terça-feira, agosto 19, 2025

Era uma vez um cão>PNLD Literário>Não sacuda este livro>Estímulos coloridos>Não abra este livro> 19/08/2025

 
Adélia Carvalho/João Vaz de Carvalho

― Pai, pai, me conta uma história?
― Era uma vez um jacaré que só tinha um pé.
― A do jacaré, não, quero a do cão.
― A do cão, não sei.
Começa assim a narrativa de uma criança que pede ao pai para lhe contar a história de um cão.
Como ele não sabe histórias de cães, começa a propor histórias com outros animais.
Acompanhe os personagens e divirta-se com o final surpreendente e divertido. AQUI

Proposta de trabalho: AQUI
Ouvindo: AQUI

Ralf Butzchkow/ Hedi Gnadinger

Atenção! O cachorro e seus amigos ensaiam um novo espetáculo.
Tenha cuidado..., não agite este livro!
Senão os bichos podem se misturar entre si.
Será que você gostaria de ver o sapo com as patas marrons do coelho?
Balançar, agitar, adivinhar – aqui, os amigos dos bichos podem aprender as cores se divertindo muito!

Sugestões de atividades:

1-  Pergunte às crianças quais são as cores dos personagens apresentados nas páginas 12 e 13. Em seguida, peça que identifiquem essas tonalidades nos objetos da sala de aula, na escola e nas redondezas, quando estiverem vindo para a aula.

2- Após a leitura do livro, elabore com a turma uma tabela demonstrando, por meio de ilustrações, as cores primárias e as tonalidades resultantes das misturas desses tons, denominadas de cores secundárias.

3- Peça que as crianças confeccionem um painel com os objetos apresentados no livro, por ordem de tamanho (do menor para o maior). Depois, solicite que invertam a ordem.

4- Elabore um material para os alunos colorirem os animais apresentados no livro, trabalhando números, grupos, cores, opostos (grande/pequeno, em cima/ embaixo, seco/molhado), classes de animais (pássaros, mamíferos, peixes, répteis e anfíbios), entre outros exemplos.

 Temas abordados: amizade, humor, interatividade, animais

Transversalidade: pluralidade cultural   Fonte


Ralf Butzchkow/ Hedi Gnadinger

É melhor você não abrir este livro.
Sabe por quê? Porque o texugo e seus amigos aproveitam qualquer brecha para fugir do zoológico.
Se isso acontecer, você terá de correr atrás deles.

Procurar, esfregar, orientar – aqui, você e todos os amigos dos bichos têm muito o que fazer.

Não abra este livro! é uma ótima opção para pais e professores falarem com os pequenos leitores sobre amizade, de uma forma bem-humorada e interativa.

 Sugestões de atividades:

1- Leia o texto em voz alta com os alunos, mostrando as ilustrações. Sugira que as crianças acompanhem a leitura com o livro aberto. 

2- Pergunte às crianças se já visitaram algum zoológico. Em seguida, questione quais os animais que vivem no zoológico e que são conhecidos pela sala.

3- Solicite uma pesquisa e leve para a sala de aula fotos de animais que geralmente vivem no zoológico, classificando-os por ordem crescente de tamanho.

 Temas abordados: amizade, humor, interatividade, animais.

Transversalidade: pluralidade cultural  Fonte


Cachorro: AQUI
Cores: AQUI
Cores e formas: AQUI
Humor: AQUI


O gato pete, eu amo meu tênis branquinho: AQUI
O varal: AQUI
Juju e o mistério das coisas: AQUI
O rei gato: AQUI
Cadê os bichinhos? AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.