BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, agosto 13, 2012

Érica e os girassóis>Estímulos literários> Van Gogh entre outros>13/08/12


Érica e os Girassóis e Mona Lisa
James Mayhew
Editora Moderna

Érica é uma menina de 6 anos que adora ir com sua avó ao museu de artes.
Em cada visita Érica se envolve em aventuras que dão vida aos personagens das obras de arte.
Érica tenta pegar algumas sementes de girassol do quadro de Van Gogh, mas o vaso cai e as flores ficam esparramadas pelo chão.
Érica ouve risadas, olha ao redor ,mas não havia ninguém.... O riso vinha de um quadro chamado Meninas bretãs dançando, de Paul Gauguin.
Érica foi entrando pelo quadro,conversando com as meninas.
Estavam numa fazenda, Maria,Marieta e Mimi.
Riam de Érica, que se desculpava por derrubar o vaso de girassóis. Ajudem-me a limpar, disse ela. As meninas disseram que estavm cansadas,pois haviam dançado muito, porém, se levassem o cachorrinho Zico ajudariam na limpeza....
Elas saíram do quadro, Mimi e Érica juntaram os girassóis,mas Zico queria brincar, numa bocada agarrou as flores e saiu correndo.
Elas saíram correndo atrás de Zico,mas ele era rápido.
De repente, deu um pulo e entrou no quadro Café terrace à noite, de Vicente Van Gogh, e desapareceu lá dentro.
As meninas pularam também. Zico se recusava a largar os girassóis.
Corria em disparada por entre as mesas e as cadeiras do café. Pratos quebravam e copos voavam.Até o garçom se desequilibrou com a bandeja, ficou bravo,  foi em direção a elas,que saíram deste quadro.
O garçom atrás delas.... Elas então puxaram a toalha do quadro  A Natureza-morta com maçã e laranjas de Paul Cézanne. As fruteiras tombaram, maçãs e laranjas rolaram pelo chão bem na hora do garçom passar e daí...Ele foi pro chão.
Mimi continuou procurando seu caõzinho, choramingou pensando tê-lo perdido. Mas...Ouviram latidos dele .
Zico havia deixado as floers pelo chão e estava latindo para um belo cachorro numa pintura chamada Pastorais taitianas, de Paul Gauguin.Assim que o outro cão laitu, Zico pulou para dentro do quadro.
Zico e o cachorro do quadro latiam um para o outro, abandando suas caudas.
-Bem vindas à noss ilha, disseram as dua smoças que estavam perto.
Tudo ali era muito calmo,cheio de paz e o perfume de lírios e outars flores enchia o ar. As ondas do mar acariciavam a areia da praia.Mas Érica estava comum calor danado:
-Vamos entrar na água!
Enquanto isto Zico fazia mais arte,de repente sumiu num buraco, de  tanto que cavou.
As meninas olharam para dentro do buraco e viram um baú cheio de moedas.
As moças da ilha não precisavam de moedas, então Érica e Mimi levaram suas mãos cheias do tesouro encontrado. Ao sair do quadro preferiram devolvê-las.... Zico já estava farejando outra coisa....Eram sementes de girassol..Foi sorte delas, pois estavam perdidas nos corredores do museu. Assim chegaram até à natureza morta de Cézanne. O garçom estava lá parado com um pedaço de papel na mão. Era a conta dos bolos e todo o resto da bagunça feita  no restaurante..Érica pagou com moedas que estava em seu bolso.  Assim,o garçom feliz, retornou par o café.
Érica e Mimi seguiram a trilha de sementes, que acabava em frente ao quadro dos girassóis. Érica separou algumas sementes,embrulhou-as num lencinho e guardou-as no bolso de seu casaco. Então arrumou cuidadosamente os girassóis e os colocou de volta no quadro.
Agradeceu a ajuda de Mimi,  esta disse adeus e pulou de volta para o quadro com seu cão Zico.
Esta história inclui :
Reprodutivos de Girassóis de Vincent Van Gogh, as meninas de Breton dançando, de Paul Gauguin , Café terrace a noite,de Vincent Van Gogh, Maçãs e Laranjas, de Paul Cézane e Pastorais Taitianas, de Paul Gauguin.

Ouvindo a história: AQUIAQUI

Metodologia do trabalho interdisciplinar:
• 1º Integração de conteúdos
• 2º Passar de uma concepção fragmentaria para uma concepção unitária do conhecimento ;
• 3º Superar a dicotomia entre ensino e pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências
• 4º Ensino- aprendizagem centrando numa visão de que aprendemos ao longo da vida ( educação permanente)
Obra de estudo: “Girassóis-Interpretação de Imagens”
• a) inicialmente,a presente a obra “Girassóis” aos alunos e faça com eles a leitura formal- ‘ Olhando as obras de artes”.
• b)No segundo momento faça com as crianças, a leitura interpretativa- “Olhando as obras de arte”
• c) Fale sobre o artista Vincent van Gogh, seu estilo, as cores usadas nas obras, os temas, a técnica, o impressionismo, o pós-impressionismo e o expressionismo
• d)Mostre outras obras de Vincent van Gogh.
• e) Peça aos alunos que pesquisem o que acontecia no Brasil e no mundo na Década em que o quadro foi produzido por Van Gogh
• f) Converse com os alunos sobre as plantas, plantas que dão flores ,especificamente sobre os girassóis, épocas de plantio, cuidados necessários, tempo para floração, o giro de acordo com a mudança do sol, etc.
• g)Conversem sobre as pessoas que plantam flores, que comercializam, os preços praticados desde a saída dos viveiros até as floriculturas, etc.
• h)Falem sobre os sentimentos que afloram no ato de dar ou no momento que recebemos flores, As diferenças provocadas nos ambientes floridos
• i)Proponha aos alunos que criem sua própria obra de arte com girassóis, utilizando diferentes materiais expressivos .
Leitura de Imagens – Obras:
• Qual o tema da imagem analisada ? Nome da imagem, artista e período.
• As linhas:finas ou grossas, verticais, horizontais ou diagonais ? Vigorosas, espontâneas ou contidas?
• As formas: inspiradas na natureza ou na imaginação ? Geométricas ou orgânicas? Regulares ou irregulares?
• Qual é a escala de valores do trabalho ? Existe um contraste de tonalidades entre o claro e o escuro ou as passagens acontecem com suavidade? Ou esta tonalidade não existe ?
• Falando de textura : Macia ou áspera, real ou simulada ?
• A linguagem trabalha (gravura, escultura, pintura, desenho, arquitetura, instalação, fotografia, etc) .
http://professoramariaines.blogspot.com.br/2011_01_01_archive.html



O girassol Solitário

Autor :Núbia Silvia Guimaraes Paiva
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Compreender a importância do girassol;
• Conhecer os diferentes tipos de girassóis;
• Aprender sobre modos de preparo da terra para plantio;
• Compreender noções de medidas e grandezas;
• Ampliar a linguagem oral e escrita;
• Desenvolver valores humanos de amizade e cuidado.
Duração das atividades
6 horas aulas
Estratégias e recursos da aula
Primeiro Momento:

O/a professor/a leva para a sala de aula a história infantil “ O Girassol Solitário” de Sandra Diniz Costa, que pode ser encontrado no http://mundinhodacrianca.blogspot.com/2009/09/historia-infantil-o-girassol-solitario.html.

Nessa história Giraflor que é um girassol, está sozinho e triste e reclama com o sol.
O sol lhe explica que é preciso conquistar amigos para não ficar sozinho mas Giraflor não sabe direito como é que se conquista amigos.
 Quando chegam amiguinhos perto dele não compreende que pode ajudá-los, por isso continua sozinho.
Só depois de um diálogo com o sol é que Giraflor compreende o significado da amizade e passa então a compartilhar o que tem.
Depois de contar a história para as crianças, o/a professor/a conversa com elas sobre os valores trazidos pela história fazendo questionamentos do tipo.
 “Vocês têm amigos?” como é ter amigos?
O que é importante fazer com os amigos para deixá-los felizes?
O que deixam seus amigos tristes?”
Dessa forma o professor vai problematizando com as crianças questões relacionadas ao convívio em sala de aula e levando-as a perceber o quanto é importante ter amigos.
Segundo Momento:
O/a professor/a convida as crianças a fazerem uma homenagem a seus amigos, plantando sementes de girassol em um canteiro da escola.
Cada criança escolhe o amigo que vai homenagear.
Escreve o nome e desenha esse amigo.
Terceiro Momento:
Com o auxílio do/a professor/a as crianças fazem uma pesquisa na biblioteca da escola sobre como preparar o solo para o plantio.
 Depois fazem uma entrevista com uma pessoa da área de ciências que vai explicar como deve ser esse processo.
As questões da entrevista são previamente elaboradas pela turma e escritas em fichas de forma livre.
No momento dessa escrita o/a professor/a vai passando de carteira em carteira e fazendo a reescrita com as crianças.
Um trabalho interdisciplinar.
Quarto Momento:
Finalmente chega o dia do plantio, a terra é preparada por pequenos grupos que se intercalam com a ajuda do/a professor/a.
Depois do plantio, as crianças visitam diariamente o canteiro para observar como está o crescimento dos girassóis.
O/a professor prepara fichas de registro colocando a data do plantio e a data da observação feita pela criança, assim é possível construir uma linha do tempo.
As crianças podem utilizar pranchetas como suporte todas as vezes que forem fazer o registro para possibilitar tal atividade perto do canteiro.
Quinto Momento:
 Os pés de girassóis crescem bastante ultrapassando o tamanho das crianças.
Assim é importante medi-los e compará-los com o tamanho das crianças trabalhando dessa forma grandezas e medidas.
Sexto Momento:
Depois que os girassóis secarem surgirá o questionamento por parte das crianças sobre a morte dos girassóis uma vez que o tempo de vida deles é curto (em torno de 45 a 60 dias).
 Assim é possível abordar com a turma o ciclo da vida das plantas e animais.
Para encerrar o projeto, divida com as crianças as sementes produzidas pelos girassóis que elas plantaram para que levem para casa.
Recursos Complementares
Livros, CDs, Dvds, livros de história, revistas com informações científicas sobre a vida dos girassóis.
Avaliação
O professor deve observar o conhecimento trazido pelas crianças, a criatividade no decorrer do trabalho.
Como as crianças participaram:
As crianças construíram noções de preservação do ambiente a sua volta?
Cuidaram desse ambiente?
Aproveitaram as atividades de registro?
Evoluíram no desenho e na escrita?
Cultivaram valores de amizade, respeito e cuidado com os colegas?

Primavera: Girassóis e Poesias


Flores nas Artes

Érica e a Mona Lisa
Érica e a Monalisa é um encantador livro infantil de James Mayhew. Conta a história de Érica, uma jovem apaixonada por arte, que é transportada para dentro da famosa pintura de Leonardo da Vinci. Lá, ela embarca em uma aventura emocionante, descobrindo cinco pinturas famosas da Renascença Italiana que ganham vida. Mas Mona Lisa não está feliz e Érica faz de tudo para tentar alegrá-la... Será que vai dar certo?

As ilustrações detalhadas de Mayhew dão vida às páginas do livro, proporcionando uma experiência visualmente rica e inspiradora.

Este livro é perfeito para crianças curiosas, apaixonadas por arte e ansiosas por mergulhar em uma história mágica e educativa. "Érica e a Monalisa" desperta o amor pela arte e alimenta a imaginação, ao mesmo tempo em que ensina importantes lições sobre a importância da criatividade, da perseverança e do respeito pela história e pela cultura.

Ouvindo: AQUI
Mais Da Vinci: AQUI

Aula



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios