FILOSOFIA PARA CRIANÇA:
uma aproximação para o pensar reflexivo
Autor: Gilka S.Pimentel
Co-autor: Maria da Conceição de O.Andrade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Construir noções sobre ética e moral, como valores a serem buscados para se obter uma boa convivência, baseada na tolerância e respeito ao outro.
■Ler e interpretar imagens.
■Exercitar o diálogo como uma atividade cognitiva de se perguntar sobre as questões do cotidiano.
■ Relatar oralmente suas opiniões.
Duração das atividades
Duas aulas com duração de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
As situações de conflitos na sala observadas pelo professor;
Estratégias e recursos da aula
1º Momento
Iniciar uma conversa na roda perguntando:
■Como devemos nos relacionar com os colegas da sala?
■Como devemos fazer para respeitar a vez do outro?
■Por que devemos construir combinados em sala de aula?
■Quais são os direitos das crianças?
■Quais são os deveres das crianças?
Através dessa conversa as crianças irão refletir sobre seus atos e o dos colegas.
O professor apresenta o livro " Declaração Universal dos Direitos Humanos", de Ruth Rocha.
Depois ler alguns direitos para as crianças.
Após a conversa o professor retoma com as crianças os combinados da turma, refletindo sobre os direitos e deveres de cada um enquanto aluno(a), possibilitando a discussão sobre a importância da construção das regras de convivência em sala e em outros espaços coletivos.
A construão dos combinados acontece no dia a dia, para que os alunos lembrem do compromisso com o grupo proponha a escrita dos combinados, em duplas as crianças irão escolher uma regra para escrever e desenhar.
Após essa atividade, colar no painel.
2º Momento
O professor deve ler o texto Por favor, Por favor de Alicia Aspinwall do livro "O Livro das Virtudes para Crianças".
Após a leitura refletir com as criança sobre os momentos ou situações em casa e na escola elas usam as expressões 'por favor',obrigado e com licença.
Como poposta de atividade, solicitar a escrita de uma lista de situações na sala de aula que devemos usar essas expressões.
Esta atividade pode ser feita em duplas ou trios, caso as crianças tenham de 4 a 5 anos.
Com as turmas menores pode-se construir um painel coletivo com o seguinte título: Por favor, eu existo, muito obrigada...
O professor continua a contação da história.
Em seguida, reflete com as crianças sobre os acontecimentos da história lida.
E depois propõe o desenho da história.
3º Momento
O professor ler a sinopse do livro "A minhoca e os passarinhos"
Dois passarinhos querem a mesma minhoca...
Como resolver o problema?
Partindo para a briga?
Conversando?
Ou pedindo a ajuda de um terceiro?
Conversar é melhor que brigar, mas, às vezes, fica difícil chegar a um acordo.
Por isso, em caso de conflito, chamar outra pessoa pode ser uma boa alternativa para solucionar o caso.
Questione as crianças:
■Como será que os passarinhos resolveram esse problema?
■Qual será o acordo que eles fizeram?
■Que sugestões vocês dariam para os passarinhos?.
Em seguida, as crianças irão discutir em dupla uma solução, ilustrar e depois apresentar para o grupo.
4º Momento
O professor deve ler a toda história - A minhoca e os passarinhos, e comparar as soluções dos alunos com o resultado que a autora da história apresenta.
Após a leitura indagar:
Como foi que os passarinhos resolveram o conflito?
Vocês consideram a briga dos passarinhos como uma atitude de violência?
E vocês, como resolveriam o conflitos dos passarinhos?
Colocar no painel da sala de aula as atividades dos alunos para que todos possam ler as soluções apontadas por todos os grupos.
Para colorir
A minhoca e os passarinhos
Sylvie Girardet
Puig Rosado
Editora Scipione
Livro
AQUI
Recursos Complementares
Sugestões de livros e sites sobre o assunto:
O Livro das Virtudes para Crianças. William J. Bennett Tradução: Editora: Nova Fronteira.
Declaração Universal dos Direitos Humanos.Otavio Roth & Ruth Rocha. Editora Salamandra.
A minhoca e os passarinhos.Puig Rosado & Sylvie Girardet. Editora: Scipione.
Coleção Sim X Não ? Direitos das Crianças, SIM! Autor: Bruno Muscat
Consulte o site sobre filosofia para criança:
Avaliação
■Perceber se as crianças respeitam os combnados da sala.Observar se utilizam expressões de agradecimento e solicitações quando se relacionam com os colegas e adultos da escola.
■Observar se as crianças conseguem relatar fatos de sua vivência relacionados as discussões em sala de aula.
Dialogando sobre a violência
Autor: Gilka S.Pimentel
Co-autor: Maria da Conceição de O. Andrade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Construir uma reflexão sobre a problemática da violência como uma conduta que não deve ser buscada nas relações entre as pessoas.
■Comentar sua opinião relacionada ao vídeo.
■Valorizar o respeito ao outro.
Duração das atividades
Duas aulas com duração de 50 minutos.
Estratégias e recursos da aula
1º atividade:
Durante a aula o professor deve conversar com os alunos sobre o respeito e tolerância, mostrando para eles que isso também se aprende na escola.
Dessa forma, estará possibilitando vivências em que as crianças reconheçam outras formas de resolução de conflitos, baseado no diálogo e na negociação.
Para fazer uma reflexão sobre situações de violência no cotidiano, o professor propõe a escuta da música, depois inicia uma conversa sobre a letra da música.
Perquntando: qual o assunto prnicipal tratado nos versos da canção?
Os versos da canção expressam o ponto de vista de quem no trânsito?
Como seria a música se fosse cantada do ponto de vista do pedestre?
Em seguida, o professor ler algumas informações sobre a violência na cidade que foram publicadas em jornais ou revistas.
Após, a reflexão sobre o que foi lido, as crianças irão escrever e desenhar um trecho da música Rua de Passagem.
Segue a letra da música.
Rua da Passagem (Trânsito)
Composição: Arnaldo Antunes / Lenine
Os curiosos atrapalham o trânsito
gentileza é fundamental
Não adianta esquentar a cabeça
não precisa avançar no sinal
Dando seta pra mudar de pista
ou pra entrar na transversal
Pisca alerta pra encostar na guia
pára brisa para o temporal
Já buzinou, espere, não insista,
desencoste o seu do meu metal
Devagar pra contemplar a vista
menos peso do pé no pedal
Não se deve atropelar um cachorro
nem qualquer outro animal
Todo mundo tem direito à vida
todo mundo tem direito igual
Motoqueiro caminhão pedestre
carro importado carro nacional
Mas tem que dirigir direito
para não congestionar o local
Tanto faz você chegar primeiro
o primeiro foi seu ancestral
É melhor você chegar inteiro
com seu venoso e seu arterial
A cidade é tanto do mendigo
quanto do policial
todo mundo tem direito à vida
todo mundo tem direito igual
Travesti trabalhador turista
solitário família casal
Todo mundo tem direito à vida
todo mundo tem direito igual
Sem ter medo de andar na rua
porque a rua é o seu quintal
Todo mundo tem direito à vida
todo mundo tem direito igual
Boa noite, tudo bem, bom dia,
gentileza é fundamental
Pisca alerta pra encostar na guia
Com licença, obrigado, até logo, tiau.
2ª atividade:
O professor faz a leitura do livro Lobos Contra Lobos.
Segue a Sinopse da história:
Repartir pode ser uma boa alternativa, mas nem sempre é possível.
Por isso é bom que os envolvidos saibam negociar, para que ninguém se sinta ou saia prejudicado.
Repartir pode ser uma boa alternativa, mas nem sempre é possível.
Por isso é bom que os envolvidos saibam negociar, para que ninguém se sinta ou saia prejudicado.
Fonte:Lobos Contra Lobos.Girardet, Sylvie; Rosado, Puig. Editora Scipione. Coleção Violência não.
Depois o professor mostra a capa do livro, e pede para as crianças comentarem o que observam na imagem.
Faz a leitura, logo depois as crianças irão fazer um desenho da história.
3 ªAtividade :
Realizar uma brincadeira simbólica em grupo “o dia em que fui um lobo”.
Nessa atividade, o professor lança a brincadeira de lobos.
As famílias de lobos disputam um lugar para morar na selva.
Para solucionar essa problema, as crianças pensam em estratégias sem usar a violência.
Cada grupo apresenta a sua solução.
Após a brincadeira solicitar que desenhem, colocando um título ao desenho.
4ª atividade
Realizar conversa coletiva, anotando o que as crianças consideram ser a violência.
Neste momento, relacionando algumas atitudes comuns que acontecem entre as crianças, tais como: Bater- Morder- Chutar-Dar pontapé- Beliscar- Puxar Cabelo.
Questionar:
Como vocês poderiam resolver essas situações no dia a dia na escola?
Registrar as soluções apresentadas.
Depois o professor faz a leitura do livro Violência e não-violência de Brigitte Labbé e Michel Puech.
Após a leitura, promover um diálogo sobre os livros lidos 'Lobos Contra Lobos' e Violência e não-violência.
Solicitar que desenhem e escreva uma lista de 5 maneiras para resolver uma briga com o colega. Com essas informações organizar um panfleto e uma campanha na escola contra a violência.
Para tanto, definir com as crianças como será a campanha.
Questionando:
■O que vamos escrever para que as pessoas saibam o que pensamos sobre a violência?
O tema da campanha vai falar sobre o quê?
Depois organizar os grupos e definir como será a produção do panfleto.
O que cada grupo irá produzir no panfleto (desenhos/escrita).
Depois cada crinça desenha conforme o que está escrito no panfleto.
O título/lema da campanha.
Combinar quais as crianças que irão escrever e desenhar.
Definir o dia e convidar as turmas para participarem dessa ação na escola.
Recursos Complementares
Lobos Contra Lobos. Girardet, Sylvie; Rosado, Puig. Editora Scipione. Coleção Violência Não.
A minhoca e os passarinhos. Girardet, Sylvie; Rosado, Puig. Editora Scipione. Coleção Violência Não.
Violência e não-violência. Brigitte Labbé e Michel Puech e Coleção: Cara ou coroa? Filosofia para crianças. Editora: Scipione.
Sugestão de livros.
Avaliação
Observar a participação e envolvimento dos alunos durante as produções e conversas, atentando para a forma como as crianças refletem sobre o tema.
Núcleo de educação para o pensar
Objetivo:
Oportunizar aos alunos um espaço de discussão sobre a convivência entre vizinhos, o respeito ao modo de cada um viver e a importância ou não de saber ouvir e dialogar.
1. Atividade prévia
a) Levar as crianças para um salão ou ginásio e solicitar que se dividam em duplas ou trios. Após um sinal a ser dado pela(o) professora(o), motivá-las para que criem uma cena de dormir e falem alto (gritando) que querem dormir tranquilos sem ser incomodados por ninguém. (Deixar isso acontecer por 3 ou 4 minutos).
b) Socializar o acontecido na turma.
2. Apresentação do texto “A toupeira e os sagüis” – Coleção Violência Não – Sylvie Girardet e Püig Rosado – Editora Scipione
a) Ler a história com os alunos.
b) Confeccionar os personagens com fantoches, dividir em grupos e dramatizar por partes.
3. Problematização
a) Em duplas, destacar as palavras que demonstram ser importantes.
b) Dizer porque são importantes.
c) Escolher 3 palavras e construir perguntas que “fazem pensar”, que exigem raciocínio.
d) Ler as perguntas ao grande grupo.
e) O grande grupo escolhe uma pergunta da dupla.
f) A pergunta escolhida é colocada no quadro ou num papelógrafo.
4. Discussão
a) Discutir com a turma cada uma das perguntas escolhidas por duplas e escolher uma para debate.
b) Debater a pergunta e relacioná-la com fatos corriqueiros da turma.
5. Atividade síntese
Entregar o desenho (recortado) de um sagüi ou de uma toupeira a cada aluno com antecedência.
a) Solicitar aos alunos que leiam novamente a história da toupeira e dos sagüis.
b) Responder no desenho recebido, fazendo uma relação com o debate acontecido na turma, às seguintes perguntas:
“Como deve ser a convivência entre vizinhos nos dias de hoje?”
“É importante conviver?”
“Por que conviver?”
“O que é preciso para conviver?”
c) Pode-se também solicitar que a criança desenhe numa folha, respondendo às perguntas acima.
OBS: Outras sugestões para trabalhar Filosofia para crianças, 2ª e 3ª série: Livros infantis da Coleção Violência Não da Editora Scipione: A minhoca e os passarinhos; A Toupeira e os Sagüis; Lobos contra Lobos; O gato e o rato; O porcão e o porquinho; Os camelos e o dromedário.
Coleção Violência,não!
A Coleção Violência, não! da Ed.Scipione, é uma coleção de seis fábulas, onde oferece às crianças e aos adultos alguns momentos de convívio.
As historinhas são apenas um pretexto para uma discussão de alguns conflitos, que envolvem questões éticas sobre o respeito por si mesmo e pelos outros.
Com muito humor, cada fábula apresenta algumas hipóteses de solução para o problemo proposto, convidando os leitores a refletir sobre elas.
Este trabalho é apenas uma contribuição que, somada a outras, tem por objetivo promover uma melhor convivência em sociedade.
http://ilha.notredame.org.br/noticias/historico-de-noticias/projeto-de-leitura-violencia-nao-2/
Para colorir
http://www.ecolorir.com/coleo-violncia-no-o-gato-e-rato.html
Para colorir
http://www.ecolorir.com/coleo-violncia-no-o-gato-e-rato.html
O queijo do gato sumiu.
Como reagir quando algum objeto nosso desaparece?
1. Acusar?
R. O gato acusa o rato. Atenção! Só se acusa quando se tem provas.
2. Ou então…espalhar preconceitos?
R. os animais fazem afirmações falsas sobre o rato. Cuidado com os diz-que-diz.
3. Ou então…aliar-se?
R. O gato pede ajuda ao rato, para encontrar seu queijo. Você, pede ajuda a seus pais, professores, irmãos ou amigos? E você pode ajudar quem?
Após a leitura da história, discutimos, as questões acima e a partir da mudança de comportamento do grupo e registros individuais, avaliamos o que foi aprendido. Leia alguns registros:
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