BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, setembro 09, 2012

Teatro> Interpretando> Comemorando> 09/09/12

Interpretação de peças de teatrais.
18 de setembro  dia do teatro


Autor: Mariane Patrícia Madeira Lopes
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■ Ampliar a habilidade de produção textual.
■ Ampliar as habilidades de leitura por meio da leitura do texto de teatro.
■ Ampliar a capacidade de registro e de revisão da própria escrita.
Duração das atividades
Oito aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 – O que é uma peça teatral.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
1 – LEIA O TEXTO ABAIXO:
TEATRO
A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência.
Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis.
O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria.
A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o prédio onde se apresenta a mesma. O teatro designa o local físico do espectador e o local onde realiza o drama frente à audiência.
A implantação do teatro no Brasil ocorreu devido ao empenho dos jesuítas em catequizar os índios.
Por Patrícia Lopes Equipe Brasil Escola
Texto retirado do site:

 2-APÓS LER O TEXTO, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:
MARQUE A OPÇÃO CORRETA DE ACORDO COM O TEXTO:

A ORIGEM DO TEATRO É: REFERE-SE A:
A) DANÇA PRIMITIVA.
B) TEATRO COM FANTOCHES.
C) TEATRO NA GRÉCIA.
D) FANTASIA.


DIONÍSIO ERA O DEUS DA:
A) FESTA
B) TEATRO
C) DANÇA
D) ALEGRIA


EM QUAL PAÍS SURGIU O TEATRO?
A) BRASIL
B) ESTADOS UNIDOS
C) GRÉCIA
D) JAPÃO


3-DEPOIS DE LER O TEXTO, ESCREVA COM SUAS PALAVRAS O QUE VOCÊ ACHA QUE SIGNIFICA TEATRO.


4- AGORA RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO:
A) VOCÊ JÁ ASSISTIU A UMA PEÇA DE TEATRO? SIM________ NÃO _________


B) Você se recorda do NOME DA PEÇA?


C) QUAL ERA O assunto PRINCIPAL DA PEÇA DE TEATRO QUE VOCÊ ASSISTIU?


SE NÃO ASSISTIU A NEHUMA PEÇA, JÁ OUVIU FALAR DE ALGUMA QUE TERIA VONTADE DE ASSISTIR?
QUAL O NOME? 
Corrija a atividade com a turma.
Peça às crianças que argumentem suas respostas, fazendo inferências.

Atividade 2 – Assistindo a uma peça teatral
Leve a turma para assistir a uma peça teatral infantil. Caso não seja possível, mostre às crianças os vídeoas abaixo sobre a peça “O casamento de dona Baratinha”: http://www.youtube.com/watch?v=cXQhTBGAgHo

Atividade 3 – Leitura de peça teatral e interpretação.
■Leia com as crianças o texto da peça de teatro “Não quero dormir” abaixo o link. http://www.4shared.com/file/257224921/85deb4db/no_quero_dormir1.html
 ■Organize a produção desta peça com as crianças, divida as crianças entre os personagens.
■Faça ensaios periódicos, e construa o cenário com os recursos disponíveis.
■ Organize com a direção uma apresentação para a comunidade escolar.


Atividade 4 – Produção textual
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
DURANTE NOSSA PRODUÇÃO DE TEATRO, VIVEMOS VÁRIAS ETAPAS:
DESCOBRIMOS A ORIGEM DO TEATRO;
ASSSITIMOS A UMA PEÇA TEATRAL;
LEMOS O TEXTO DE UMA PEÇA;
ORGANIZAMOS A PRODUÇÃO DESTA PEÇA;
ENSAIAMOS OS TEXTOS;
MONTAMOS O CENÁRIO;
APRESENTAMOS A PEÇA A TODA ESCOLA;
AGORA FAÇA UM TEXTO CONTANDO TODAS ESSAS EXPERIÊNCIAS. ORGANIZE A SEQUÊNCIA DOS EVENTOS, COLOQUE SUAS IMPRESSÕES PESSOAIS. UTILIZE A FOLHA ABAIXO PARA RASCUNHO E O VERSO PARA ESCREVER A VERSÃO FINAL DE SEU TEXTO.
CAPRICHO, LETRA BONITA, LEIA TUDO QUE ESCREVEU E FAÇA CORREÇÕES ANTES DE ENTREGAR.
Nome:
Data:
Recursos Complementares

Livro para formação do professor alfabetizador:
BATISTA, Antônio A. G. org. Capacidades da alfabetização. CEALE/FAE/UFMG. Belo Horizonte. 2005. Coleção Instrumentos da Alfabetização. Vol. 2.
Peça Teatro Infantil O laboratório do professor louquinho da Silva Parte I
Avaliação
Observe os aspectos demonstrados pelas crianças durante a execução das atividades sobre:
■Levanta e confirma hipóteses relativas ao texto lido;
■Demonstra compreensão global do texto lido;
■ Revisa e elabora a própria escrita. Planeja a fala em situações formais;
■Expõe opiniões sobre a realização da peça de teatro oralmente e argumenta com respeito com colegas e professor (a).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23841
 
O teatro na sala de aula
■Compreenda o modo de organização e a função social do gênero textual: “peças teatrais”;
■Compreenda globalmente o texto lido;
■Use a língua de acordo com a situação focalizada, empregando os recursos linguísticos adequados.
Sugestão> Cinderela
Vejam aqui:


O TEATRO NA INFÂNCIA: UM VERDADEIRO
 ELEMENTO DE APRENDIZAGEM
 Conhecendo a sua história
 
■Conhecer sobre a história do Teatro no mundo: origem, características mais marcantes e peculiaridades;
■Conhecer a organização do Teatro: os elementos (cenário, figurino, palco, coxia, entre outros), as funções dos espaços, bem como das pessoas que atuam nesse ambiente.
O QUE QUEREMOS SABER SOBRE O TEATRO • Por que o teatro existe?
• Como surgiu o teatro?
• Quando surgiu o teatro?
• Como é o teatro por dentro?
• Conta-se história no teatro?
• Onde os atores trocam de roupa?
• Como se chamam as roupas que os artistas usam?
• Como se chamam os espaços do teatro?
• Quais as pessoas que trabalham no teatro e o que elas fazem?
O teatro no mundo
Sugestão literária
Editora Melhoramentos
O TEATRO NO MUNDO coleção ORIGENS DO SABER.
Livro sobre o teatro, como era antigamente até os dias atuais, muita informação e super interativo, com adesivos pra completar as informações. Muito legal!!
Teatro no mundo

Vejam tudo aqui:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5893
 
O TEATRO NA INFÂNCIA:
vivenciando o jogo teatral
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6927

Como o aluno utiliza e reconstrói os elementos de expresaõ teatral...
Várias aulas com sugetões de peças teatrais
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=556
 


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios