O folclore como elemento da poesia
Autor: wendell de freitas amaral
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ler poemas de Manuel Bandeira;
- estabelecer relações entre um texto literário e uma outra manifestação cultural;
- identificar as imagens poéticas relacionadas ao folclore brasileiro;
- identificar as imagens poéticas relacionadas ao imaginário coletivo;
- reconhecer os efeitos de sentido na construção das imagens poéticas;
- relacionar características discursivas e ideológicas ao contexto histórico de produção, circulação e recepção.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Habilidades básicas de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
Professor, esta aula foi planejada para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, e terá como suporte alguns poemas de Manuel Bandeira que abordam cantigas e personagens de lendas do folclore brasileiro.
A possibilidade de utilização da linguagem coloquial e a valorização da cultura regional brasileira, como temas centrais no Modernismo, levam Manuel Bandeira a recordar a infância e valorizar a cultura primitiva, ligada ao folclore e à tradição popular brasileira.
A intenção aqui é verificar se esse conhecimento foi ou não adquirido pelas crianças de uma era tecnológica e de um contexto, predominantemente, urbano e industrial.
É possível que essa cultura popular tenha chegado a elas através de seus ancestrais, mas, também é possível que em alguns casos haja o desconhecimento dessas brincadeiras e histórias orais.
Sendo assim, o conhecimento adquirido com os poemas de Bandeira e as relações dos textos com outras manifestações folclóricas poderá despertar nelas o interesse pela tradição popular.
Atividade 1
Converse com seus alunos sobre a tradição das cantigas de roda e das lendas.
Compostas e modificadas ao longo do tempo por autores populares e anônimos, elas são criações que passam a pertencer ao imaginário coletivo, de diversos povos.
Peça para seus alunos citarem as cantigas e lendas folclóricas que conhecem e para explicarem para os colegas como aprenderam, através de quem ou em que espaço social: família, escola, em brincadeiras de rua, em livros, na tv etc.
Explique que alguns personagens do folclore e algumas cantigas serão o tema desta aula, e que para cumprir os objetivos desejados eles (os alunos) serão muito importantes ao demonstrar o que sabem sobre o folclore.
(1) Para iniciar a pesquisa dos textos de Manuel Bandeira, indique o poema Berimbau:
(2) Converse com os alunos e peça para explicarem o efeito causado no ato da leitura pela sonoridade do poema apoiada na repetição de consoantes (aliterações - ex: "o boto bate - bite bite...") e nas repetições de vogais tônicas (assonâncias - ex: "a mameluca é uma maluca") além das imitações dos sons e das "vozes" dos seres mitológicos (onomatopéias - ex: Chama o saci: - Si si si si!/ - Ui ui ui ui ui! uiva a iara").
(3) Para a visualização desta expressividade sonora, indique aos alunos o vídeo da apresentação da letra do poema pelo Coral da UFJF:
(4) Organize um coro com toda a turma para que eles mesmos possam representar essa rica sonoridade do texto de Manuel Bandeira.
(5) Indique a pesquisa de outro poema de Bandeira, intitulado Lenda Brasileira:
(6)Peça aos alunos para identificarem os seres mitológicos do folclore presentes nos poemas.
(7) Para conhecerem melhor esses seres, indique a pesquisa dos seguintes verbetes:
(7) Indique para os alunos os seguintes arquivos de vídeo:
(8) Divida a turma em quatro grupos, cada grupo com um ser mitológico, e peça para compararem as definições dos verbetes com os vídeos acima e depois apresentarem aos colegas os resultados.
Atividade 2
Para a segunda atividade:
(1) Indique para seus alunos uma pesquisa de poemas de Manuel Bandeira que incluem referências às cantigas folclóricas:
(2) Indique para os alunos a pesquisa das cantigas de roda, listadas abaixo:
(3) Divida a turma em quatro grupos.
(4) Sorteie um poema para cada grupo.
(5) Peça para fazerem a leitura oral do poema para a turma e cantarem a cantiga correspondente.
(6) Após as leituras e cantos, debata com seus alunos procurando extrair deles as conclusões sobre as relações entre os textos.
Quais os efeitos de sentido, as variações temáticas e as manifestações de cada cantiga na vida de cada um (se conheciam, através de quem, quais as mais divertidas e se souberem outras permita que demonstrem o que sabem).
Atividade 3
Para a terceira atividade:
(1) Indique para os alunos os seguintes poemas de Manuel Bandeira:
(2) Após a pesquisa e a leitura, debata com seus alunos sobre os efeitos de sentido do poema:
a. Como interpretam?
b. Qual aspecto da linguagem é predominante: o significado ou o som?
c. Que referências folclóricas estão presentes no texto?
(3) Pergunte aos alunos se conhecem uma brincadeira com o mesmo nome do poema. Caso não saibam explique para eles como se brinca:
A brincadeira se chama Boca de Forno ou Faz o que o mestre mandar?
a. Nesta brincadeira uma pessoa é eleita "o senhor", "o chefe", "o amo" ou "o mestre".
b. Esta pessoa é quem dá as ordens na brincadeira, os demais cumprem essas ordens.
c. A pessoa que comanda a brincadeira dá as ordens a todos, esta ordem tem o objetivo de achar um determinado objeto, caso uma criança não traga o objeto pedido ela é obrigada a pagar uma prenda, que pode ser dançar uma música, imitar um bicho engraçado ou outra da escolha do "mestre" (o professor pode coordenar a brincadeira e dar opções de prenda).
d. A brincadeira começa com as seguintes ordens ditas pelo "mestre", podendo variar de uma região para outra do Brasil:
Mestre: "Boca de Forno"
Crianças: "Forno (é) "
Mestre: "Faz o que eu mando?"
Mestre: "Faz o que eu mando?"
Crianças: "Faço"
Mestre: "Se não fizer?"
Crianças: "Toma bolo"
e. Então o "mestre" manda que as crianças tragam um objeto, por exemplo. (Neste caso, o professor pode orientá-los a pedir coisas ou explicações sobre o conteúdo estudado).
Recursos Complementares
BANDEIRA, Manuel. Berimbau e outros poemas. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. 20ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
Avaliação
Professor, para a avaliação indique pesquisa e a leitura do poema Trem de Ferro, de Manuel Bandeira:
Em seguida, indique a pesquisa e a leitura da cantiga de roda "trem de ferro":
Leia com os alunos os dois textos obedecendo ao ritmo sugerido pelas palavras.
Questione-os sobre a relação de sentido entre o som das palavras, o título e o texto (deverão perceber o ritmo de viagem de um trem, ora lento, ora rápido).
Peça para ilustrarem os textos
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.