Neuza Lozano Peres
Jefferson Galdino
Sentir medo é natural e saudável, afinal,
ele costuma nos proteger de algum tipo de
perigo e nos afasta de situações em que nos
sentimos ameaçados.
Então, respire fundo e relaxe.
Logo, uma
solução vai encontrar e…Xô, Fantasma!
Assunto: os medos infantis convertidos em brincadeiras
por meio de poemas divertidos.
Indicações: Educação Infantil e séries iniciais do Ensino
Fundamental.
Sugestões de atividades
Vamos brincar para descontrair:
Objetivo da brincadeira: Desenvolver a percepção sensorial.
Material utilizado: Lençol
Espaço onde deve ser realizada: Sala de aula.
Aprendendo a brincadeira
Na sala de aula, escolha aleatoriamente uma criança. Explique que ela vai sair da sala por alguns instantes, enquanto o resto da turma continua sentado.
Assim que a criança sair, escolha outra e a cubra com o lençol. Enfatize que ela deve permanecer em silêncio, mas tome todo cuidado para que não apareça nenhuma parte de seu corpo.
Em seguida, peça para a criança que está do lado de fora da sala entrar e adivinhar qual colega foi coberto.
Para desenvolver a atividade com crianças maiores: Enquanto uma das crianças espera do lado de fora da sala, em silêncio, troque dois ou três alunos de lugar, para aumentar o grau de dificuldade para quem vai adivinhar. Fonte
Material utilizado: Lençol
Espaço onde deve ser realizada: Sala de aula.
Aprendendo a brincadeira
Na sala de aula, escolha aleatoriamente uma criança. Explique que ela vai sair da sala por alguns instantes, enquanto o resto da turma continua sentado.
Assim que a criança sair, escolha outra e a cubra com o lençol. Enfatize que ela deve permanecer em silêncio, mas tome todo cuidado para que não apareça nenhuma parte de seu corpo.
Em seguida, peça para a criança que está do lado de fora da sala entrar e adivinhar qual colega foi coberto.
Para desenvolver a atividade com crianças maiores: Enquanto uma das crianças espera do lado de fora da sala, em silêncio, troque dois ou três alunos de lugar, para aumentar o grau de dificuldade para quem vai adivinhar. Fonte
Outra ideia:
O educador pega um lençol branco que seja transparente ( não opaco ) para que a criança consiga ver os vultos e não ter medo de ficar em baixo do mesmo, escolher quem será o fantasma, dado o sinal ele deverá fazer o som de fantasma: Uuuuuuuuuuuuuu...e tentar pegar os amigos e a educadora, que deverão fugir do fantasma, fazer com que todos participem. Nessa brincadeira eu explorei os objetivos : agilidade, atenção, alegria, emoção, entusiasmo...AQUI
Esta é uma ideia simples para fazer com as crianças mais novas. Precisa de cartolina preta, tinta branca e olhos amovíveis, um pouco de tinta preta (para a boca), letras autocolantes (que podem ser substituídas por lápis ou caneta laranja) a dizer “boo!” e uma fita laranja e preta para pendurar o desenho! AQUI
Atividades após a leitura
Como este fantasma finge ser outros,vamos fazer o mesmo. A história é engraçada e rimada.
Boa oportunidade para introduzir onomatopeias entre as estrofes. Os sons de fantasmas enriquecerão a declamação: Buuu!! Xôôô!
Aula: Imitando um personagem: AQUI
Desdobrando para mais onomatopeias:
Texto by Krika
O fantasma desta história quer ser esperto e finge ser pirata,rato,elefante e por aí vai...
Bobão,pois as crianças o espantam com sabedoria e coragem.
" Ele insiste e fantasia.
Agora quer ser caveira...
Não se importa com os ossos,
E logo cai na brincadeira."
Os versos fluem e se direcionam para a fantasia,humor,diversão.Chama a atenção,claro, as ilustrações precisas.Quem não gosta de belas cores misturadas e significativas?
Imaginei também fazer uma apresentação,dramatização, com os pequenos,pois a história possibilita "vestir" alguns fantasmas...E através das rimas,ficará bem divertido!
Mais obras de Neusinha: AQUI
O medo é uma das mais primitivas manifestações da imaginação e das emoções humanas.
O medo pode ser motivado, mas pode
não ter nenhuma razão.
Entre a motivação e o medo sem motivação
nenhuma há uma área cinzenta, que vai de uma sensação incômoda
à total paranoia.
Os textos literários que se voltam para o medo costumam navegar por essas áreas cinzentas, cheias de neblina, silêncios
inquietantes, imagens bizarras, sobressaltos e imprevistos.
A série Mistérios e medos reúne obras que ousaram tocar nesse
assunto.
Algumas delas estão mais para o gênero “terrir”, que faz a
gente rir de situações aparentemente medonhas.
Outras estão cheias
de mistérios, que só se resolvem quando o leitor corajoso chega ao
ponto final.
De qualquer modo, seja brincadeira divertida, a partir de
temas misteriosos, seja suspense de dar vontade de ficar perto de um
adulto, há uma travessia que o leitor infantil precisa cumprir se quiser
desfrutar até o fim dessas misteriosas e gostosas narrativas. Fonte
Aula/Encarando o medo do desconhecido
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.