BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, novembro 01, 2019

Xô, fantasma!>Rimas divertidas>Xô medinho!>Estímulos literários sem sustos!>01/11/2019


Neuza Lozano Peres
Jefferson Galdino

Sentir medo é natural e saudável, afinal, ele costuma nos proteger de algum tipo de perigo e nos afasta de situações em que nos sentimos ameaçados. Então, respire fundo e relaxe. 
Logo, uma solução vai encontrar e…Xô, Fantasma! 
Assunto: os medos infantis convertidos em brincadeiras por meio de poemas divertidos. Indicações: Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

Sugestões de atividades

Vamos brincar para descontrair:
Objetivo da brincadeira: Desenvolver a percepção sensorial.
Material utilizado: Lençol
Espaço onde deve ser realizada: Sala de aula.
Aprendendo a brincadeira
Na sala de aula, escolha aleatoriamente uma criança. Explique que ela vai sair da sala por alguns instantes, enquanto o resto da turma continua sentado.
Assim que a criança sair, escolha outra e a cubra com o lençol. Enfatize que ela deve permanecer em silêncio, mas tome todo cuidado para que não apareça nenhuma parte de seu corpo.
Em seguida, peça para a criança que está do lado de fora da sala entrar e adivinhar qual colega foi coberto.
Para desenvolver a atividade com crianças maiores: Enquanto uma das crianças espera do lado de fora da sala, em silêncio, troque dois ou três alunos de lugar, para aumentar o grau de dificuldade para quem vai adivinhar.  Fonte
Outra ideia:
O educador pega um lençol branco que seja transparente ( não opaco ) para que a criança consiga ver os vultos e não ter medo de ficar em baixo do mesmo, escolher quem será o fantasma, dado o sinal ele deverá fazer o som de fantasma: Uuuuuuuuuuuuuu...e tentar pegar os amigos e a educadora, que deverão fugir do fantasma, fazer com que todos participem. Nessa brincadeira eu explorei os objetivos : agilidade, atenção, alegria, emoção, entusiasmo...AQUI


Esta é uma ideia simples para fazer com as crianças mais novas. Precisa de cartolina preta, tinta branca e olhos amovíveis, um pouco de tinta preta (para a boca), letras autocolantes (que podem ser substituídas por lápis ou caneta laranja) a dizer “boo!” e uma fita laranja e preta para pendurar o desenho!   AQUI
Atividades após a leitura
Como este fantasma finge ser outros,vamos fazer o mesmo. A história é engraçada e rimada.
Boa oportunidade para introduzir onomatopeias entre as estrofes. Os sons de fantasmas enriquecerão a declamação: Buuu!! Xôôô!
Aula: Imitando um personagem: AQUI
Desdobrando para mais onomatopeias:


Mais literatura com onomatopeias:  AQUI


Texto by Krika
O fantasma desta história quer ser esperto e finge ser pirata,rato,elefante e por aí vai...
Bobão,pois as crianças o espantam com sabedoria e coragem.
" Ele insiste e fantasia.
Agora quer ser caveira...
Não se importa com os ossos,
E logo cai na brincadeira."
Os versos fluem e se direcionam para a fantasia,humor,diversão.Chama a atenção,claro, as ilustrações precisas.Quem não gosta de belas cores misturadas e significativas?
Imaginei também fazer uma apresentação,dramatização, com os pequenos,pois a história possibilita "vestir" alguns fantasmas...E através das rimas,ficará bem divertido!
Mais obras de Neusinha:  AQUI

O medo é uma das mais primitivas manifestações da imaginação e das emoções humanas. 
O medo pode ser motivado, mas pode não ter nenhuma razão. 
Entre a motivação e o medo sem motivação nenhuma há uma área cinzenta, que vai de uma sensação incômoda à total paranoia. 
Os textos literários que se voltam para o medo costumam navegar por essas áreas cinzentas, cheias de neblina, silêncios inquietantes, imagens bizarras, sobressaltos e imprevistos. 
A série Mistérios e medos reúne obras que ousaram tocar nesse assunto. 
Algumas delas estão mais para o gênero “terrir”, que faz a gente rir de situações aparentemente medonhas. 
Outras estão cheias de mistérios, que só se resolvem quando o leitor corajoso chega ao ponto final. 
De qualquer modo, seja brincadeira divertida, a partir de temas misteriosos, seja suspense de dar vontade de ficar perto de um adulto, há uma travessia que o leitor infantil precisa cumprir se quiser desfrutar até o fim dessas misteriosas e gostosas narrativas.  Fonte


Aula/Encarando o medo do desconhecido




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios