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Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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JUNHO 2019
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sábado, abril 05, 2025

Como ensinar seus pais a gostarem de livros para criança>Literacia familiar>Experimente literatura>05/04/2025

 

Alain Serres/BrunoHeitz

Um narrador criança que conversa com o leitor vai apresentando uma série de dúvidas que costumam preocupar os adultos na hora de escolher um livro para criança. A narrativa aborda situações polêmicas de forma divertida, relacionando a literatura ao cotidiano e à vida.

O Pulo do Gato: as ilustrações coloridas e cheias de humor complementam o texto e abrem novas possibilidades de interpretação tomando por base a perspectiva do olhar infantil.

Do que trata o livro: leitura; fantasia e realidade; família; livros; criança. 

Gênero: narrativa ilustrada. Leitura em família: AQUI

Ouvindo: AQUIAQUI
Livro: AQUI
Para que serve um livro? AQUI
Livros/Comemorações: AQUI




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sexta-feira, abril 04, 2025

Se eu fosse> PNLD Literário>Música acumulativa>Se eu fosse>Poema>Varal de histórias/Bicho por bicho> 04/04/2025

 
Mies Van Hout

A aranha quer ser encantadora como a joaninha. O besouro pensa que, se fosse um vaga-lume, não teria medo do escuro. O caracol gostaria de pular alto como o gafanhoto. 
Todos gostariam de ter habilidades de outros bichinhos. 
Mas parece que estão esquecendo que cada um deles é especial à sua maneira... 
Mies van Hout é ilustradora e designer. Nasceu na Holanda, país conhecido pela abundância e beleza de suas flores. Seu pai era professor e contava a ela e ao irmão mais novo as mais maravilhosas histórias. Ela desenha desde muito pequena e logo decidiu que queria se tornar ilustradora. Estudou design gráfico na Academia de Artes de Groningen. Ilustrou muitas histórias de outras pessoas, até que começou a criar seus próprios livros. Gosta de mesclar técnicas de artes plásticas.


Mundo natural, meio ambiente, plantas, Biologia e Ciências Relacionamento pessoal e desenvolvimento de sentimentos de crianças nas escolas, nas famílias e nas comunidades (urbanas e rurais)

Manual do professor: AQUI
Tutorial do professor: AQUI
Ouvindo: AQUIAQUI
Cantando: Se eu fosse/Tiquequê: Música acumulativa: AQUI
Artes: Se eu fosse: AQUI
Brincadeiras  acumulativas: AQUI
A música "Se eu fosse" do Tiquequê tem um mooonte de animais. Já contou quantos são?
Nessa atividade, vamos criar um novo som pra cada um. Esperamos que goste do vídeo! AQUI

Luiza Meyer

Fantasia não tem limite nesta viagem a bordo do verbo ser. 
A brincadeira leva uma criança a usar sua imaginação e divagar sobre a possibilidade de ser uma nuvem, uma estrela, um vaga-lume... 
Um jogo de perguntas e respostas que evoca os anos de infância e nos faz relembrar que bom é descobrir que criança pode ser tudo!
Quem nunca brincou de “Se eu fosse...” não pode ter sido criança! Criança já vem para o mundo brincando de imaginar... Um livro-poema cheio de inspiração! AQUI, AQUI

Varal de histórias: Bicho por bicho
Se eu fosse/Marcelo Cipis: AQUI
Se eu tivesse asas: AQUI





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quinta-feira, abril 03, 2025

Um livro pra gente morar>Estímulos poéticos>Casas>03/04/2025

 
Silvia Oberg/Daniel Cabral


"Um livro pra gente morar" é uma antologia de poemas para crianças, com a presença de importantes poetas brasileiros.
A ideia da casa percorre essa seleção primorosa. 
Formas geométricas compõem as ilustrações de Daniel Cabral, contextualizando o conceito de que palavras também são casas onde moramos.

Casa é proteção, aconchego e segurança, tudo isso que nos ajuda a crescer e a sair para o mundo. 
A morada construída por Silvia Oberg e Daniel Cabral com os poemas de José Paulo Paes, Elias José, Sérgio Capparelli, Roseana Murray, Ricardo Azevedo, Ferreira Gullar, Eloí Elisabet Bocheco, Alexandre Azevedo, Fernando Paixão, Paulo Leminski, Henriqueta Lisboa e Sylvia Orthof oferece aos leitores um outro olhar sobre as miudezas do cotidiano, reinventando-as em poesia. 
Nessa construção, somos habitados pelos versos, ao mesmo tempo que os habitamos, com seus ritmos e melodias, delicadezas e divertidas brincadeiras. AQUI

Proposta de leitura: AQUI
Ouvindo: AQUIAQUIAQUIAQUI

Roseana Murray

Casa maluca, casa do céu, casa de avó, casa mal-assombrada, casa de vizinho, casa de índio, caverna, casa de amigo são algumas das casas descritas neste livro, em poemas que mostram, com delicadeza, humor e lirismo, um jeito todo especial de ver as casas deste e de outros mundos.

Ouvindo: AQUI
Sem casa: AQUI
Casa de avó: AQUIAQUI
A casa de todos os ninhos: AQUI


O que cabe num livro: AQUI
É um livro: AQUI
Falando de livros/Roseana Murray: AQUI
Roseana Murray: AQUI
Ricardo Azevedo: AQUI
Sylvia Orthof: AQUI
Elias José: AQUI
José Paulo PaesAQUI
Sérgio Capparelli: AQUI
Moradia: AQUI
Casa: AQUI
Maratona/Poesia: AQUI
Poesia/Produção: AQUI



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quarta-feira, abril 02, 2025

É um livro>É um livrinho>Dia nacional do livro infantil>Dia internacional do livro infantil> 02/04/2025

 
Lane Smith

Com a invenção dos e-books, e a proposta de revolução que trazem consigo, surgem inúmeras dúvidas a respeito do futuro do livro. 
Muitos aproveitam essa onda para reafirmar seu amor às letras impressas em papel, e dizem que o livro é uma espécie de deus grego: não morre nunca. 
Sem enveredar pelas malhas da vidência, mas deixando claro que um livro é um livro e isso basta, Lane Smith criou uma história ilustrada, tanto para crianças quanto para adultos, sobre o nosso velho e bom - e amado - livro. 
Aquele que, ao contrário dos produtos eletrônicos, não apita, não interage, não conecta nem retwitta. Mas que, só pela emoção da narrativa e das imagens, prende a atenção (e ainda rouba o coração) de qualquer um.

Computador, Leitura, Argumentação, Livro, Amizade, Tecnologia, Curiosidade, Animais

Nessa fábula com ares modernos, Lane Smith nos apresenta suas personagens: um macaco, um burro e um rato, e como centro da história, um livro. Mas para que serve esse livro que o macaco tanto olha?
Com essa premissa simples, o escritor e ilustrador aborda de forma lúdica o advento de duas revoluções importantes para a humanidade: a tecnologia do livro impresso e a tecnologia digital, e nesse comparativo somos presenteados com um livro metalinguístico, que gera e nos faz refletir sobre nossas relações com os textos e as histórias no mundo de hoje.
Trabalhando diálogos curtos e precisos, mas sempre com um humor intrínseco e imagens coloridas, vemos esse embate para nos apaixonar cada vez mais pela leitura, e a sua forma mais tradicional - o livro!
Sugerindo livros: AQUI
Dramatizando: AQUIAQUI
Ouvindo: AQUIAQUIAQUI
Sequência didática: AQUI
Sugestões de atividades: AQUI
É um livrinho

Um livro é um brinquedo nas mãos de um bebê. Mesmo sem acompanhar a história, eles adoram olhar as ilustrações, virar as páginas, dar uma mordidinha...
Como uma versão “mini” de É um livro, que reafirma o amor às letras impressas em papel frente às novas tecnologias, aqui um burrinho procura saber para que serve o objeto quadrado que tem nas mãos. Uma ode, bastante divertida, ao velho e bom livro. AQUI

Essa história foi contada para as crianças do Infantil 2. Como foi a primeira leitura do semestre, aproveitei as ilustrações para mostrar como manusear um livro. As crianças exploraram as imagens e se identificaram com elas, mas não concordaram com o burrinho quando ele joga o livro: “nãoo, tiaa, não pode estragar o livro, tem que cuidar!”. E o macaco, de um jeito bem simples, explica que o livro serve para ler. Aliás, os dois bichinhos protagonistas usam fralda, o que chama a atenção das crianças. Continua: AQUI
 Sobre a obra: AQUIAQUI
Livros brincantes: AQUI
Livros sensoriais: AQUI
Livro infantil: AQUI
Bebê/Maternal/Creche: AQUI
10 motivos para amar os  livros:  AQUI
Comemorações/Projetos/Aulas:  AQUI
Dia nacional do livro infantil/Projeto/Aulas: AQUI
Mediação de leitura: AQUI




Pizza literária: AQUI
Montar livrinhos: AQUI
Monteiro Lobato: AQUI
Sequência didática M.Lobato: AQUI
Literatura clássica: AQUI
Andersen: AQUI
Contos de Andersen: AQUI
Feiras literárias: AQUI
Atividade: Jogo do livro: AQUIAQUI


Recomendação literária: Ficha para imprimir: AQUI
Emília na ponta do dedo: AQUI
Varal de histórias: O descobridor de livros: AQUI
Monteiro Lobato: Bingo: AQUI
Monteiro Lobato: Biografia: PDF: AQUI
Semanário dia do livro infantil: AQUI
Biblioteca/Aulas/Atividades: AQUI
+ sobre comemoração, dia do livro infantil(nacional, internacional) AQUI



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segunda-feira, março 31, 2025

Três porquinhos na floresta>Reconto>Interação literária>31/03/2025

 
Caio Riter/Iratxe L Munain

A história a ser contada só pode ser mesmo esta: era uma vez três porquinhos que viviam na floresta. Mas o que será que espera você, meu caro leitor: o que encontrará neste livro alegria, fantasia ou humor? Apenas abrindo as páginas você descobrirá, direitinho, como é que os três porcos encontraram o Lobo e a Chapeuzinho. Se passaram por dificuldades, se casaram, se viraram príncipes, se tiveram as casas derrubadas, ou se foram para sempre felizes.

Ouvindo: AQUI
Sugestão: AQUI
Os três porquinhos: AQUI
Chapeuzinho vermelho: AQUI
Lobo: AQUI
Reconto de contos: AQUI
Paródia: AQUI
+ Caio Riter: AQUI


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domingo, março 30, 2025

Quatro galinhas em alto - mar>PNLD Literário>Estímulos poéticos>30/03/2025

 
Caio Riter/Ana Matsusaki

Uma, duas, três, quatro galinhas irmãs receberam convite para uma festa. 
O aniversário, porém, era em alto-mar, e galinha é bicho que não sabe nadar. 
Assim, querido leitor, se você se fantasia, se gosta de história contada em forma de poesia, se gosta de bichos e de confusão, ora essa!
 Leia este livro e saiba como as galinhas foram à festa. Terão aprendido a nadar? 
Encontraram algum barco no mar? 
Usaram boia ou colete salva-vidas? 
Cantaram “parabéns, nesta data querida”? E se ao aniversário as galinhas você fosse levar, que estratégias iria usar?

Temas: Família, amigos e escola; O mundo natural e social; Diversão e aventura.
Sobre a obra: 
Quatro galinhas recebem um convite de seu amigo, o Albatroz, para a sua festa de aniversário. Animadíssimas, elas começam a se preparar para ir à festa quando se lembram que a comemoração será em alto-mar. 
As galinhas quase desanimam, mas vão encontrando soluções para os vários problemas que surgem, ameaçando-as de não chegar a seu destino, até que finalmente, com muita perseverança, conseguem chegar à festa. 
O texto, inteligente e divertido, é todo escrito em rimas que contam a saga das quatro galinhas para comparecerem ao seu compromisso.
Para as crianças que estão iniciando seu processo de alfabetização, os textos com rimas proporcionam um exercício especialmente importante, tanto no que diz respeito à construção de significados a partir da associação de palavras, como pela musicalidade e pelo exercício de reconhecimento de palavras que se combinam a partir do mesmo som, no texto.
A qualidade literária de Quatro galinhas em alto-mar vai além das rimas surpreendentes e inusitadas: o texto é muito bem construído, com uma narrativa envolvente que explora o clássico recurso de que “quando tudo parece resolvido, surge um problema...”. 
Portanto, o texto tem uma característica de recursividade que lembra um jogo de percurso, no qual desafios são enfrentados e às vezes é preciso parar para descansar e pensar um pouquinho no que fazer para poder seguir em frente e chegar ao final.
O texto também destaca as vozes dos personagens por meio das aspas, característica do chamado discurso direto, aquele em que as próprias personagens se expressam no texto narrativo – aspecto que também pode ser trabalhado com as crianças neste momento de sua escolaridade.
Manual do professor: AQUI
+Sobre a obra e atividades: AQUI,  AQUI
Mimo literário: AQUI
+ Caio Riter: AQUI
Gênero poesia: AQUI



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Festança>PNLD Literário>Vamos batucar e sambar?>Estímulos musicais>30/03/2025

 
Edith Chacon/Fran Junqueira

Duas festas na floresta. Junto com a joaninha, você foi convidado.
Prefere dançar uma valsa ou sambar na batucada?
Pergunte ao Tamanduá. Ele está triste, não consegue dançar. Por que será?
Pra saber o que aconteceu, peça que leiam a história para você.

O livro Festança é o segundo da coleção Quer brincar de rimar? composta por mais dois livros, Farra no quintal e A galinha xadrezinha bota ovo xadrezinho, que além de fazerem um jogo com as rimas, terminam com uma pergunta e convidam o leitor para dar continuidade à brincadeira. AQUI

Sobre a obra: Festança é um livro que, além de fazer um jogo com as rimas, termina com uma pergunta e convida o leitor a dar continuidade à brincadeira. 
Na obra, um tamanduá oferece uma festa a seus amigos – todos insetos –, mas não se diverte nada, porque a convidada mais esperada, a formiga, não aparece: preferiu ir à outra festa, uma roda de samba muito animada.
Para as crianças que estão iniciando seu processo de alfabetização, os textos com rimas proporcionam um exercício especialmente importante, tanto no que diz respeito à construção de significados a partir da associação de palavras, como pela musicalidade e pelo exercício de reconhecimento de palavras que se combinam a partir do mesmo som no texto.

O texto é escrito em letra bastão (letra “de forma”), geralmente a primeira a ser reconhecida pelas crianças tanto nos processos finais de literacia emergente quanto nos iniciais de literacia intermediária. Isso realça as rimas, indicando para as crianças as regularidades fonéticas e alfabéticas de palavras cujos finais se pronunciam e escrevem da mesma forma.

Outra qualidade de Festança, especialmente interessante para a faixa etária, é a apresentação dos nomes de diferentes animais, sobretudo de insetos, e de verbos que estão relacionados ao comportamento dos animais citados.

Tutorial: AQUI
Sugestões de atividades: AQUI
Ouvindo: AQUIAQUIAQUI
+ Edith Chacon: AQUI
Insetos: AQUI
Percussão: AQUI
Samba: AQUI
Linguagem musical: AQUI
Instrumentos musicais: AQUI
Som/Vibração: AQUI
Sopro/Som: AQUI



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sábado, março 29, 2025

O banho de Joaquim>PNLD Literário>Cotidiano>Mundo social natural>29/03/2025

 
Marisa Maia/Fernanda Peralta

Joaquim gosta do banho. Ele brinca e molha tudo em volta. E o gatinho? Gosta de banho?
O banho de Joaquim é um livro para os pequenos, e desde o princípio eu queria explorar isso, com ilustrações coloridas e que instigassem a participação em um momento de leitura compartilhada. As cores fortes fazem um diálogo com a tipografia usada no projeto, e palavras-chave têm destaque em cada parte da história, para tornar ainda mais divertida a leitura.

Por fim, a ideia com cada cena era construir uma hora do banho rica, animada e que conduzisse o pequeno leitor ao divertido final da história; afinal, o que pode dar errado com um gatinho que assiste seu dono tomando banho?

Temas: Quotidiano de crianças nas escolas, nas famílias e nas comunidades (urbanas e rurais); Relacionamento pessoal e desenvolvimento de sentimentos de crianças nas escolas, nas famílias e nas comunidades (urbanas e rurais); Animais da fauna local, nacional e mundial; Jogos, brincadeiras e diversão.

Sobre a obra: O banho de Joaquim apresenta às crianças uma situação cotidiana, que elas conhecem bem: a hora do banho. Na obra, Joaquim, um menino entre 2 e 4 anos, está na banheira tomando um gostoso banho, enquanto sua mãe e seu pai o observam e ajudam, divertindo-se com ele. 
O livro se passa no banheiro, cômodo da casa em que normalmente as crianças tomam banho, com suas características arquitetônicas e de decoração: paredes de azulejo, banheira, espelho, prateleiras com produtos de higiene pessoal e também brinquedos que as crianças costumam levar para o banho – um patinho e uma baleia de borracha, com os quais Joaquim brinca. 
Outros objetos apresentados são o sabão, que a mãe usa para ajudá-lo a se lavar, e a toalha, que o pai segura ao esperar que o banho termine. Na história há também um gato, que participa do banho de Joaquim e, surpreendentemente, também acaba entrando na banheira. 
É um livro muito interessante para as crianças bem pequenas, porque apresenta uma situação conhecida, o banho. 
O livro tem a capacidade de mobilizar efetivamente as crianças, que se identificam com Joaquim quando ele está na banheira, brinca com a água e é acompanhado por seus pais nesse momento. Mesmo sendo um livro simples, com pouco texto, traz uma característica importante na Literatura: a capacidade de envolver o leitor por meio de situações em que ele se reconhece e nas quais predomina a afetividade, gerando empatia e identificação.

Tutorial do professor: AQUI
Sugestões de atividades: AQUI


O banho de Nina: AQUI
Banho: AQUI
O banho da bicharada: AQUI
Baleia na banheira: AQUI
Gabriel já pro banho: AQUI
As unhas das oncinhas: AQUI
Muito cansado e bem acordado: AQUI
Banho: AQUI
Higiene: AQUI



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quinta-feira, março 27, 2025

Irmão, irmãozinho, irmãozão>Ciúmes e mais emoções>27/03/2025

 
Vanessa Anesi/Tiago Amormino

Meu irmão chegou causando muita confusão. Roubou tudo o que era meu: espaço, brinquedos e atenção.
E agora, o que eu faço?!
Não sei dividir nada, não! Sempre tive tudo pra mim! POLÍCIA! POLÍCIA! PEGA LADRÃO!

A chegada de um bebê na família traz muita alegria, mas desafios também. 
Nesta história, o irmão mais velho fica enciumado com toda a atenção voltada para o caçula, e até planeja pregar uma peça no irmãozinho. 
Mas, quando este reage com um sorriso enorme, o coração do mais velho se derrete todo. 
A obra mostra como é possível ressignificar a relação entre os irmãos e, sobretudo, celebra o amor.
Pré-leitor
Animais, objetos do cotidiano, repetições, parlendas, cantigas e brincadeiras: nada disso pode faltar nos livros que devemos oferecer ao pré-leitor. 
É importante atentar para a sua relação lúdica com o universo literário.
É tempo de apresentar ao pequeno leitor livros cheios de ilustrações divertidas, com histórias que o auxiliem na descoberta do mundo e da linguagem.

Irmão, irmãozinho, irmãozão coloca em cena muito mais do que o sentimento de ciúmes do irmão mais velho em relação ao caçula (irmãozinho). 
No enredo, entramos em contato com diversas emoções e transtornos de comportamento, bem como acompanhamos reações inesperadas do protagonista. 
A obra retrata e apresenta ao leitor, de modo divertido e significativo, um mix de sensações em ebulição: medo, receio, insegurança, solidão, raiva, revolta, agitação, ansiedade, mau humor, agressividade, amadurecimento íntimo, alegria, apreciação, ternura, amor, reconhecimento do lugar do eu e do Outro.

Temos em mãos um conto de ficção ilustrado: gênero literário caracterizado por narrativa fantasiosa, breve, coerente sequencialmente e com unidade de tempo. Irmão, irmãozinho, irmãozão é uma prosa de ficção. 
Seu foco narrativo (“voz do texto”) nos revela um narrador personagem. Concomitantemente, percebemos em sua estrutura um contexto lógico e a presença dos elementos
tradicionais da narrativa: personagens, tempo, espaço, enredo.
Observe durante a experiência de leitura com os alunos, professor(a), que a história Irmão, irmãozinho, irmãozão faz sentido dentro de circunstâncias imaginativas conjunturais: apresentação da ambientação, da temática e dos personagens; desenvolvimento do enredo (sequenciamento de acontecimentos); ilustração de um conflito – produzido pela ação dos personagens – e solução do conflito (desfecho).
Nota-se também comunicação e complementaridade entre texto e imagens, além de uma progressão temporal entre os acontecimentos relatados.
Continua: Vale a pena conferir: Guia de leitura: AQUI
Ouvindo: AQUI
Cantando: 
Tenho um irmãozinho: AQUI
Aprendendo a Dividir: AQUI
Ciúmes: AQUI
Tema da aula: Nascimento, desenvolvimento e família : AQUI
No meio feito recheio: AQUI
A casa barriga: AQUI
Mamãe botou um ovo: AQUI



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quarta-feira, março 26, 2025

Chuva>Vento>Estímulos literários/Bebê>26/03/2025



Caroline Carvalho/Guilherme Karsten

Deixe-se molhar pela chuva que cai lá fora!
Com palavras que ecoam como melodias suaves, você será levado para um mundo onde a chuva ganha vida e o convida para uma dança repleta de alegria e descobertas.
À medida que Benjamin se aventura sob a chuva, sinta a textura das páginas, deixe-se envolver pelas ilustrações vibrantes e mergulhe na magia gelada que só um dia de chuva pode proporcionar.
"Chuva" é uma celebração da beleza e da diversão que podemos encontrar mesmo nos dias chuvosos. Então, coloque a capa em seu pequeno explorador, e, juntos, embarquem nessa aventura molhada e divertida.
Sobre a obra: AQUI
Ouvindo: AQUI
Guia de leitura: AQUI

Vento Caroline Carvalho/Guilherme Karsten

Deixe-se acariciar pela liberdade do vento!
Neste livro, você e seu pequeno leitor serão transportados para um mundo onde o vento é mais do que apenas uma força da natureza, é um amigo que convida para uma dança mágica e divertida.
Acompanhe Mafalda enquanto ela observa o vento dançando suavemente ao seu redor, sussurrando segredos e estripulias. Com palavras que parecem flutuar como folhas ao vento, você será levado em uma jornada sensorial, sentindo o toque suave do vento em seu rosto, nos pés e nas costas.
"Vento" é uma celebração da beleza e da diversão que podemos encontrar na simplicidade do vento. Então, prepare-se para soltar as amarras e deixar-se levar pela brisa, enquanto você e seu pequeno explorador embarcam juntos nessa viagem encantadora pelos caminhos suaves que o vento faz.

PERCEPÇÃO; SENSAÇÃO; DINAMICIDADE, IMAGINAÇÃO; ANIMAÇÃO, DELEITE; SURPRESA; ESPONTANEIDADE; LUDICIDADE; INTERAÇÃO; MOVIMENTAÇÃO (AÇÃO); NATURALIDADE; VIVÊNCIA; EXPRESSIVIDADE; FANTASIA; LIBERDADE.

Guia de leitura: AQUI
Ilustrações vento e chuva: AQUI

Vento: AQUI
Chuva: AQUI
Caroline Carvalho: AQUI
Guilherme Karsten: AQUI
Cata - vento: AQUI
Estímulos literários/Bebês: AQUI




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