BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, novembro 21, 2019

Aulas/dinâmicas da saudade/despedidas/formaturas/memórias>Pequenas ternuras>Final ano letivo>21/11/2019


Muitas atividades afetivas podem ser realizadas no final do ano para despedidas da turma.
Algumas sugestões a seguir,pois compartilhar é o que Linguagem e Afins faz.
Aproveitando este momento para agradecer a todos que aqui vieram, e que, continuarão no próximo ano. Pequenas ternuras são essenciais.Que elas sejam duradouras em suas vidas!

dinamica para despedida de funcionario

Sugestão de mensagem inicial:
A “aula da saudade” nos faz pensar em uma listagem de poderes: O PODER DE LEMBRAR....o poder de sentir novamente....poder de ressuscitar momentos. 
Encontramos o privilégio extraordinário de buscarmos em nosso arquivo pessoal documentos, registros, fatos...
 É bem verdade que na rota da existência nem sempre temos boas lembranças, nem sempre há alegria em algumas recordações... 
Mas, hoje é dia de celebrar: celebrar a amizades adquiridas. 
Celebrar as conquistas realizadas. 
Na realidade hoje nós estamos em um grande passeio... E já que a palavra é recordar... 
Vamos pegar o vagão do saudosismo...
 Por este motivo a nossa viagem é em ritmo de flash-back. Paradas rápidas e surpreendentes nos aguardam. Coloquem os cintos e boa viagem...
 Vamos às paisagens: Do lado direito, parado número um: 
O PRIMEIRO DIA DE AULA: alguns de vocês entraram por estas portas ainda intimidadas, com algumas questões no coração, e na alma....
Outros, em contra partida, calorosos, espontâneos, descontraídos, pareciam que já faziam parte do cenário... Mas não sabiam ao certo o que de fato os esperavam... 
Próxima parada... Lá está você em aulas maravilhosas que ti fizeram pensar profundamente sobre diversos temas... 
Mas apesar do corre-corre você me parece confiante. Bem, Seguindo viagem... dias e dias a fio, estudos, pesquisas, trabalhos, provas... E lá está você... Puxa como você está diferente do primeiro dia. Última parada Itinerário: AULA DA SAUDADE PROJETO TRAVESSIA

 Parabéns: você batalhou, progrediu, cresceu, conquistou. Foi um prazer viajar com você!. 
Caso queira olhar com mais detalhes: AQUI

Hora da história: O vaga-lume:  AQUI

A vida é cheia de fases e jornadas a serem concluídas, e isso vale para qualquer ocasião, afinal todos temos de passar por alguns desafios para testar nossa força, coragem, lealdade, aprendizado etc. Seja no final de um ano ou no meio deste, conclui-se uma importantíssima fase da vida: a conclusão de um curso. Desde pequeno há conclusões acadêmicas a serem tomadas, sendo elas da Alfabetização, do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, da Graduação Superior e os demais. Mesmo que completar uma fase da vida seja motivo de alegrias, para muitos, deixa um pouco de saudade e, com intuito de reunir todos esses sentimentos saudosos num momento só, surge a Aula da Saudade. O  que é aula da saudade?  AQUI

Dinâmica 1 Escrevendo uma carta
O objetivo dessa dinâmica de despedidas é avaliar o momento concreto que está sendo vivido pelo grupo através da verbalização das emoções e proporcionar um momento para dizer adeus e desejar sucesso na nova jornada que se inicia.
Materiais: Papel e caneta para cada participante.
Procedimento: Cada participante escreverá numa folha uma carta de despedida do grupo.
Nessa carta, deve comentar o como está se sentindo em relação ao grupo, o que está sendo o mais importante, se estava gostando ou não, do que estava gostando ou não, se vai sentir saudade... por quê? E o que mais quiser acrescentar.
Depois, as cartas são lidas em voz alta, pela própria pessoa que escreveu ou então, trocando-se os leitores.
Lida todas as cartas, pode-se conversar sobre o rumo que se deve dar ao grupo para resolver o problema que se está enfrentando.
Dicas: Comentar sobre sentimentos, dificuldades, facilidades e outros que o grupo julgar importantes.Fonte
Dinâmica 2 Relacionamento interpessoal
Essa dinâmica divertida tem por objetivo estimular o Trabalho em Equipe, Raciocínio lógico e o relacionamento interpessoal fazendo com que os participantes entendam a importância de pedir ajuda a seus amigos ou se oferecerem na hora de solucionar um problema.
Materiais: Uma bandeja e balas de acordo com o nº de participantes. As balas devem ser colocadas dentro da bandeja. No caso de crianças pequenas é importante utilizar balas que sejam moles e que possam ser mastigadas para evitar o perigo de engasgar com balas duras.
Número de participantes e tempo estimado: 2 a 30 participantes. 30 minutos
Como fazer a brincadeira com as crianças:
1. O coordenador da atividade deve formar círculo, diga então as crianças: “vocês terão que chupar uma bala, só que não poderão usar suas mãos para desembrulhar a bala e colocar em sua própria boca.” É natural que os participantes fiquem agitados e demorem um pouco para entenderem a solução do problema, dependendo da idade das crianças o professor ou coordenador deverá dar dicas, do tipo, vocês não podem usar as suas mãos, enfatizar para que entendam que se outra pessoa utilizar as mãos para desembrulhar e colocar a bala na boca estará tudo certo.
2. Essa é uma dinâmica muito divertida e o coordenador deve dar tempo para que as crianças entendam por si só a solução para o problema, uma dica é colocar a bandeja com as balas no chão, muitos participantes tentarão pegar as balas com a boca e descascar com os dentes, é muito engraçado como as crianças vão encontrando soluções.
3. Depois que as crianças encontram a solução para o problema o coordenador deverá deixar que chupem as balas e se relacionem entre si, no final da brincadeira deverá falar sobre a importância de analisar o problema e pedir ajuda para um amigo ou alguém que esteja próximo para nos ajudar.Fonte
Árvore dos desejos/Olinda
AQUI
Dinâmica/árvore
AQUI
Árvore do conhecimento
AQUI
Final ano letivo/ideias
AQUI
O gênio e as rosas/Contos curtos
AQUI
Aula sobre Natal
AQUI
Mais despedidas
AQUI
Formaturas
AQUI







Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios