BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
16 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, outubro 13, 2025

Tecelagem>Releitura>Estímulos culturais africanos>Nossas raízes>13/10/2025

 
Goya Lopes

Neste livro, Loom e Axó contam a história da tecelagem manual, uma das atividades mais antigas da humanidade, que até hoje é um artesanato muito utilizado. No continente africano, há uma grande variedade de teares; em cada comunidade, o modelo é diferente. Os tecidos, produzidos pelos tecelões, vestem reis e pessoas comuns em festas e cerimônias, e simbolizam distinção e elegância.
Ouvindo: AQUI

A leitura do livro Tecelagem foi um convite ao conhecimento de culturas diversas através da produção de tecidos que ocorre de maneira tradicional em uma determinada região da África e que perpassa por gerações.
Além disso a proposta do 'Ateliê Tecelagem com a exploração do algodão e das tinturas naturais, foi uma oportunidade para as crianças criarem e explorarem a arte de diferentes formas. AQUI

As crianças fizeram a releitura do livro na prática experimentando as texturas do algodão, das fibras e terminando com um divertido desfile com os turbantes coloridos. AQUI

A leitura do livro *Tecelagem* abriu caminhos para uma investigação sensível:
De onde vem os tecidos das roupas?
Com olhos atentos e curiosidade aguçada, nossas crianças manusearam o algodão com encantamento, relacionando-o a suavidade das nuvens.
Conheceram, por meio de imagens e conversas, a flor do algodoeiro, o plantio e a transformação dessa matéria-prima em tecido, um processo mágico e cheio de vida.
Cada vivência foi um convite a experimentação
e criação: Fizemos uma colagem com algodão, exercitando o tato e a imaginação, trouxemos a pintura com algodão, explorando novas texturas e sensações: “É fofinho!”, disseram alguns, transformamos folhas naturais em carimbos, estampando tecido com tinta no frasco de spray, colamos retalhos criando um pequeno tapete cheio de histórias e cores, e nossos mini teares desafiaram as mãos e os pensamentos, passar as fitas entre os fios exigiu persistência, coordenação e cuidado, e os resultados foram incríveis.
Foram vivências cheias de sentidos, onde o conhecimento se construiu com as mãos, os olhos, os gestos e as palavras. A beleza dessa experiência não está apenas nas produções finais, mas sobretudo nos processos vividos por cada criança, em seu tempo e com seu modo de fazer.
Agrupamento: MGI C/D
Professoras: Ana Paula e Renata
Vivências realizadas entre 04/08 a 08/08/25 AQUI

“Criança é o sujeito histórico e de direitos que nas interações, nas relações e práticas cotidiana que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade."
Produzindo cultura
Livro: Tecelagem Goya Lopes
Mini Grupo II-A Prô Jany AQUI

Objetivo: Essa proposta pedagógica estimula a coordenação motora fina, a criatividade, a imaginação e a percepção visual, promovendo o desenvolvimento artístico e cognitivo por meio da exploração de diferentes materiais e texturas.
A releitura permite que as crianças se apropriem de obras de arte, histórias e outros materiais, reinterpretando-os com suas próprias perspectivas e emoções, criando algo novo e único.
Professoras: Mari e Kátia AQUI

Fazendo tear de papelão: AQUIAQUI



EDUCADESAFIOS – TECELAGEM AFRICANA: FORMAS E CORES DO KENTE
Padrões geométricos e cores da cultura africana
A atividade propõe que as crianças conheçam o tecido Kente de Gana e criem sua própria versão artística por meio do preenchimento e coloração de formas geométricas, desenvolvendo coordenação, percepção visual e valorização da diversidade cultural.
Objetivo Geral
Explorar a arte africana como meio de expressão e comunicação visual, reconhecendo a importância da cor, da forma e da repetição de padrões na construção cultural dos povos africanos.
Competências Gerais da BNCC
1. Competência 1: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico e cultural.
2. Competência 3: Valorizar manifestações artísticas e culturais diversas.
3. Competência 5: Compreender, utilizar e criar diferentes linguagens artísticas e visuais.
4. Competência 9: Exercitar empatia, diálogo e respeito às diferenças culturais e pessoais.
Tema: Tecidos Africanos para Apreciar, Estudar e Colorir
Público-alvo: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (com adaptações inclusivas para alunos autistas)
Área: Arte e Cultura Africana
Objetivos Gerais
• Valorizar a cultura africana e sua influência na arte, na moda e na identidade cultural brasileira.
• Desenvolver a apreciação estética e a percepção visual por meio de padrões, cores e formas geométricas africanas.
• Promover o respeito à diversidade cultural e étnica.
• Estimular a concentração, coordenação motora e expressão individual por meio da pintura e criação de padrões.
Competências da BNCC
Competência Geral 3: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais.
Competência Geral 6: Trabalhar o autoconhecimento e o autocuidado, exercitando empatia e respeito às diferenças.
Competência Geral 7: Argumentar com base em fatos, dados e informações culturais e artísticas.
Habilidades da BNCC (Artes Visuais)
• EF15AR02: Explorar e identificar elementos das linguagens visuais (forma, cor, textura, contrastes, luz e sombra, volume etc.).
• EF15AR05: Experimentar diferentes formas de expressão artística (pintura, colagem, desenho, modelagem, entre outras).
• EF15AR06: Reconhecer e valorizar as manifestações artísticas de diferentes culturas, especialmente da cultura africana e afro-brasileira.

Os tecidos Kente são tecidos tradicionais de seda e algodão, nativos de Gana, feitos por meio de uma técnica que entrelaça tiras estreitas tecidas em um tear. Com padrões geométricos vibrantes e cores simbólicas, o Kente é uma forma de arte que representa a ancestralidade, a resistência e a identidade cultural africana, com cada padrão transmitindo significados profundos

Atividade/tecido kente: AQUI
Estamparia e grafismo: AQUI
Brincando com estampas: AQUI, AQUI

O vídeo apresenta a influencia dos negros africanos no Brasil e o significado das estampas africanas. Com sugestão de atividades bem simples e fácil de fazer, para alunos das séries iniciais. AQUI

Abayomi: AQUI
Moda: AQUI
Tecidos: AQUI
Diversidade cultural: AQUI
Estampas africanas: AQUI
Vestimentas: AQUI



Link para essa postagem


domingo, outubro 12, 2025

Se um gato for...>Elementos do cotidiano>Proposta pedagógica gatinho colorido> O rabisco>Pensar, pausar, criar>12/10/2025

 
Marcelo Cipis

O livro Se um gato for…, escrito e ilustrado por Marcelo Cipis, desperta sensivelmente no pequeno leitor o prazer de criar, de inventar, de transformar, enfim, de entrar no universo da imaginação… Com seu traço característico, permeado de elementos do cotidiano infantil e mais uma boa dose de humor, o autor estimula a criança a brincar com os sentidos, as formas, as cores, a combinação de objetos e a diversidade de materiais. 
Se um gato for redondo… Se um gato for feito de linhas… Se um gato for feito de pano… Se um gato for de vidro… Se um gato for um sorvete…

Confeccionar os gatos do livro com materiais diversos. 
Conhecer os demais livros do autor. AQUI
Criar diferentes combinações de figuras geométricas com outros animais ou objetos. 
Incentivar a classe a imaginar outras possibilidades de Se um gato for...
O uso do livro "Se um Gato For..." serve como um ponto de partida para o reconhecimento de letras e para a construção inicial de frases, ao mesmo tempo em que mantém o interesse dos alunos por meio de uma narrativa envolvente e adequada à sua faixa etária, estimulando a imaginação e o prazer de criar através de atividades lúdicas. 
Introduz o alfabeto de forma lúdica: 
A história apresenta as letras de maneira contextualizada, facilitando a identificação. 
Estimula a criatividade e o humor: 
O livro incentiva a criança a brincar com as formas, objetos e a imaginação, de acordo com a sinopse do Grupo Editorial Global. 
Facilita a construção de frases: 
A narrativa permite a criação de frases curtas, a partir das palavras lidas e trabalhadas em sala de aula. 
Promove o engajamento: 
Atividades lúdicas, como a caça ao tesouro, são propostas para tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo, conforme o plano de aula do profy.com.br  
Fonte Google  
Ouvindo: AQUIAQUI
Inspirados pela divertida história do livro “Se um Gato for...” de Marcelo Cipis, a turma da Creche explorou diferentes texturas e delimitou espaços para criar traços gráficos em uma atividade sensorial utilizando lixas e giz de cera. Confira! AQUI


Proposta Pedagógica EducaDesafios – “Gatinho Colorido de Papéis”
Área: Arte e Educação Infantil
Tema: Coordenação motora, percepção visual e expressão artística
Público-alvo: Educação Infantil (com adaptações para alunos autistas)
Objetivo Geral
Promover o desenvolvimento da coordenação motora fina, da percepção visual e do reconhecimento de cores e formas por meio da construção artística de um gato com colagem de papéis coloridos.
Habilidades da BNCC
Campo de Experiência – Traços, sons, cores e formas
• EI03TS01: Expressar-se livremente por meio de diferentes linguagens artísticas (desenho, colagem, pintura, modelagem).
• EI03TS03: Experimentar o uso de materiais variados e explorar suas características e possibilidades.
• EI03EF01: Reconhecer formas geométricas e cores presentes em elementos do cotidiano.
• EI03CG01: Ampliar o tempo de concentração e atenção em atividades estruturadas.
Competências Gerais da BNCC
1. Conhecimento: Utilizar saberes artísticos e culturais na produção pessoal e coletiva.
2. Repertório Cultural: Valorizar e participar de práticas artísticas e culturais diversas.
3. Cultura Digital: Usar tecnologias simples (como recortes e imagens digitais) para criar.
4. Autoconhecimento e autocuidado: Reconhecer-se capaz de criar, experimentar e se expressar.
5. Empatia e cooperação: Trabalhar de forma colaborativa e respeitosa, ajudando colegas durante a atividade. #educadesafios
Cantando: Gato multicolor/Marcelo Serralva: AQUI

Iara Mastine/ kaká Leal

Uma simples garatuja se sente perdida porque ainda não sabe qual desenho será. Entre traços e possibilidades, ela passa por momentos de questionamento sobre seu lugar no mundo das criações. Nesta história delicada e cheia de imaginação, o espectador é convidado a acompanhar a jornada desse pequeno rabisco e a sentir a magia do tempo da criação – aquele instante em que a espera vira inspiração.
Sobre a obra:
O livro “O Rabisco” conta a história de um rabisco que se sentia perdido…
Até perceber que ele já era o que precisava ser.
A transformação acontece quando ele compreende o contexto e se sente reconhecido — ali nasce o pertencimento. No momento da pausa, da escuta, da criação, ele entende: “eu importo”. É sobre isso.
Um livro que fala de identidade, mas também da necessidade da pausa criativa, da espera com sentido, do tempo de cada um.
Ideal para crianças que estão vivendo mudanças, se sentindo diferentes ou deslocadas.
Quando entendem que têm um lugar ali, o comportamento muda. Elas se sentem acolhidas e vistas.
❤️ Dica: depois da leitura, pergunte: “Onde você sente que é importante do jeitinho que é?”
Ouvindo: AQUI
Desafio da criatividade: AQUI
Técnica do rabisco: AQUI
Entre riscos e rabiscos: AQUI
Meu amigo rabisco: AQUI
Grafomotricidade
Quando se fala em grafomotricidade, a referência é direcionada a um conjunto de funções neurológicas e musculares que possibilitam movimentos motores no momento da escrita.
Voltando à afirmação de que isso vai além do movimentar, deve-se ter em mente o fato da construção que está por trás de tudo isso. Em outras palavras, a partir da aquisição de tal habilidade, o corpo ganha importância no contexto da aprendizagem.
Recursos: Papelão, barbante e desenhos feitos à mão. AQUI
+ sugestões: AQUI, AQUI




Link para essa postagem


sexta-feira, outubro 10, 2025

Ralf e Demi>Estímulos literários>Simetria criativa>Sugestões> 10/10/2025

Felipe Schuery/Clara Gavilan

Em Ralf & Demi: uma história de duas metades, Felipe Schuery constrói uma deliciosa interação entre o menino Ralf, que só é capaz de fazer metade das coisas, e Demi, uma garota que só consegue fazer a outra metade. O que pode acontecer se essas duas “caras-metades” se encontrarem? Será que juntos poderiam ficar completos? 
Afinal, somos mesmo todos assim, ninguém é bom em tudo. E será que se fôssemos, a vida seria assim tão interessante? É isso que os pequenos leitores poderão descobrir nessa deliciosa e bem-humorada obra, delicadamente ilustrada com as lindas aquarelas de Clara Gavilan. 
Ótima leitura para crianças em início de alfabetização e pré-escolares, em leitura compartilhada com os adultos, que certamente também vão se identificar e se apaixonar por essa simpática duplinha de almas gêmeas.
Ouvindo: AQUI
Sobre a obra: AQUI




Proposta Pedagógica – “Simetria Criativa: Eu em Preto e Branco”
Objetivos Gerais
• Explorar noções de simetria, contraste e formas geométricas.
• Estimular a coordenação motora fina, a atenção e a criatividade.
• Promover a expressão artística e a aceitação das diferenças.
• Favorecer a compreensão de regras visuais e a organização sequencial, importantes para alunos com TEA.
Habilidades da BNCC (Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais)
• EI03TS02 – Utilizar diferentes materiais e recursos para expressar-se artisticamente.
• EI03EF03 – Reconhecer formas geométricas em diferentes situações.
• EF01MA12 – Descrever e representar figuras geométricas planas.
• EF15AR02 – Experimentar diferentes formas de expressão artística visual.
• EF15AR05 – Explorar contrastes visuais, cores e padrões.
• EF15AR18 – Valorizar produções artísticas próprias e dos colegas.
Estratégias Inclusivas (com foco em alunos autistas)
• Organização visual clara: dividir a folha em duas partes (preto/branco) já dá previsibilidade.
• Sequência passo a passo: apresentar as etapas com instruções visuais (cartaz ou cartões).
• Rotina estruturada: primeiro colar as formas, depois desenhar detalhes, por último decorar.
• Preferência sensorial: oferecer diferentes materiais (papelão sanfonado, papel colorido, giz de cera, canetinha).
• Valorização do hiperfoco: permitir que o aluno escolha padrões repetitivos que mais o agradam.
• Mediação social: realizar a atividade em dupla ou grupo pequeno, incentivando trocas.
Passo a Passo da Atividade
1. Exploração inicial: mostrar obras em preto e branco, conversar sobre contraste, simetria e diferenças.
2. Construção da figura: cada criança recebe um papelão sanfonado dividido em duas cores (metade preta, metade branca).
3. Montagem com formas geométricas: distribuir quadrados, círculos e retângulos para montar o corpo.
4. Criação livre de padrões: dentro de cada forma, o aluno desenha listras, pontos, xadrez ou inventa novos padrões.
5. Personalização: acrescentar cabelo, braços, pés e rosto.
6. Exposição coletiva: montar um mural com todas as produções, destacando a beleza das diferenças.
Desafios (EducaDesafios)
• Nível 1 (básico): montar a figura com recortes prontos e já pintados.
• Nível 2 (intermediário): criar os padrões dentro das formas geométricas.
• Nível 3 (avançado): inventar uma figura diferente (animal, objeto, personagem) usando a mesma lógica preto/branco.
Avaliação
• Participação nas etapas.
• Capacidade de reconhecer e usar formas geométricas.
• Criatividade e expressão pessoal.
• Inclusão e respeito às produções dos colegas. Fonte: Educa Desafios

Aula: Percepção visual: AQUI
Viajando com as figuras geométricas: AQUI
Atividade complete a figura: AQUI
Pintura: AQUI
Espelhos: AQUI

Habilidades cognitivas: AQUI
Estímulos sensoriais: AQUI
Bia Villela: AQUI
Formas geométricas: AQUI




Link para essa postagem


quinta-feira, outubro 09, 2025

Troca tintas>PNLD Literário>Linguagem e artes>Tanta tinta/Cecília Meireles> 09/10/2025


Gonçalo Viana/Thais Rimkus

Era uma vez dois amigos, um cão alaranjado, uma pipa vermelha e uma árvore... branca?! Não pode ser! Vamos começar de novo. Era uma vez uma nuvem verde... carregada de frutas? 
Este livro não está bom! 
Ou será as nuvens e as árvores podem se transformar se o ilustrador colorir o mundo como bem entender? Em Troca-tintas, Gonçalo Viana nos convida a desarrumar as ideias e a pintar a realidade de várias cores e tons. 
Troca-tintas é uma história sobre a possibilidade de revolucionar as cores – e os pontos de vista – e, assim, criar uma felicidade original. 

Jogos, brincadeiras e diversão; Mundo natural, meio ambiente, plantas, Biologia e Ciências;
Aventuras em contextos imaginários ou realistas, urbanos, rurais, locais, internacionais.

O título Troca-tintas já indica uma grande trapalhada. De fato, começa como se o ilustrador tivesse colorido errado os objetos de sua história, que é singela, mas cheia de sugestões. Princi­pia parecendo uma narrativa comum de “era uma vez”, mas logo as coisas se mostram menos normais do que esperamos. Junto de dois amigos, uma pipa vermelha e um cachorro alaranjado (até aí tudo normal), surge uma árvore… branca! O narrador resolve recomeçar, mas eis que surge uma nuvem… verde!

Aqui o autor nos propõe uma quebra dos padrões tradicionais de conceber a imagem, balançando nossas associações mais comuns entre objetos e cores. Mostra um mundo ficcional em que tudo pode ser diferente, sugerindo, de maneira di­vertida e inteligente, outras formas de encarar e de construir a vida.

Indicado para leitores em descoberta! Os livros desta faixa podem conter mais texto, tendo em vista uma leitura acompanhada ou a fim de instigar o reconhecimento da escrita e a decodificação do texto. As ilustrações seguem estimulantes, e há presença de recursos de linguagem que contribuem para o desenvolvimento de um senso crítico e de valores. Fonte

Ouvindo: AQUI
Manual do professor: AQUI
A menina cinza e as cores: AQUI
Trocando artes: Sugestões de artes utilizando tintas e vários recursos

Tanta tinta: AQUIAQUI
Cantando :Tanta tinta/Cecília Meireles: AQUI
Interpretando: AQUI
+ Cecília Meireles: AQUI

É MUITO IMPORTANTE EXPOR AS CRIANÇAS A DIVERSAS FORMAS DE ARTE, POR ESSE MOTIVO APRESENTO NESTE VÍDEO 03 TÉCNICAS DE PINTURA.
ESPERO QUE GOSTEM E APLIQUEM COM SEUS ALUNO OU FILHOS, ESSA ATIVIDADE É DIRECIONADA PARA BERÇÁRIO, PÓREM QUALQUER CRIANÇA PODE DESFRUTAR.



“Cada criança é um balão cheio de sonhos!
Proposta pedagógica EducaDesafios:
Balões personalizados
Cada criança pode criar seu balão com técnicas diferentes: pintura com guache, giz de cera, cola colorida, carimbo com esponja, bolinhas de papel crepom coladas.
Pode ser feito em papel cartão ou até em pratos de papelão para dar mais firmeza.
Fotos das crianças
Tire fotos delas em poses divertidas (como se estivessem penduradas, voando ou pulando).
Recorte e cole embaixo dos balões.
Cordas/linhas
Use barbante colorido, fitilho ou lã para ligar os balões às crianças.
Pode ser trançado ou cruzado para dar movimento.
Moldura e fundo
Fundo preto ou azul (para lembrar céu/noite).
Moldura feita com tiras de EVA, cartolina colorida ou papel estampado.
Nas laterais, adicione flores, borboletas ou nuvens feitas com papel de seda.
Toque especial
Adicione glitter, estrelinhas douradas ou algodão para nuvens.
Escreva uma frase motivadora no topo, tipo:
“Juntos voamos mais alto!” ou “Cada criança é um balão cheio de sonhos!
Cores: AQUI
Nuvens: AQUI
Arco-íris: AQUI
Elmer o elefante xadrez: AQUI
O peixinho arco-íris: AQUI



Link para essa postagem


 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios