sexta-feira, outubro 12, 2012

A menina e o tambor> Koumba e o tambor > A menina aliki e seu tambor falante>Lit.afro/brasileira> 12/10/12



Sonia Junqueira

Andando pela rua, uma menina percebe, nas pessoas que passam, um ar preocupado, ou triste, ou aborrecido. Parecem todos apáticos, levando uma vida descolorida e sem alegria. Por mais que tente, a menina não consegue contato com essas pessoas.
Aos poucos, vai ficando contaminada pela desolação geral e começa, ela também, a desbotar.
De repente, escuta o TUM-TUM do próprio coração e tem uma ideia. Vai em casa, pega um pequeno tambor e sai pelas ruas tocando com força, enchendo o ar de TUM-TUNS contagiantes, arrebatando as pessoas, que ganham vida, recuperam suas cores e entram no cortejo de música e alegria que segue a menina e seu tambor.
ATIVIDADES:
As crianças, em grupos, observaram as ilustrações das páginas do livro: A menina e o tambor, da Sônia Junqueira.
O livro conta a história por meio de desenhos, por isso as crianças foram estimuladas a participar da narração.
Todas entenderam o livro, que foi lido na sala de música, na sala de leitura e na sala de aula.
Após a leitura do livro, as crianças confeccionaram tambores e chocalhos de sucata, ouviram e tocaram os tambores de lata.
 Em duplas, ficaram em silêncio para ouvirem o som do coração umas das outras.
Algumas crianças se surpreenderam com o som, outras riram.
Ao final perguntei para cada uma, apontando para o coração de outra criança e para o seu: - Tem um coração ai? E aqui?
Todas responderam que sim.
Pedi que ouvissem em casa o coração da mamãe. http://projetocaixademusica.blogspot.com.br/2011/03/menina-e-o-tambor.html  
Outras sugestões:
As imagens devem sugerir uma situação significativa para a criança.
Trata-se de despertar em si mesmo as sensações, a graça, o humor, certo clima de expectativa ou mistério são essenciais para o pré-leitor.
O trabalho com esta obra seguiu os passos:
1º Recepção da turma e formação da rodinha
2º Motivação usando o pau de chuva
3º Apresentamos o livro Ler e Contar a história
4º Apresentamos um estetoscópio e fizemos a vivência de ouvir o coração do colega
5º Foi representado o som do coração e mostrado o tambor
6º Distribuimos vários instrumentos musicais e ao som do coração criamos uma banda
Livro pdf: AQUI
Ouvindo: AQUIAQUI

O som do coração
A cor da cultura
Influência da cultura africana no Brasil
De acordo com BNCC: Aulas no link abaixo
  • Respeitar e valorizar a cultura afro-brasileira.
  • Reconhecer a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e da identidade brasileiras.
  • Identificar algumas influências africanas na cultura brasileira: culinária, música, dança e vocabulário.
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.
Animação baseada no livro "A menina e o tambor" , de Sônia Junqueira: Andando pela rua, uma menina percebe, nas pessoas que passam, um ar preocupado, ou triste, ou aborrecido. Parecem todos apáticos, levando uma vida descolorida e sem alegria. Por mais que tente, a menina não consegue contato com essas pessoas:  AQUI

Koumba e o tambor Diambê e A menina e o tambor

Livro 1: Koumba e o tambor Diambê, de Madu Costa e Ilustrações de Rubem Filho. Editora Mazza, 2006.
Livro 2: A menina e o tambor, de Sonia Junqueira e ilustrações de Mariângela Haddad, Editora Autêntica, 2009.

O primeiro livro apresenta Koumba e seu instrumento musical que faz ressoar a mensagem de cantar a igualdade e curtir a diferença.
 O nome Djambê é como esse tipo de tambor que aparece no desenho é chamado em algumas Áfricas ocidentais, sobretudo Guiné, assim como o nome Koumba.
A segunda história é um livro só de imagens.
Mas, da mesma forma mostra a sagacidade de uma menina em sua busca de comunicação com o mundo. Também revela um processo de empoderamento quando a menina sente seu coração bater. É aí que ela encontra a solução para chamar a atenção para si. Ela toca um tamborzinho e são essas batidas que atraem as pessoas por onde ela passa.

Justificativa da escolha deste par de livros para um programa
· Ambos os textos são bastante singelos. O segundo inova a série por não ter nada redigido.
As duas histórias tratam da tentativa de comunicação de se fazer ouvir, o que é potencializado pelo tambor.
· Outro aspecto sutil, a segunda abordagem traz uma menina dos nossos dias, em convívio com uma coletividade na qual necessita se colocar, se tornar visível.
E ela encontra o instrumento adequado para auxiliá-la na tarefa da visibilidade.
Da mesma forma, na segunda, o destaque é a aliança entre a mensagem e o poder do instrumento.
O potencial de cada livro: aspectos a serem destacados
a- Koumba e o tambor Diambê ( Madu Costa)
· Do enredo: o ambiente de casas simples, da ancestralidade representada por um personagem de cabelos brancos vai destacando a relação batidas do tambor–coração. Faz referência aos sons que saem do continente africano e se espalham pelo planeta. Foca o instrumento guineense, mas, ambientado em Minas, cidade do autor e do ilustrador. Um menino não negro é integrado para duplicar o ressoar da mensagem revelada no final.
· Dos elementos visuais presentes na trama: as ilustrações trazem a cor que se espalha feito som.
Sugestão de atividades para o primeiro livro
· Os dois tipos de tambores podem vir a ser um mote para conversas a respeito das musicalidades em suas diferenças; instrumentos e origens.
· Os tambores falam: brincadeiras onde uma batida significa uma mensagem, duas, outra, três....
· Construir tambores de sucata (bixiga e potes) e curtir a diferença.
b- A menina e o tambor (Sonia Junqueira)
· Do enredo: Como se tornar poderosa sem dizer uma só palavra? A personagem alegre vai em busca de um sorriso. O segredo da descoberta está em seu coração. Ela multiplica a alegria conseguindo o que deseja: o sorriso de toda a gente.
Sugestão de atividades para o segundo livro
A menina personagem irradia seu poder, a partir do ouvir seu coração, do estar em contato consigo mesma. O tambor ecoa sua presença no mundo. As atividades podem aliar uma sonoridade à uma parte do corpo ou à um desejo mais abstrato..
· Recordar exercícios tipo barbatuques, que tiram sonoridade do próprio corpo.
· Um cesto com vários instrumentos para a pesquisa da personalidade de cada som. Buscar com qual cada criança se identifica. Se fosse um instrumento, que instrumento seria?
· Brincadeiras de dar ordens, com apitos.
Koumba e o tambor diambê
Madu Costa
Ilust.Rubem Filho

 Griot é o contador de histórias africano que passa a tradição dos antepassados de geração em geração.
O objetivo dessa coleção é trabalhar a identidade afrodescendente na imaginação infantil.
E é justamente à imaginação que esses livros falam a partir de uma composição sensível, de textos curtos e poéticos,associados a belas ilustrações.
Modo lúdico de reforçar a autoestima da criança a partir da valorização de seus antepassados, de sua cultura e de sua cor.
Confira:
Versão digital disponível em:
http://leiturasehistorias.blogspot.com.br/2010/05/koumba-e-o-tambor-diambe.html

A menina Aliki e seu tambor falante
Verônica Bonfim

AMeninaAkili7


A lenda do tambor
AQUI

Tambores africanos
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Tambor reciclado
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Projeto Valores, temática história e cultura afro/brasileira
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Contos africanos
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Resultado de imagem para o batuquinho leo mendonza
Nesse passeio pelo mundo dos ritmos, a história do Batuquinho apresenta aos leitores os instrumentos de percussão de maneira curiosa e divertida. 
A proposta, que já teve desdobramento em teatro musical e agora em livro, é oferecer às crianças a possibilidade de criarem um universo de percussão com materiais de fácil acesso, que elas podem encontrar em casa. 
E para inspirar o leitor a mergulhar fundo nesse universo, apresentamos aqui alguns dos mais populares ritmos musicais do Brasil: Samba, Baião, Afoxé, Toques de Capoeira, Rock, Reggae e Marcha.
AQUI



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