Atividades criativas...
A autora Eva Furnari é unanimidade entre as crianças e sempre inventa histórias divertidas.
Neste livro da Editora Moderna, conhecemos a resposta de alunos a um desafio da professora Rubi, que pediu à turma fotos e curiosidades de sua família.
A graça é que os personagens são ilustrados em dedos da mão e têm perfis engraçados, como ninjas ou docinhos.
Cada família é diferente: tem família com duas mães, família que perdeu o pai e com outras especificidades.
Assunto: diferença, diversidade, família, hábitos, pais e filhos, profissões
Tema transversal: Ética
Na história, uma professora que costuma pedir tarefas diferentes aos seus alunos, solicita que tirem fotos de suas famílias e escrevam sobre elas! Vale tudo: coisas interessantes, desinteressantes e até inventadas. Esse é o mote utilizado pela autora para trazer, de maneira sensível e divertida, as diferentes possibilidades que encontramos para nos expressarmos em nosso mundo. Impossível não rir e se emocionar ao descobrir que todos somos, cada qual à sua maneira, muito parecidos com os pequenos seres criados pela autora. E que mergulhar nessa viagem de descoberta e espanto pode ser uma grande aventura!
Sobre a obra e atividades
A escritora e ilustradora Eva Furnari é um dos maiores nomes da literatura feita para crianças no Brasil, e o reconhecimento não é à toa. Eva é criadora de alguns dos personagens que mais marcaram época desconstruindo estereótipos, como a bruxinha Zelda. Em seu livro mais recente, não seria diferente. "Drufs" é uma grande brincadeira com o que se entende hoje em dia por "família". Aqui, os pequenos são apresentados às mais diferentes composições familiares, e para desviar do didatismo que o assunto pode inspirar, a autora usa o humor. "Os Drufs são seres parecidos com a gente, só que menores", ela brinca, já com o intuito de despertar a empatia e o reconhecimento nos pequenos leitores.
Aqui, são as próprias crianças que contam como são suas famílias: Família Padoca, Família Ui, Família Gorrinho. O que será que elas têm de comum e diferente? “Minha família tem três pessoas, contando eu e descontando meu pai, que já morreu. No ano que vem vai ter quatro pessoas de novo, porque a minha prima do interior vem morar com a gente", diz o trecho que conta como são as coisas na Família Zum. Um livro para desconstruir ideias prontas e lembrar que a diferente é o denominador comum daqueles que decidem viver juntos.
Canção brincadeira com a família na escola
Trem fumaça
Refazendo a capa+ atividades
Sugestões de dedoches
Projetos tema família
Um amor de família
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.