Sugestões de atividades:
1- Pergunte às crianças quais são as cores dos personagens apresentados nas páginas 12 e 13. Em seguida, peça que identifiquem essas tonalidades nos objetos da sala de aula, na escola e nas redondezas, quando estiverem vindo para a aula.
2- Após a leitura do livro, elabore com a turma uma tabela demonstrando, por meio de ilustrações, as cores primárias e as tonalidades resultantes das misturas desses tons, denominadas de cores secundárias.
3- Peça que as crianças confeccionem um painel com os objetos apresentados no livro, por ordem de tamanho (do menor para o maior). Depois, solicite que invertam a ordem.
4- Elabore um material para os alunos colorirem os animais apresentados no livro, trabalhando números, grupos, cores, opostos (grande/pequeno, em cima/ embaixo, seco/molhado), classes de animais (pássaros, mamíferos, peixes, répteis e anfíbios), entre outros exemplos.
Temas abordados: amizade, humor, interatividade, animais
Transversalidade: pluralidade cultural Fonte
Ralf Butzchkow/ Hedi Gnadinger
É melhor você não abrir este livro.
Sabe por quê? Porque o texugo e seus amigos aproveitam qualquer brecha para fugir do zoológico.
Se isso acontecer, você terá de correr atrás deles.
Procurar, esfregar, orientar – aqui, você e todos os amigos dos bichos têm muito o que fazer.
Não abra este livro! é uma ótima opção para pais e professores falarem com os pequenos leitores sobre amizade, de uma forma bem-humorada e interativa.
Sugestões de atividades:
1- Leia o texto em voz alta com os alunos, mostrando as ilustrações. Sugira que as crianças acompanhem a leitura com o livro aberto.
2- Pergunte às crianças se já visitaram algum zoológico. Em seguida, questione quais os animais que vivem no zoológico e que são conhecidos pela sala.
3- Solicite uma pesquisa e leve para a sala de aula fotos de animais que geralmente vivem no zoológico, classificando-os por ordem crescente de tamanho.
Temas abordados: amizade, humor, interatividade, animais.
Transversalidade: pluralidade cultural Fonte