domingo, setembro 09, 2012

Teatro> Interpretando> Comemorando> 09/09/12

Interpretação de peças de teatrais.
18 de setembro  dia do teatro


Autor: Mariane Patrícia Madeira Lopes
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■ Ampliar a habilidade de produção textual.
■ Ampliar as habilidades de leitura por meio da leitura do texto de teatro.
■ Ampliar a capacidade de registro e de revisão da própria escrita.
Duração das atividades
Oito aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 – O que é uma peça teatral.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
1 – LEIA O TEXTO ABAIXO:
TEATRO
A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência.
Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis.
O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria.
A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o prédio onde se apresenta a mesma. O teatro designa o local físico do espectador e o local onde realiza o drama frente à audiência.
A implantação do teatro no Brasil ocorreu devido ao empenho dos jesuítas em catequizar os índios.
Por Patrícia Lopes Equipe Brasil Escola
Texto retirado do site:

 2-APÓS LER O TEXTO, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:
MARQUE A OPÇÃO CORRETA DE ACORDO COM O TEXTO:

A ORIGEM DO TEATRO É: REFERE-SE A:
A) DANÇA PRIMITIVA.
B) TEATRO COM FANTOCHES.
C) TEATRO NA GRÉCIA.
D) FANTASIA.


DIONÍSIO ERA O DEUS DA:
A) FESTA
B) TEATRO
C) DANÇA
D) ALEGRIA


EM QUAL PAÍS SURGIU O TEATRO?
A) BRASIL
B) ESTADOS UNIDOS
C) GRÉCIA
D) JAPÃO


3-DEPOIS DE LER O TEXTO, ESCREVA COM SUAS PALAVRAS O QUE VOCÊ ACHA QUE SIGNIFICA TEATRO.


4- AGORA RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO:
A) VOCÊ JÁ ASSISTIU A UMA PEÇA DE TEATRO? SIM________ NÃO _________


B) Você se recorda do NOME DA PEÇA?


C) QUAL ERA O assunto PRINCIPAL DA PEÇA DE TEATRO QUE VOCÊ ASSISTIU?


SE NÃO ASSISTIU A NEHUMA PEÇA, JÁ OUVIU FALAR DE ALGUMA QUE TERIA VONTADE DE ASSISTIR?
QUAL O NOME? 
Corrija a atividade com a turma.
Peça às crianças que argumentem suas respostas, fazendo inferências.

Atividade 2 – Assistindo a uma peça teatral
Leve a turma para assistir a uma peça teatral infantil. Caso não seja possível, mostre às crianças os vídeoas abaixo sobre a peça “O casamento de dona Baratinha”: http://www.youtube.com/watch?v=cXQhTBGAgHo

Atividade 3 – Leitura de peça teatral e interpretação.
■Leia com as crianças o texto da peça de teatro “Não quero dormir” abaixo o link. http://www.4shared.com/file/257224921/85deb4db/no_quero_dormir1.html
 ■Organize a produção desta peça com as crianças, divida as crianças entre os personagens.
■Faça ensaios periódicos, e construa o cenário com os recursos disponíveis.
■ Organize com a direção uma apresentação para a comunidade escolar.


Atividade 4 – Produção textual
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
DURANTE NOSSA PRODUÇÃO DE TEATRO, VIVEMOS VÁRIAS ETAPAS:
DESCOBRIMOS A ORIGEM DO TEATRO;
ASSSITIMOS A UMA PEÇA TEATRAL;
LEMOS O TEXTO DE UMA PEÇA;
ORGANIZAMOS A PRODUÇÃO DESTA PEÇA;
ENSAIAMOS OS TEXTOS;
MONTAMOS O CENÁRIO;
APRESENTAMOS A PEÇA A TODA ESCOLA;
AGORA FAÇA UM TEXTO CONTANDO TODAS ESSAS EXPERIÊNCIAS. ORGANIZE A SEQUÊNCIA DOS EVENTOS, COLOQUE SUAS IMPRESSÕES PESSOAIS. UTILIZE A FOLHA ABAIXO PARA RASCUNHO E O VERSO PARA ESCREVER A VERSÃO FINAL DE SEU TEXTO.
CAPRICHO, LETRA BONITA, LEIA TUDO QUE ESCREVEU E FAÇA CORREÇÕES ANTES DE ENTREGAR.
Nome:
Data:
Recursos Complementares

Livro para formação do professor alfabetizador:
BATISTA, Antônio A. G. org. Capacidades da alfabetização. CEALE/FAE/UFMG. Belo Horizonte. 2005. Coleção Instrumentos da Alfabetização. Vol. 2.
Peça Teatro Infantil O laboratório do professor louquinho da Silva Parte I
Avaliação
Observe os aspectos demonstrados pelas crianças durante a execução das atividades sobre:
■Levanta e confirma hipóteses relativas ao texto lido;
■Demonstra compreensão global do texto lido;
■ Revisa e elabora a própria escrita. Planeja a fala em situações formais;
■Expõe opiniões sobre a realização da peça de teatro oralmente e argumenta com respeito com colegas e professor (a).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23841
 
O teatro na sala de aula
■Compreenda o modo de organização e a função social do gênero textual: “peças teatrais”;
■Compreenda globalmente o texto lido;
■Use a língua de acordo com a situação focalizada, empregando os recursos linguísticos adequados.
Sugestão> Cinderela
Vejam aqui:


O TEATRO NA INFÂNCIA: UM VERDADEIRO
 ELEMENTO DE APRENDIZAGEM
 Conhecendo a sua história
 
■Conhecer sobre a história do Teatro no mundo: origem, características mais marcantes e peculiaridades;
■Conhecer a organização do Teatro: os elementos (cenário, figurino, palco, coxia, entre outros), as funções dos espaços, bem como das pessoas que atuam nesse ambiente.
O QUE QUEREMOS SABER SOBRE O TEATRO • Por que o teatro existe?
• Como surgiu o teatro?
• Quando surgiu o teatro?
• Como é o teatro por dentro?
• Conta-se história no teatro?
• Onde os atores trocam de roupa?
• Como se chamam as roupas que os artistas usam?
• Como se chamam os espaços do teatro?
• Quais as pessoas que trabalham no teatro e o que elas fazem?
O teatro no mundo
Sugestão literária
Editora Melhoramentos
O TEATRO NO MUNDO coleção ORIGENS DO SABER.
Livro sobre o teatro, como era antigamente até os dias atuais, muita informação e super interativo, com adesivos pra completar as informações. Muito legal!!
Teatro no mundo

Vejam tudo aqui:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5893
 
O TEATRO NA INFÂNCIA:
vivenciando o jogo teatral
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6927

Como o aluno utiliza e reconstrói os elementos de expresaõ teatral...
Várias aulas com sugetões de peças teatrais
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=556
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.