecimentos variados.
Envolver-se, ativamente, em uma brincadeira de adivinhação.
Confeccionar, em pequenos grupos, cartazes sobre adivinhas.
Expressar-se, através de desenhos, sobre o tema proposto.
Duração das atividades:
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
É necessário que os alunos compreendam que as adivinhas são criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro.
São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos.
Estratégias e recursos da aula:
1. O professor deverá distribuir aos alunos pequenas fichas coloridas contendo variadas adivinhas.
2. Pedir aos alunos que façam a leitura silenciosa das adivinhas.
3. Realizar uma discussão oral para que os alunos demonstrem o seu conhecimento sobre o tema.
Durante a discussão, ouvir dos alunos outras adivinhas, caso conheçam.
4. Explicar aos alunos que as adivinhas, também conhecidas como "o que é o que é' servem para se divertir.
São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro.
São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos.
5- Sugestão literária do LINGUAGEM:
Não tem cabeça nem pé,você sabe o que é?
Autor: Miriam Portela
Ilustrações: Glair Arruda
Explorando a tradição oral das adivinhas e do verso popular, a autora mobiliza a criatividade e a imaginação das crianças por meio de estrofes engraçadas e ambíguas, nas quais as perguntas suscitam muitas respostas possíveis e divertidas.
Assunto: Adivinhas.
Interdisciplinaridade: Linguagem Oral e Escrita,
Artes Visuais
Transversalidade: Pluralidade cultural, Temas
Locais, Afetividade.
Indicação: Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental
Propor aos alunos brincadeiras de adivinhação.
1- Copiar cada estrofe do poema em pedaços de papel e distribuir entre as crianças.
Cada uma lê sua estrofe, enquanto o conjunto da turma vai arriscando palpites, que vão sendo listados na lousa.
Ao final, discutem-se todos os palpites. Alguém acertou?
2- Para a realização da brincadeira, é necessário:
* selecionar um número de adivinhas igual ao número de alunos da sala para que todos possam participar perguntando e respondendo.
* dividir a turma em dois grupos (A e B, meninos e meninas/lado esquerdo e lado direito).
Caso queira mais sugestões de advinhas:
O site abaixo possui 136 modelos de adivinhas.
Como brincar:
1. Colocar em uma caixa de papelão encapada as adivinhas em pequenos pedaços de papel dobrado.
2. Chamar um aluno do grupo A, por exemplo, e pedir que retire um papel da caixa, abra-o e leia a adivinha em voz alta.
3. Os alunos do grupo B que souberem a resposta deverão levantar a mão.
4. O professor, como mediador, falará o nome do aluno que deverá responder.
5. Caso o aluno acerte, é anotado 1 ponto para o grupo.
6. O aluno que acertou a adivinha irá retirar um outro papel da caixa e lerá a adivinha para o grupo adversário e, assim, sucessivamente.
Professor: Fique atento para que todos os alunos participem da brincadeira.
7. Caso o aluno erre a adivinha, o grupo que leu a adivinha terá o direito de ler outra.
8. O grupo que fizer mais pontos ganhará a brincadeira.
2. Após a brincadeira, dividir a turma em pequenos grupos.
3. Cada grupo receberá pedaços de papeis cortados em forma retangular e escreverá uma adivinha em cada um.
4. A seguir, cada grupo deverá confeccionar um cartaz com as adivinhas e fazer um desenho relacionado a ela.
5. Os cartazes deverão ficar expostos no corredor da escola para apreciação dos alunos, professores, funcionários e familiares.
Fonte: escoladarcyribeiro.blogspot.com
Para baixar o cartaz clique:
Mais adivinhas:
Avaliação:
O professor deverá avaliar se o aluno:
Leu, com desenvoltura, diferentes adivinhas.
Participou de uma discussão sobre o tema demonstrando conhecimentos variados.
Envolveu-se, ativamente, em uma brincadeira de adivinhação.
Confeccionou, em pequenos grupos, cartazes sobre adivinhas.
Expressou-se, através de desenhos, sobre o tema proposto. Fonte:
Armazém do folclore
Ricardo Azevedo
Editora Ática
Neste armazém você vai encontrar de tudo!
Recomendar Ricardo Azevedo para mim é como "chover no molhado"...
Ele é "Pelé" da literatura folclórica!
Em outras postagens já citei este livro e tantas outras maravilhas dele.
É que, novamente, ele se encaixa nesta aula abaixo e acima...
Aprecio por demais suas obras, ufa! Alguma dúvida?
Obrigado sempre Ricardo Azevedo!
Você já ouviu falar da história da princesa que se perdeu na floresta?
E do duelo entre o sábio e o camponês?
Bom, se você nunca ouviu falar dessas histórias, não pode deixar de ler Armazém do folclore.
Mas, se você já as conhece, deve ler o livro para se deliciar com outros divertidos e assustadores contos, como, por exemplo, a história do Saci, da Iara, do Lobisomem, ai, ai, ai...
O livro traz também diversas quadrinhas para você brincar de rimar, além de brincadeiras com palavras, como trava-línguas e a língua do i.
Chame seus amigos e faça um festival de adivinhas.
No Armazém do folclore, você vai encontrar muitos “O que é, o que é?” e, na hora do descanso, vocês poderão saborear os quitutes das receitas do livro.
Tem cocada, pão de queijo, bolinho de chuva, huuummm!
E não é só isso não.
O livro também está recheado de ditados populares e frases feitas.
Você vai saber o que significa “matar cachorro a grito”, “ter minhoca na cabeça”, o que é alguém “cheio de dedos” e outras coisas que as pessoas vivem falando por aí.
Tudo isso com alguns desenhos em preto e branco e outros coloridos.
ADIVINHAS E FRASES FEITAS
Autor: Joseli R.Thomaz
Co-autor: Maria Cristina Weitzel Tavela
Objetivos:
■Valorizar a cultura popular
■Despertar o gosto pelas adivinhas
■Conhecer uma diversidade de frases feitas e a possibilidade de aplicá-las no nosso cotidiano.
Duração das atividades:
2 horas/aula Estratégias e recursos da aula:
AULA 1
1ª etapa
- Professor: inicie sua aula com uma adivinha:
“O que é? o que é?/ Todos têm duas / E você só tem uma?” (1)
- Deixe os alunos pensarem, analisando cada uma das partes da adivinha.
- Outra: “O que é? o que é? / Tira a roupa, aparecem os dentes; / Tira os dentes, aparece o corpo?” (2)
- Sabe as respostas, Professor?
- Explique aos seus alunos que a adivinha é uma fórmula enigmática em verso ou em prosa, cujo tema vem descrito “despistadamente”, através de suas causas, efeitos, contatos, qualidades, contrastes, equívocos, semelhanças ou diferenças, muitas vezes em expressões ambíguas e até obscuras, com a intenção de “quebrar a cabeça” de seu adivinhador.
É um jogo intelectual, cuja simples decifração é um verdadeiro divertimento.
Nele a metáfora, a homonímia, a analogia, a comparação desempenham papel muito importante.
Quanto mais obscura, mais interessante, porque força a inteligência e dá asas à reflexão e à interpretação.
- A prática de adivinhar vem da mais remota antiguidade e foram aceitas entre todos os povos das mais remotas eras.
Daí a sua importância no estudo da cultura popular.
- Uma adivinha se compõe, estruturalmente, de dois elementos:
1) uma fórmula interrogativa, que pode ser introdutória ou de arremate;
2) uma declaração descritiva do tema, apresentando um ou vários aspectos do objeto, definidos em termos de ambiguidade ou de contradição, visando a confundir o ouvinte.
No Brasil, as adivinhas são comumente colocadas por: “O que é? o que é?”
- Outra: “O que é? o que é? / Rico faz quando quer,/ Pobre quando pode / E cachorro a toda hora?” (3)
- Consulte o site para outras informações e mais adivinhas.
http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/adivinhas.htm
- Peça aos seus alunos que tragam para a próxima aula o maior número possível de adivinhas para que seja feito um campeonato.
Lembre a eles que deverão trazer as respostas, mas não poderão mostrá-las aos colegas.
Seria mais interessante que estas adivinhas fossem colhidas oralmente por eles com pessoas da família, da vizinhança, da comunidade.
2ª etapa
- Campeonato de adivinhas:
1) Divida a turma em 2 grupos.
2) Definindo a vez por sorteio, um membro do grupo A deverá apresentar uma adivinha para que um membro do grupo B (também definido por sorteio) tente responder.
3) Depois, um membro do grupo B faz a pergunta para um membro do grupo A, que deverá responder. Todas as vezes os membros dos grupos deverão ser sorteados.
4) Quando houver acerto, ponto para o grupo que acertou.
Quando a resposta estiver errada, o grupo que perguntou é que ganhará o ponto.
5) Será eliminado da disputa o membro que responder fora da sua vez.
6) Quando cada um dos membros dos grupos perguntar 1 vez e responder 1 vez, deverá ter seu nome retirado do sorteio.
7) Ganhará o grupo que obtiver mais pontos.
OBS: Professor, você pode variar a organização do campeonato da maneira que quiser.
Esta é uma sugestão.
O interessante é fazer a atividade do campeonato, de maneira que os alunos possam conhecer o maior número possível de adivinhas, despertando o gosto por elas e valorizando a nossa cultura popular.
- Em tempo: Respostas das adivinhas anteriores:
(1) A letra “o”.
(2) Espiga de milho.
(3) Festa.
AULA 2
- Professor: inicie esta aula fazendo uma apresentação de algumas frases que são comuns em nossa oralidade.
Pergunte se os alunos conhecem estas frases:
a) Dormir com as galinhas. b) Sair cuspindo fogo. c) Chover no molhado.
- Solicite que eles imaginem uma situação em que tais frases possam ser usadas.
Mostre que elas têm que ser entendidas no seu sentido figurado e não literal, pois se assim não fosse, o significado delas mudaria por completo.
Oriente-os na compreensão destas frases no seu sentido literal; depois a diferença de sentido quando o sentido é figurado, metafórico.
- Esclareça que estas são chamadas de frases feitas, que são locuções populares, expressando a profunda sabedoria e o vivo espírito de observação do povo.
Muitas delas são eufemismos, de maneira a evitar palavras feias ou tabus.
- Pergunte se eles conhecem outras frases feitas.
Deixe-os falarem e explicarem o significado.
- Separe a turma em duplas ou trios (da maneira que preferir).
Distribua uma frase para cada dupla (ou trio) e peça que eles imaginem uma situação em que tal frase seja empregada.
Depois disso, eles deverão escrever esta situação em forma de uma pequena narrativa.
- Sugestões de frases:
1) Querer tapar o sol com a peneira.
2) Pedir pinico.
3) Ser carne de pescoço.
4) Ter o olho maior do que a barriga.
5) Conversa mole pra boi dormir.
6) Falar pelos cotovelos.
7) Arranjar sarna pra se coçar.
8) Pôr mais lenha na fogueira.
9) Custar os olhos da cara.
10) Ir a Roma e não ver o Papa.
11) Pular de galho em galho.
12) Meter a viola no saco.
13) Procurar chifre em cabeça de cavalo.
14) Desse mato não sai coelho.
15) Ficar de orelha em pé.
- Depois da produção da pequena narrativa, solicite aos alunos apresentarem oralmente seus textos para os colegas.
Posteriormente, eles poderão ilustrar seus textos e fazerem um mural no corredor da escola com as produções, de modo a socializarem o trabalho.
- Sugira, também, que eles recolham com outras pessoas diferentes frases feitas que sejam comumente utilizadas pelo povo.
Estas frases farão parte do mural, que poderá receber o título de “A sabedoria do povo”.
Recursos Complementares:
Avaliação:
Avalie o mural organizado pela turma, junto com os alunos. Peça que eles levantem pontos positivos do trabalho realizado e a participação de cada um na execução da atividade. Deixe que façam sua auto-avaliação.
Fonte:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21286
Feito pela prof Emanuelle Martins
Grupo face/Ensino infantil
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