BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, agosto 07, 2011

Reescrita de uma fábula>Aula>Produção de textos> 08/08/11

REESCRITA DE UMA FÁBULA

Autor: Ana Alice C.Santos Victor
Co-autores: Suzana M.B.Medeiros,Claúdia L.Sena
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
As crianças na faixa etária de 6 anos de idade com esta aula terão a oportunidade de:
- Ampliar os conhecimentos sobre a linguagem escrita;
- Trocar conhecimento com o colega;
- Valorizar o trabalho em parceria;
- Refletir sobre as características do sistema alfabético;
- Fazer ilustrações considerando a complementaridade com o texto escrito.
Duração das atividades: UMA AULA
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado situações didáticas envolvendo a leitura de fábulas.
Estratégias e recursos da aula:
ATIVIDADE 1
O professor inicia a aula lendo com a turma a lista dos títulos das fábulas contadas em sala.
1- A CIGARRA E A FORMIGA
2- A RAPOSA E AS UVAS
3- O LEÃO E O RATINHO
4- A MENINA DO LEITE
5- A GANSA DE OVOS DE OURO
6- A LEBRE E A TARTARUGA
7- O CORVO E A RAPOSA
8- A RAPOSA E A CEGONHA
9- O VELHO, O MENINO E O BURRO
10- O SAPO E O BOI
ATIVIDADE 2
 O professor propõe a turma reescrever, em trios, as fábulas lidas em sala durante a hora da história.
Em seguida organiza os trios de trabalho listando a fábula que cada grupo irá reescrever definindo qual a função de cada criança na realização da tarefa - uma criança assumirá o papel de escriba e as outras duas de contadoras e de informantes acerca das regras que regem a nossa forma de escrita.
Sugerimos que a criança escriba esteja vivenciando a hipótese silábica em seu processo de construção da escrita.
Uma das crianças informantes deve estar vivenciando a hipótese silábica alfabética.
Essa constituição contribuirá para o avanço de todas as crianças do trio, pois permitirá o confronto de suas ideias acerca de como se faz para escrever, ou seja, como a escrita funciona.
 Durante a atividade o professor vai passando pelos grupos observando como as crianças procedem na escrita do texto, ajudando-as a lembrarem da fábula, questionando que letras podem usar para escrever.
Ao chegar junto a um trio que já concluiu a reescrita, o professor solicita às crianças que leiam o que escreveram.
ATIVIDADE 3 
Após a conclusão da reescrita cada trio produz uma ilustração para a sua fábula.
ATIVIDADE 4
O professor convida as crianças para a roda e realiza a leitura do texto de cada grupo.
Neste momento as demais crianças podem apreciar os textos lidos comentando se faltou alguma informação e se ela era importante para a compreensão da fábula.
ATIVIDADE 5 
Concluído o momento de leitura e apreciação da reescrita das fábulas, o professor organiza um painel com o material produzido por cada trio, expondo-o em algum lugar onde a comunidade escolar possa apreciar.
Recursos Complementares:
(Para ter acesso as imagens da atividade 1,ao acessar o site digite imagens de fábulas na caixa de pesquisa e clique em pesquisar).
Neste site clique no link tudo sobre alfabetização, em seguida clique no link prática pedagógica e acesse o texto "Ditado para o professor: produção de texto oral com destino escrito".
Para ter acesso ao vídeo sobre a mesma temática, no link prática pedagógica, clique em vídeo e acesse o título "Ditado para o professor: produção de texto oral com destino escrito".
http://criancas.uol.com.br (Ao acessar o site clicar no link histórias.
Este link contem algumas fábulas com a animação)
Avaliação:
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
- Ampliaram os seus conhecimentos sobre a linguagem escrita;
- Trocaram conhecimento com os colegas;
- Valorizaram o trabalho em parceria;
- Refletiram sobre as características do sistema alfabético.
-Fizeram ilustrações considerando a complementaridade com o texto escrito.






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios