Sylvie Girardet
Uma toupeira vive ao pé de uma árvore onde moram uns saguis bem barulhentos.
Como ela pode resolver o assunto?
Brigando?
Indo embora? Ou conversando com eles?
Se a toupeira decidir partir, um novo conflito poderá aparecer no futuro.
Será que fugir do problema é a melhor solução?
COM ESSA HISTÓRIA APRENDEMOS QUE A CONVERSA É A MELHOR ALTERNATIVA PARA RESOLVER A MAIORIA DOS DESENTENDIMENTOS.
COM A CONVERSA, AS SOLUÇÕES APARECEM.
QUANDO A TOUPEIRA PEGAVA NO SONO, SEUS VIZINHOS SAGUIS ACORDAVAM FAZENDO UM BARULHO INFERNAL.
ATRAVÉS DA CONVERSA, A TOUPEIRA E OS SAGUIS CHEGARAM A UM ACORDO PARA PODEREM VIVER EM PAZ...
Plano de aula: Diga Não a Violência
Duração: 30 minutos
Objetivo: Ensinar e conscientizar as crianças sobre os valores como respeito e amizade.
Materiais Utilizados
- Papel bobina ou papel kraft
- Tesouras
- Cola
- Canetinhas
- Imagens retiradas de revistas que representam momentos de violência e de amizade
Desenvolvimento:
Primeiro Momento:
No dia anterior combinei com os alunos que trouxessem de casa imagens de revistas e jornais que representassem atos de violência e atos de amizade e amor.
Segundo momento:
Em sala de aula levei as crianças para o pátio coberto e dividi a turma em dois grupos, meninas e meninos, os meninos como são os mais agitados e também agressivos pedi que fizessem o cartaz que representasse a amizade, e as meninas pedi que fizessem o cartaz sobre o que não poderíamos fazer, como brigar, mentir, etc.
Terceiro Momento:
Separamos as figuras e cada grupo pegou a parte que lhe interessava e mãos a obra.
Quarto momento:
Após os cartazes prontos colamos na parede e conversei com as crianças sobre a importância do respeito com os seus colegas, sobre os perigos da brigas e suas consequências.
Quinto momento:
Chamei os alunos envolvidos na confusão, o agressor e o agredido e fiz os dois se desculparem, apertarem as mão e se abraçarem.
Sexto momento:
Após a mine palestra e montagem e colagem dos cartazes na parede da escola conversamos e terminamos um dia com um momento prazeroso de integração e amizade.
Conclusão:
A sala é bem agitada, apertada e com pouca luminosidade, por isso preferi o pátio, os meninos são mais agitados, mas apesar disso são mais rápidos e participativos, as meninas ficam muito preocupadas com os meninos e paravam de fazer o que estavam fazendo para "vigiar" os seus colegas, isso influiu no andamento da confecção do cartaz delas. Tinha momento que não consegui ouvir minha própria voz (normal) mas o resultado foi positivo, vi entusiasmo nas crianças.
Mais atividades
A Coleção Violência, não! da Ed.Scipione, é uma coleção de seis fábulas, onde oferece às crianças e aos adultos alguns momentos de convívio.
As historinhas são apenas um pretexto para uma discussão de alguns conflitos, que envolvem questões éticas sobre o respeito por si mesmo e pelos outros.
Com muito humor, cada fábula apresenta algumas hipóteses de solução para o problema proposto, convidando os leitores a refletir sobre elas.
O livro “A toupeira e os saguis” conta a história de uma toupeira que passava a noite cavando túneis.
Quando o sol nascia, ela pegava no sono, exausta e justo nesta hora, os saguis que moravam na árvore acima dela, acordavam fazendo uma algazarra medonha.
E agora? Como a toupeira e os saguis vão continuar sendo vizinhos?
A toupeira e os saguis.
O que fazer quando os que moram perto de nós nos incomodam?
1. Brigar?
R. A toupeira grita e os saguis também. Irritar-se não adianta nada.
Todo mundo grita e ninguém ouve ninguém.
Atenção! Pode ser que você divida o quarto com seu irmão ou irmã.
Vocês já brigaram por causa disso?
2. Ou então…ir embora…?
R. A toupeira se afasta dos saguis para ter sossego.
Você acha que é uma boa solução? Por quê?
3. Ou então…conversar?
R. A toupeira e os saguis chegaram a um acordo para poderem viver perto uns dos outros com tranquilidade.
Conversando, as soluções aparecem.
Após a leitura da história, os alunos refletiram e chegaram a conclusão que, em sala de aula, também somos incomodados algumas vezes.
Juntos criaram algumas situações e possíveis soluções.
Leia alguns registros:
O que fazer quando alguém, na sala de aula, está falando e o outro não está nem aí?
- alunos – Brigar não é a solução, piora a situação.
Chamar a atenção do amigo, falando baixo para não despertar a atenção.
Ir embora? achando que outro lugar pode ser melhor?
- alunos- fugir da situação(problema) não vai adiantar.
Conversar para chegar a um acordo?
- alunos - Devemos combinar com o colega ou com o grupo, que tem hora certa para tudo
Este trabalho é apenas uma contribuição que, somada a outras, tem por objetivo promover uma melhor convivência em sociedade.
Profª Jackeline Kelly
Aula: A toupeira e os saguis
Objetivo:
Oportunizar aos alunos um espaço de discussão sobre a convivência entre vizinhos, o respeito ao modo de cada um viver e a importância ou não de saber ouvir e dialogar.
1. Atividade prévia
a) Levar as crianças para um salão ou ginásio e solicitar que se dividam em duplas ou trios.
Após um sinal a ser dado pela(o) professora(o), motivá-las para que criem uma cena de dormir e falem alto (gritando) que querem dormir tranqüilos sem ser incomodados por ninguém. (Deixar isso acontecer por 3 ou 4 minutos).
b) Socializar o acontecido na turma.
2. Apresentação do texto “A toupeira e os sagüis” – Coleção Violência Não – Sylvie Girardet e Püig Rosado – Editora Scipione
a) Ler a história com os alunos.
b) Confeccionar os personagens com fantoches, dividir em grupos e dramatizar por partes.
3. Problematização
a) Em duplas, destacar as palavras que demonstram ser importantes.
b) Dizer porque são importantes.
c) Escolher 3 palavras e construir perguntas que “fazem pensar”, que exigem raciocínio.
d) Ler as perguntas ao grande grupo.
e) O grande grupo escolhe uma pergunta da dupla.
f) A pergunta escolhida é colocada no quadro ou num papelógrafo.
4. Discussão
a) Discutir com a turma cada uma das perguntas escolhidas por duplas e escolher uma para debate.
b) Debater a pergunta e relacioná-la com fatos corriqueiros da turma.
5. Atividade síntese
Entregar o desenho (recortado) de um sagüi ou de uma toupeira a cada aluno com antecedência.
a) Solicitar aos alunos que leiam novamente a história da toupeira e dos sagüis.
b) Responder no desenho recebido, fazendo uma relação com o debate acontecido na turma, às seguintes perguntas: “Como deve ser a convivência entre vizinhos nos dias de hoje?” “É importante conviver?” “Por que conviver?” “O que é preciso para conviver?”
c) Pode-se também solicitar que a criança desenhe numa folha, respondendo às perguntas acima.
OBS: Outras sugestões para trabalhar Filosofia para crianças, 2ª e 3ª série: Livros infantis da Coleção Violência Não da Editora Scipione: A minhoca e os passarinhos; A Toupeira e os Sagüis; Lobos contra Lobos; O gato e o rato; O porcão e o porquinho; Os camelos e o dromedário.
Violência, Não!
Aula de Formação Humana - Projeto Disciplinar
Professora: Marta Eliane Gomes
Objetivo:
Oferecer aos alunos a história como um pretexto, abrindo portas de discussão/reflexão sobre conflitos vivenciados por eles no cotidiano escolar, mediando situações práticas que envolvem, desde questões de éticas e valores sociais, até o respeito por si mesmo e pelos outros. Contribuir e promover momentos de consciência “A Não-Violência”, construindo no coletivo atitudes positivas que possam contagiar e por meio de gestos simples e práticos.
Exemplos práticos:
Esperar a sua vez com diplomacia;
Nunca colocar a culpa em outro colega;
Em vez de brigar tentar entrar em acordo;
Revendo as falhas;
Quando encontrar dificuldades em se entender, pedir a ajuda de alguém...
Parafraseando a afirmação do educador Paulo Freire, “trabalhar educando crianças é um ato político,” podemos dizer que também é um ato de amor. (Secretária da Educação)
2. Proposta educativa: A proposta deste trabalho é apresentar aos alunos algumas hipóteses práticas de tomadas de decisão, na solução e resolução de problemas existentes em nosso convívio escolar, convidando sempre o agressor a fazer reflexão sobre sua ação negativa com o outro.
De maneira democrática e educativa provocar a reparação de seu ato, utilizando atitudes de carinho, de solidariedade, de respeito, de bondade, de amor.
Lembrando sempre que: O agressor sempre perde a razão.
3. Atividade: Fazer cartões lembretes de como devemos nos comportar.
Colar na capa da agenda para sempre relembrarmos dos combinados: Violência, Não!
Ao direcionarmos o problema com a ajuda das imagens dos cartões feito pelos alunos, desejamos provocar uma reflexão sobre a sua ação, tentando convencer o agressor da necessidade da melhoria do seu comportamento.
Toda ação de nossos atos tem uma reação, e sucessivamente uma consequência negativa ou positiva.
CARTÃO VERMELHO: Desenho-Proibido Agressão física / verbal
CARTÃO AMARELO: Desenho-Sempre conversar para entrar em acordo;
CARTÃO VERDE: Desenho-Pedir ajuda para um adulto.
4. Ensinando o domínio próprio na prática (controlando a ansiedade):
a) Contar até dez...
b) Controlar a raiva...
c) Respirar fundo e com calma...
d) Tomar um pouco de água...
e) Chamar um adulto para mediar à situação.
Sugestão de leituras aos pais e professores:
MIL DICAS PARA ENTENDER SEUS FILHOS, de Maria Tereza Maaldonado, Editora Saraiva, 1996
DISCIPLINA, LIMITE NA MEDIDA CERTA de Içami tiba, 41º edição, Editora Gente, 1996.
QUEM AMA EDUCA, de Içami tiba, Editora Gente, 2002.
PAIS BRILHANTES, PROFESSORES FASCINANTES / ALUNOS BRILHANTES, PROFESSORES FASCINANTES, de Augusto Cury, Editora Sextante.
Textos educativos com dicas e sugestões sobre: Limites; Sim /Não; Autoridade e obediência entre outros títulos...
http://www.elisaandreoli.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=54:projeto-violencia-nao&catid=3:academico
A minhoca e os passarinhos:Violência não!: AQUI
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