Muitas atividades afetivas podem ser realizadas no final do ano para despedidas da turma.
Algumas sugestões a seguir,pois compartilhar é o que Linguagem e Afins faz.
Aproveitando este momento para agradecer a todos que aqui vieram, e que, continuarão no próximo ano. Pequenas ternuras são essenciais.Que elas sejam duradouras em suas vidas!
Sugestão de mensagem inicial:
A “aula da saudade” nos faz pensar em uma listagem de poderes: O PODER DE LEMBRAR....o poder de sentir novamente....poder de ressuscitar momentos.
Encontramos o privilégio extraordinário de buscarmos em nosso arquivo pessoal documentos, registros, fatos...
É bem verdade que na rota da existência nem sempre temos boas lembranças, nem sempre há alegria em algumas recordações...
Mas, hoje é dia de celebrar: celebrar a amizades adquiridas.
Celebrar as conquistas realizadas.
Na realidade hoje nós estamos em um grande passeio... E já que a palavra é recordar...
Vamos pegar o vagão do saudosismo...
Por este motivo a nossa viagem é em ritmo de flash-back. Paradas rápidas e surpreendentes nos aguardam. Coloquem os cintos e boa viagem...
Vamos às paisagens: Do lado direito, parado número um:
O PRIMEIRO DIA DE AULA: alguns de vocês entraram por estas portas ainda intimidadas, com algumas questões no coração, e na alma....
Outros, em contra partida, calorosos, espontâneos, descontraídos, pareciam que já faziam parte do cenário... Mas não sabiam ao certo o que de fato os esperavam...
Próxima parada... Lá está você em aulas maravilhosas que ti fizeram pensar profundamente sobre diversos temas...
Mas apesar do corre-corre você me parece confiante. Bem, Seguindo viagem... dias e dias a fio, estudos, pesquisas, trabalhos, provas... E lá está você... Puxa como você está diferente do primeiro dia. Última parada Itinerário: AULA DA SAUDADE PROJETO TRAVESSIA
Parabéns: você batalhou, progrediu, cresceu, conquistou. Foi um prazer viajar com você!.
Caso queira olhar com mais detalhes: AQUI
A vida é cheia de fases e jornadas a serem concluídas, e isso vale para qualquer ocasião, afinal todos temos de passar por alguns desafios para testar nossa força, coragem, lealdade, aprendizado etc. Seja no final de um ano ou no meio deste, conclui-se uma importantíssima fase da vida: a conclusão de um curso. Desde pequeno há conclusões acadêmicas a serem tomadas, sendo elas da Alfabetização, do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, da Graduação Superior e os demais. Mesmo que completar uma fase da vida seja motivo de alegrias, para muitos, deixa um pouco de saudade e, com intuito de reunir todos esses sentimentos saudosos num momento só, surge a Aula da Saudade. O que é aula da saudade? AQUI
Dinâmica 1 Escrevendo uma carta
O objetivo dessa dinâmica de despedidas é avaliar o momento concreto que está sendo vivido pelo grupo através da verbalização das emoções e proporcionar um momento para dizer adeus e desejar sucesso na nova jornada que se inicia.
Materiais: Papel e caneta para cada participante.
Procedimento: Cada participante escreverá numa folha uma carta de despedida do grupo.
Nessa carta, deve comentar o como está se sentindo em relação ao grupo, o que está sendo o mais importante, se estava gostando ou não, do que estava gostando ou não, se vai sentir saudade... por quê? E o que mais quiser acrescentar.
Depois, as cartas são lidas em voz alta, pela própria pessoa que escreveu ou então, trocando-se os leitores.
Lida todas as cartas, pode-se conversar sobre o rumo que se deve dar ao grupo para resolver o problema que se está enfrentando.
Dicas: Comentar sobre sentimentos, dificuldades, facilidades e outros que o grupo julgar importantes.Fonte
Dinâmica 2 Relacionamento interpessoal
Essa dinâmica divertida tem por objetivo estimular o Trabalho em Equipe, Raciocínio lógico e o relacionamento interpessoal fazendo com que os participantes entendam a importância de pedir ajuda a seus amigos ou se oferecerem na hora de solucionar um problema.
Materiais: Uma bandeja e balas de acordo com o nº de participantes. As balas devem ser colocadas dentro da bandeja. No caso de crianças pequenas é importante utilizar balas que sejam moles e que possam ser mastigadas para evitar o perigo de engasgar com balas duras.
Número de participantes e tempo estimado: 2 a 30 participantes. 30 minutos
Como fazer a brincadeira com as crianças:
1. O coordenador da atividade deve formar círculo, diga então as crianças: “vocês terão que chupar uma bala, só que não poderão usar suas mãos para desembrulhar a bala e colocar em sua própria boca.” É natural que os participantes fiquem agitados e demorem um pouco para entenderem a solução do problema, dependendo da idade das crianças o professor ou coordenador deverá dar dicas, do tipo, vocês não podem usar as suas mãos, enfatizar para que entendam que se outra pessoa utilizar as mãos para desembrulhar e colocar a bala na boca estará tudo certo.
2. Essa é uma dinâmica muito divertida e o coordenador deve dar tempo para que as crianças entendam por si só a solução para o problema, uma dica é colocar a bandeja com as balas no chão, muitos participantes tentarão pegar as balas com a boca e descascar com os dentes, é muito engraçado como as crianças vão encontrando soluções.
3. Depois que as crianças encontram a solução para o problema o coordenador deverá deixar que chupem as balas e se relacionem entre si, no final da brincadeira deverá falar sobre a importância de analisar o problema e pedir ajuda para um amigo ou alguém que esteja próximo para nos ajudar.Fonte
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.