BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, maio 16, 2012

Trabalhando com texto instrucional>Mais dicas> 16/05/12


Trabalhando texto instrucional:
uma forma diferente de aprender

Autor :Mariane Éllen da Silva
 
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■ Compreender a estrutura de um texto instrucional;
■ Desenvolver o gosto pela leitura e escrita;
■ Interpretar reportagens sobre receitas;
■ Participar da confecção de um livro de receitas da turma;
■ Compreender a característica informativa;
■ Realizar jogos eletrônicos por meio de textos instrucionais.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – Quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita.
Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.

Estratégias e recursos da aula
1ª Atividade:
Professor, em roda de conversa, estabeleça um diálogo com as crianças sobre algumas atividades que realizamos no dia a dia e que precisam de instruções. Por exemplo: jogos, instalar equipamentos, receitas, dentre outras. Questione:
■ Para que eu possa montar uma televisão nova o que eu preciso fazer?
■ Como colocar cada fio em seu devido lugar?
■ Para eu realizar um jogo no computador, como saber em qual botão clicar?
■ Para eu fazer um bolo, por onde devo começar?
Na medida em que as crianças forem respondendo, anote todas as ideias na lousa, a fim de que cheguem à conclusão que devemos seguir instruções para realizar essas atividades.
Explique o significado da palavra instrução: Instrução é informação sobre procedimentos ou normas que devemos cumprir para resolver alguma situação.
Leve as crianças à sala de multimídia e proponha a realização de um jogo da memória por meio de instruções. Acesse o sítio:

Professor, depois de jogarem, pergunte as crianças o que acharam do jogo e o porque, bem como sobre o que utilizaram para começar a jogar. Irão responder que usaram as instruções do jogo. Nesse momento, diga que ao realizar este jogo trabalhamos com um texto instrucional.

2ª Atividade:
Na atividade anterior trabalhamos com um jogo.
Analisamos sua/s instrução/ões e depois jogamos.
Agora, vamos conhecer uma receita.
Adivinhem qual é a receita?
Que tal fazer brigadeiro?
Vamos aprender como se faz?
 Se não for possível fazer o doce na escola, peça às crianças para fazerem em casa, com a ajuda de um adulto.
Professor, oriente as crianças para registrarem a receita do brigadeiro em uma folha separada, que posteriormente será utilizada para compor o livro de receitas da turma.

RECEITA DE BRIGADEIRO
INGREDIENTES:
1 lata de leite condensado.
4 colheres de sopa de chocolate em pó.
1 colher de sopa (cheia) de manteiga.
100g de chocolate granulado.
100 forminhas de papel do tamanho que desejar enrolar o doce.
MODO DE FAZER
■ Misture todos os ingredientes numa panela e ponha para ferver em forno brando. O ideal é mexer sempre, com uma colher de pau. Deixe ferver até começar a desgrudar do fundo da panela.
■ Despeje em uma vasilha rasa untada com óleo ou manteiga para esfriar.
■ Depois de frio, enrole os brigadeiros. Para facilitar, passe um pouco de manteiga na mão. Por fim, passe o doce enrolado, no chocolate granulado e coloque em forminha de papel.
Realizando atividades sobre a receita:
1 - Pinte na receita, de acordo com a legenda:
a) Da cor verde - Nome dos ingredientes necessários para fazer o brigadeiro.
b) Da cor azul - Numerais que indicam as quantidades.
c) Da cor vermelha - Nome das medidas utilizadas na receita.
2- O texto está dividido em duas partes.
a) Quais informações foram escritas em cada uma delas?
b) Por que será que as receitas são escritas dessa forma?
Depois que terminarem as atividades é só saborear o delicioso brigadeiro.


3ª Atividade:
Professor, disponibilize uma cópia, para cada criança, do poema abaixo.
Em seguida, peça para lerem e observarem como uma receita também pode virar poesia.

RECEITA DA VOVÓ
Açúcar, manteiga, gemas,
bater até esbranquiçar.
Mexer de leve a farinha
mais o leite (com o fermento)
pra fazer a massa inchar.
Por fim, a clara em fumaça
_ clara-nuvem, clara-neve.
Forno quente feito ninho,
pois em calor de carinho
o bolo assa sorrindo,
fica fofo como o beijo
que a doceira quer no gosto
de prender namoradinho.

Elza Beatriz. Caderno de segredos. São Paulo: FTD, 1998.

Realizando atividades sobre o texto:

1 – Esse poema descreve os ingredientes e o modo de preparar um bolo. Complete a receita abaixo com as informações do texto lido.
INGREDIENTES
MODO DE PREPARAR
Bata o ______________, a _________________, as ___________________ até esbranquiçar.
Acrescente a _____________ e o __________________________ e mexa de leve.
Por último, acrescente a _____________________.
Leve ______________________.
2 – Compare a maneira como os bolos são assados nos dois trechos abaixo e responda: o que faz o primeiro trecho ser parte de um poema e o segundo, de uma receita?
“Forno quente feito ninho, Pois em calor de carinho o Bolo assa sorrindo.”
Leve a massa ao forno Pré-aquecido e deixe Assar por 30 minutos.
Deixe as crianças pensarem e expressarem suas opiniões.
Elas devem chegar à conclusão com a sua mediação, que o primeiro trecho é parte de um poema porque indica que o bolo é assado com o calor do carinho e isso só é possível na poesia e que o segundo trecho é parte de uma receita porque revela que o bolo é assado com o calor que vem do fogo, ou seja, de maneira usual.

4ª atividade:
Professor, providencie para cada criança 30 folhas de papel branco tamanho ofício para montarem o livro de receitas da turma.
 Para tanto, solicite que pesquisem em casa, uma receita que mais gostem ou que a mamãe sempre prepara.
Peça para cada criança trazer em uma folha separada e registre a cada dia ou quinzenalmente uma receita.
Dessa forma, se na classe tiver 25 crianças, cada uma ficará com 25 receitas diferentes.
Professor, proponha que cada criança monte artisticamente a capa de seu livro de receita (desenho, colagem, pintura).
Terminada a montagem, exponha os livros na sala de aula ou em um lugar de circulação da escola para que a comunidade escolar aprecie o trabalho da turma e convide os pais para virem à escola, a fim de receberem o trabalho dos filhos.
Nessa oportunidade organize as crianças para falarem sobre o trabalho realizado e lerem algumas receitas.
Poderá até ter degustação de algumas receitas, preparadas na escola por todas as crianças com sua orientação e ou em casa com ajuda dos familiares.


Recursos Complementares



Avaliação
Professor, é de suma importância observar se as crianças estão participando e realizando as atividades propostas.
Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e dificuldades da turma com relação ao conceito de instrução e de textos instrucionais.





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios