BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, agosto 07, 2011

Literatura>Adivinhas> Matemática e Afins> 07/08/11

O que é, o que é?
Unidade, dezena e centena
nas adivinhações
Autor: Sandra Maria R.Arruda
Co-autor:Celia Brito Teixeira Gama
Objetivos:Identificar a ideia implícita na adivinhação.
Associar as adivinhas ao conteúdo trabalhado.
Criar adivinhações com o conteúdo desenvolvido.
Duração das atividades: 2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
-noções de unidade, dezena e centena
-noções do algoritmo da adição e subtração
Estratégias e recursos da aula:
Atividade 1
Apresente cartelas de duas cores com perguntas e respostas de adivinhas coladas no verso.
As perguntas em cartelas azuis e as respostas em cartelas vermelhas.
Como jogar:
As cartelas devem ser embaralhadas e colocadas no centro da roda, viradas para baixo.
 Cada jogador escolhe duas cartelas, uma de cada cor, ou seja, uma pergunta (cartela azul) e uma resposta (cartela vermelha) das adivinhações.


Caso a criança encontre respectivamente a pergunta e a resposta da adivinha, continua o jogo.
Caso contrário, devolve as cartelas para o centro da roda e passa a vez.
O jogo termina quando todas as adivinhas forem descobertas.
O professor deverá selecionar adivinhas cujos enigmas apresentem noções que envolvam contagens.
Algumas sugestões de adivinhas:
1. Era uma boiada de 100 bois, no caminho morreram quarenta. Quantos ficaram?
R: Os quarenta que morreram (centena e dezena)
2. Quem de 20 cinco tira?
R: 15 (subtração: 20-5=15)
3. Uma sala tem quatro cantos,
Cada canto tem um gato,
Cada gato vê três gatos,
Quantos gatos são?
R: quatro (unidade)
Após o desafio, cole todas as adivinhas em um grande painel na sala de aula.
Converse com os alunos sobre as noções matemáticas que aparecem nas adivinhações.
Estimule os alunos a observarem as noções apresentadas e anote as descobertas feitas por eles.
Atividade 2
Faça um jogo de trilha gigante com placas de E.V.A., que representam casas numeradas.
Faça os números com E.V.A. preto e cole-os nas placas.
Confeccione cartas de papel-cartão com 50 cm X 30 cm e escreva nelas algumas adivinhas retiradas do painel da atividade 1 e outras desconhecidas dos alunos.
Monte a trilha com a turma e peça opiniões sobre as mensagens de algumas casas, como:
casa 3 – “ande 5 espaços”; casa 7 – “você errou o caminho, volte 2 casas...”; casa 12 – “pegue uma carta e descubra a adivinha.
Se acertar, jogue novamente e ande 2 casas. Se errar, volte 2 casas ou fique uma rodada sem jogar...” e assim por diante.
Para jogar, o aluno deverá lançar um dado gigante (encontrado em magazines populares) e andar a quantidade de casas que o número do dado indicar.
Cada casa terá uma mensagem que fará o aluno avançar ou recuar no jogo. Intercale as adivinhas ao jogo de trilha.
Vence quem chegar ao fim em primeiro lugar.
Outra sugestão é propor, no fim do jogo, que os alunos inventem outras adivinhas e confeccionem mais cartas para o jogo de trilha.
 O professor deverá fazer a revisão dos textos com os alunos para que, juntos, possam corrigir os eventuais erros de ortografia, de concordância verbal e nominal, pontuação etc.
Exemplos de algumas adivinhas nas cartas do jogo:
1- Tenho uma dezena e acrescento mais dois, mas o número que quero vem logo depois. Quem é ele?
2- São 127 unidades que me formam, se tiro 1 dezena logo me transformo. Quem eu sou?
3- Ele tem 3 grupos de 100 e mais 5 unidades. Juntos o que formam... Diga logo a verdade?
Atividade 3
Faça uma roda com a turma e escolha uma criança do grupo para começar a brincadeira.
Entregue uma bola de borracha e explique que cada criança terá que falar um numeral e arremessar a bola para um amigo escolhido por ela.
O amigo deverá segurar a bola e criar uma adivinha com/para o número falado.
Depois, a criança que segurou a bola, vai escolher outro amigo, lançar a bola e fazer um novo desafio para ele, dando continuidade a brincadeira.
Recursos Complementares: RECOMENDO:
Meu Livro de Folclore – Ricardo Azevedo – Editora Ática
Dicionário do Folclore Brasileiro – Luís da Câmara Cascudo – Editora Global
Avaliação:
O professor, na realização das propostas feitas durante as atividades, terá oportunidade de avaliar a turma quanto ao desenvolvimento do cálculo mental e da composição do numeral; da criação de adivinhas, utilizando a ortografia correta, concordância verbal e nominal e pontuação adequada.
Partindo da avaliação feita, planejará novas atividades envolvendo o tipo de cálculo necessário naquele momento.



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios