Dramatizando contos
Autor:Lívia F.Neves
Co-autor:Andréa Vassallo Fagundes
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno desenvolverá a linguagem oral e corporal, expressando-se diante dos colegas para dramatizar um conto lido por eles.
Duração das atividades: Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
O aluno deverá ter tido contado com o gênero conto e compreendido suas especificidades.
Estratégias e recursos da aula:
Momento 1
O professor iniciará a aula relembrando que contos são histórias inventadas por alguém e transmitidas de geração para geração.
Ele poderá também ler o conto abaixo, como forma de exemplificar o conceito.A menina e o leite
A menina era só alegria.
Era a primeira vez que iria à cidade, vender o leite de sua querida vaquinha.
Colocou sua melhor roupa, um belo vestido azul,e partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça.
Ao caminhar, o leite chacoalhava dentro da lata.
A menina também, não conseguia parar de pensar.
"Vou vender o leite e comprar ovos, uma dúzia."
"Depois, choco os ovos e ganho uma dúzia de pintinhos."
"Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas."
"Vendo os galos e crio as galinhas, que são ótimas para botar ovos."
"Choco os ovos e terei mais galos e galinhas."
"Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas."
"Se cada porca me der três leitõezinhos, vendo dois, fico com um e ..."
A menina estava tão distraída em seus pensamentos, que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo.
Lá se foi o leite branquinho pelo chão.
E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitõezinhos pelos ares.
Momento 2
Em seguida, dividirá a turma em grupos de quatro alunos e entregará um conto para cada grupo.
Os contos poderão ser escolidos no site:
Momento 3
O professor pedirá para que cada grupo apresente o conto para os colegas, realizando uma dramatização.
Explicar para eles dividirem as partes do conto, podendo cada um ser um personagem ou o narrador do texto.
Informá-los que eles deverão apenas guardar a história e as falas, não precisando decorar, ou seja, falar do mesmo jeito que está na história.
Incentivá-los a treinar em casa as falas e a levarem algum objeto ou até mesmo roupa para apresentarem o conto.
O professor deverá orientar cada grupo para dividir as partes e fornecer ideias de materiais ou vestimentas para utilizar no dia.
Momento 4
Após um treino por parte dos alunos, em aulas seguintes, os alunos apresentarão a sua dramatização.
Caso haja disponibilidade, o professr poderá fornecer um tempo da aula para os alunos ensaiarem.
Essa atividade é muito rica, pois oportuniza o desenvolvimento da linguagem oral, a expressividade do aluno e a interação com os seus pares.
Por isso, caso o professor tenha disponibilidade na escola, ele poderá filmar a atividade para que, num outro momento ,seja assistida por todos.
Avaliação:
O professor avaliará a linguagem oral do aluno, verificando se ele apresenta desenvoltura para se expressar.
Será avaliada, também, as interações estabelecidas, ou seja, se o aluno foi capaz de se envolver com seus pares de forma harmônica e prazerosa.
Observação:Linguagem possue outras postagens referetes a Menina do leite,inclusive dobraduras.
Produzindo textos
Autor:Fernada M Simões
Co-autor:Clenice Griffo
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ao final dessas atividades esperamos que o aluno:
- Aprenda a escrever histórias, respeitando seu tema central e desdobramentos.
- Aprofunde o aprendizado das habilidades de planejar e revisar o texto de acordo com o tema e o gênero, no caso a narrativa.
Duração das atividades:As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 40 a 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Essa sequência didática é indicada para as crianças que já se apropriaram do sistema alfabético e já tenham participado de atividades de revisão textual.
Estratégias e recursos da aula:
Caro professor, um dos focos dessa sequência didática é o trabalho de revisar textos de uma forma autônoma.
Lembramos que essa capacidade é desenvolvida a partir de orientações e que necessita ser trabalhada permanentemente.
A proposta é dirigida para alunos que já tiveram experiências com a revisão e reescrita de textos e, por isso, já tenham se apropriado de alguns conhecimentos em relação a esse procedimento.
Caso os alunos ainda não tenham participado de atividades que envolvem a produção e a revisão de textos, recomendamos que você desenvolva outras atividades sugeridas pelo portal que enfoquem essas capacidades.
É importante que, antes de revisarem um texto individualmente, as crianças participem de diversas atividades que proponha a revisão coletiva dos textos.
Atividade 1: Conhecendo a história “A menina e o leite”
Objetivo: Conhecer a história “A menina e o leite”
Desenvolver estratégias de leitura
Sugerimos que sejam desenvolvidas duas atividades de leitura da história “A menina e o leite”, retirada do site:
1. Leitura com pausa protocolada.
Por meio desse procedimento, o professor interromperá a leitura e pedirá às crianças que levantem hipóteses sobre o conteúdo da história de acordo com que já foi lido.
Assim, recomendamos que, primeiramente, você leia somente o título da história.
As crianças deverão dizer o que pode acontecer em uma história envolvendo uma menina e o leite.
Em seguida, continue a leitura e a interrompa novamente no momento em que a personagem cai no chão. Proceda da mesma forma e pergunte aos alunos o que pensam que a menina irá fazer após essa 'tragédia'. Ao final, a turma poderá verificar se as hipóteses levantadas se confirmaram.
2. Em outra aula, divida o texto em partes, entregue-as para as crianças e peça que montem a história.
Por meio desse procedimento, os alunos deverão ler e entender cada parte da história para que seja colocada na ordem correta.
A Menina e o Leite - Outra versão
Catarina, com seu vestido xadrez e avental branco, chinelinhas de palhas trançadas de vermelho, ia para o mercado, levando na cabeça uma lata com o primeiro leite de sua vaquinha mocha.
Ia contente da vida e a falar sozinha:
- Vendo o leite e compro uma dúzia de ovos de raça poedeira.
Ponho os ovos para chocar e, depois de vinte e um dias, sai uma dúzia de pintos.
Morrem uns dois, eu sei, mas ficam dez: cinco frangos e cinco frangas.
Crio os frangos e vendo-os a Cr$ 1,20.
As frangas viram cinco botadeiras.
Pondo cada uma 150 ovos por ano, mais ou menos, fico com 750 ovos. Choco todos.
Fico, então, com 750 pintos, descontando uns 100, que, decerto, morrem, fico com 650 entre frangos e frangas.
Vendo os frangos, uns 300, talvez, a Cr$ 1,20 ou Cr$1,30 e fico, fico, então, com ...
E Catarina deteve-se para fazer as contas.
Tentou, tentou e não acertou. Era muito dinheiro, e a conta muito difícil para fazer de cor.
- Com esse dinheiro hei de comprar umas seis porcas de cria e uma cabrita.
Nisso, Catarina tropeçou e caiu com a lata e tudo.
Levantou-se depressa, limpou o vestido e olhou triste para o leite que escorria pelo caminho.
- E agora?
E as 5 botadeiras, os 656 frangos, as 6 porcas e a cabritinha?
Catarina levou o avental aos olhos e pôs-se a chorar.
Fonte: As mais belas histórias: terceiro livro de Lúcia Casasanta. Editora do Brasil em Minas Gerais.
Atividade 2: Imaginando finais diferentes para a história.
Objetivo: Em duplas, escrever um final criativo para a história lida.
Proponha aos alunos a escrita de um novo final para a história.
Primeiramente você solicitará a realização da atividade oralmente.
As crianças deverão falar o que poderia acontecer na história após a queda de Catarina.
Estimule-as a serem criativas e faça as intervenções necessárias para que o texto criado seja coerente com a história.
Sugerimos que você converse com a turma sobre o que significa produzir um texto.
Procure deixar claro que devemos planejar o queremos dizer de acordo com o tipo de texto que devemos elaborar.
No caso da produção do final de uma história, podemos organizar um pequeno esquema com as informações que desejamos usar, por exemplo.
Além disso, é importante não terminar o texto logo após a primeira escrita.
É necessário revisá-lo, ler novamente o que foi escrito e verificar se atendemos ao objetivo do texto e não nos esquecemos de nada.
Após as discussões, sugerimos que a turma eleja um final para ser escrito coletivamente.
Recomendamos que você escreva no quadro, em tópicos, o que aconteceria nesse novo final.
Em seguida, peça aos alunos que contem novamente (de forma oral) o novo final.
Se necessário, a turma deverá consultar o esquema feito para que não se esqueçam de nenhuma informação.
Divida a turma em duplas e peça que escrevam o final selecionado em uma folha separada.
Relembre os tópicos registrados no quadro e peça que não se esqueçam de nenhum deles.
Durante a atividade, os alunos poderão consultar o esquema feito coletivamente.
Nesse momento, é importante que você esteja à disposição das crianças para esclarecer as dúvidas.
Ao final os alunos deverão entregar o texto para que a revisão seja feita em outro dia.
Atividade 3: Revisão do texto do colega
Objetivo: Revisar o texto de acordo com os critérios combinados anteriormente com a turma.
Nessa atividade, cada dupla revisará o texto produzido pelos colegas.
É importante explicar à turma que quando escrevemos um texto devemos revisá-lo para verificar se nossas idéias estão claras e se não estão faltando informações para o leitor entender o que queremos dizer.
Relembre aos alunos algumas atividades em que tiveram que revisar e reescrever os textos produzidos.
Uma das formas de revisar o texto é pedir ao colega que o leia e avalie se escrevemos de uma forma que outras pessoas possam compreender.
Com esse procedimento, os alunos poderão aprender a revisar textos de acordo com critérios pré estabelecidos.
Deixe disponível no quadro o esquema feito na aula anterior com os tópicos que deveriam ser abordados no novo final da história.
Esclareça aos alunos que deverão fazer a revisão do texto produzido pelo colega.
Para isso, sugerimos que você oriente as crianças a seguirem os seguintes procedimentos:
1.Primeiramente, deverão ler o texto e verificar se ele está de acordo com o esquema feito pela turma.
Para isso, incentive os alunos a consultarem o esquema no quadro.
Caso falte alguma informação, o revisor deverá escrever a seguinte frase: “Faltou você colocar que...”
2. Após esse procedimento, os alunos deverão ler novamente o texto e marcar de lápis de cor alguma parte que possam não ter entendido.
A dificuldade de entendimento da frase pode ser causada por frases confusas ou por palavras escritas erradas, por exemplo.
Durante a atividade, é importante que você oriente os alunos em relação à revisão.
Se necessário, após recolher o texto, complemente a revisão feita pelo aluno.
Atividade 4 Reescrita do texto
Objetivo: Reescrever o texto de acordo com as observações feitas pelo colega
Nessa atividade, os alunos deverão reescrever o texto em outra folha de acordo com as observações feitas pelo colega.
Antes de iniciar a reescrita, relembre às crianças os critérios adotados na revisão realizada na aula anterior.
Os alunos poderão escrever o texto no caderno, reescrevendo a frase que não pode ser entendida e complementando as informações que faltaram, caso necessário.
Esteja disponível para ajudá-los nessa atividade, orientando-os em relação ao modo de reestruturar o texto.
Recursos Complementares:
A leitura do livro abaixo poderá oferecer mais elementos para refletir sobre a prática de produção de textos na escola:
Reflexões sobre práticas escolares de produção de textos. Autora: Gladys Rocha Editora: Autêntica
Avaliação:
Para verificar se os alunos avançaram no processo de aprendizagem da escrita de histórias, você poderá pedir que elejam uma história que já dominem, ou seja, que saibam recontar oralmente, e escrevam um novo final para ela.
É importante observar se, em comparação com a primeira escrita, as crianças avançaram no domínio dessa competência.
Além disso, os alunos deverão revisar o texto de acordo com os critérios combinados pela turma.
Essas atividades permitirão perceber o que já foi aprendido pelos alunos e o que ainda necessita ser trabalhado.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.