BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
16 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, agosto 19, 2025

Era uma vez um cão>PNLD Literário>Não sacuda este livro>Estímulos coloridos>Não abra este livro> 19/08/2025

 
Adélia Carvalho/João Vaz de Carvalho

― Pai, pai, me conta uma história?
― Era uma vez um jacaré que só tinha um pé.
― A do jacaré, não, quero a do cão.
― A do cão, não sei.
Começa assim a narrativa de uma criança que pede ao pai para lhe contar a história de um cão.
Como ele não sabe histórias de cães, começa a propor histórias com outros animais.
Acompanhe os personagens e divirta-se com o final surpreendente e divertido. AQUI

Proposta de trabalho: AQUI
Ouvindo: AQUI

Ralf Butzchkow/ Hedi Gnadinger

Atenção! O cachorro e seus amigos ensaiam um novo espetáculo.
Tenha cuidado..., não agite este livro!
Senão os bichos podem se misturar entre si.
Será que você gostaria de ver o sapo com as patas marrons do coelho?
Balançar, agitar, adivinhar – aqui, os amigos dos bichos podem aprender as cores se divertindo muito!

Sugestões de atividades:

1-  Pergunte às crianças quais são as cores dos personagens apresentados nas páginas 12 e 13. Em seguida, peça que identifiquem essas tonalidades nos objetos da sala de aula, na escola e nas redondezas, quando estiverem vindo para a aula.

2- Após a leitura do livro, elabore com a turma uma tabela demonstrando, por meio de ilustrações, as cores primárias e as tonalidades resultantes das misturas desses tons, denominadas de cores secundárias.

3- Peça que as crianças confeccionem um painel com os objetos apresentados no livro, por ordem de tamanho (do menor para o maior). Depois, solicite que invertam a ordem.

4- Elabore um material para os alunos colorirem os animais apresentados no livro, trabalhando números, grupos, cores, opostos (grande/pequeno, em cima/ embaixo, seco/molhado), classes de animais (pássaros, mamíferos, peixes, répteis e anfíbios), entre outros exemplos.

 Temas abordados: amizade, humor, interatividade, animais

Transversalidade: pluralidade cultural   Fonte


Ralf Butzchkow/ Hedi Gnadinger

É melhor você não abrir este livro.
Sabe por quê? Porque o texugo e seus amigos aproveitam qualquer brecha para fugir do zoológico.
Se isso acontecer, você terá de correr atrás deles.

Procurar, esfregar, orientar – aqui, você e todos os amigos dos bichos têm muito o que fazer.

Não abra este livro! é uma ótima opção para pais e professores falarem com os pequenos leitores sobre amizade, de uma forma bem-humorada e interativa.

 Sugestões de atividades:

1- Leia o texto em voz alta com os alunos, mostrando as ilustrações. Sugira que as crianças acompanhem a leitura com o livro aberto. 

2- Pergunte às crianças se já visitaram algum zoológico. Em seguida, questione quais os animais que vivem no zoológico e que são conhecidos pela sala.

3- Solicite uma pesquisa e leve para a sala de aula fotos de animais que geralmente vivem no zoológico, classificando-os por ordem crescente de tamanho.

 Temas abordados: amizade, humor, interatividade, animais.

Transversalidade: pluralidade cultural  Fonte


Cachorro: AQUI
Cores: AQUI
Cores e formas: AQUI
Humor: AQUI


O gato pete, eu amo meu tênis branquinho: AQUI
O varal: AQUI
Juju e o mistério das coisas: AQUI
O rei gato: AQUI
Cadê os bichinhos? AQUI



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios