Descobrindo semelhanças e diferenças no grupo
Autor: Fatima R.N.Dias
Co-autores: Gláucia C. A. Diniz; M.R.Alves Pereira; Liliane dos G. A.Nunes; Lucianna R. de Lima
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Perceber características dos colegas, identificando semelhanças e diferenças entre eles.
2. Reconhecer que as semelhanças e diferenças entre as pessoas enriquecem as relações interpessoais.
3. Valorizar e respeitar os modos diferentes de ser, de agir e de pensar de cada um nos diversos contextos sociais.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Estratégias e recursos da aula
Estratégias e recursos da aula
1° Momento:
Jogo com bola: semelhanças e diferenças
O professor deverá levar os alunos para fora da sala de aula e solicitar que se organizem em uma roda. Pedir para eles se olharem, prestando atenção nas características do outro: cor de cabelo, dos olhos, da pele, altura, acessórios (óculos, brincos, relógios, roupas...) e outras.
Prosseguir até perceber que todos se familiarizaram com este tipo de percepção.
Propor, então, o seguinte jogo: Na 1ª rodada, um aluno de cada vez deverá escolher um colega para jogar a bola, dizendo uma característica semelhante entre eles
(Por exemplo: Eu jogo a bola para o Pedro, porque nós dois usamos óculos, ou porque temos cabelo curto...).
Não pode repetir a característica e nem o colega.
(Professor, nesse momento, os alunos exercitam a memória; a capacidade de atenção e concentração; a percepção de seus sentimentos, emoções; a flexibilidade do pensamento - no sentido de ter que abrir mão do colega ou da característica escolhidos anteriormente e pensar em outras possibilidades).
Quando todos já tiverem jogado e recebido a bola, inicia-se a 2ª rodada.
Cada aluno deverá devolver a bola para o colega que o escolheu na 1ª rodada, dizendo uma característica diferente entre eles.
Novamente, não pode repetir a característica
(Ex: Pedro devolve a bola para o colega, porque é baixo e ele é alto).
E assim, sucessivamente, até que todos retornem a bola para os colegas que os escolheram na 1ª rodada.
Em seguida, o professor deverá abrir espaço para que os alunos comentem sobre o que foi vivido no jogo: o que sentiram, como foi considerar-se parecido com o outro, como cada um se sentiu quando foi escolhido, se concordam ou não com as semelhanças e diferenças que lhe foram atribuídas.
Poderá, ainda, lançar questões tais como:
É mais fácil buscar semelhanças ou diferenças entre vocês?
Por quê?
Será que somos semelhantes e diferentes apenas fisicamente?
Além das características físicas, também temos semelhanças e diferenças quanto ao jeito de ser, ao que gostamos e ao que não gostamos?
No dia a dia, como é conviver com as diferenças?
Conseguimos respeitar as pessoas que são diferentes de nós?
Como temos lidado com isto?
2º Momento:
Dinâmica: Planeta Eu
Cada aluno receberá a seguinte folha, que deverá ser respondida individualmente:
Do que mais gosto Do que não gosto
na escola
na minha casa
na internet
de ler
dia da semana
comida
lugar
filme
programa de tv
esporte
música/gênero musical
cantor/a
Ao término desta etapa, os alunos deverão formar duplas e compartilhar o que responderam em relação a cada item, observando respostas semelhantes e diferentes relativas ao que gostam e também ao que não gostam.
3° Momento:
O professor deverá instigar os alunos a estabelecer relações entre o 1° e o 2º momentos vivenciados por eles: jogo com a bola e a atividade “Planeta Eu’, no sentido de perceber que apesar de sermos únicos, existem semelhanças e diferenças entre as pessoas, para além das características físicas, que devem ser valorizadas, respeitadas e consideradas como formas de enriquecer as relações interpessoais.
Recursos Complementares
Caro professor, você poderá acessar o sítio
Onde encontrará um vídeo animado sobre relacionamento.
No sítio:
Você poderá utilizar o vídeo Lola e Virgínia que possibilita o debate acerca de como lidar com as diferenças para cumprir a difícil missão de Caça ao Tesouro.
Avaliação
A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.
Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual, em duplas e em grupo (jogo e debate).
Avaliação dos alunos pelo professor:
Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas.
Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas.
Capacidade de percepção de si e do outro.
NOSSAS SEMELHANÇAS,
NOSSAS DIFERENÇAS:
Cada criança é única
(características físicas, étnicas)
Autor: Regina Maria
Co-autor: Raimunda P. Ribeiro
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Tomar consciência de si como pessoa com características físicas e comportamentais. ·
■ Identificar as características físicas de cada um componente do grupo;
■ Procurar no grupo, crianças com características similares;
■ Analisar imagens de crianças e escolher aquelas com as quais se parece.
■Aumentar a autoconfiança e auto-estima;
■ Descrever as peculiaridades de cada criança do grupo e procurar respeitar cada uma como ela é;
■Conhecer a história de cada criança do grupo.
Duração das atividades
2 aulas de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Cor de pele, de cabelo, de olhos, forma do rosto e dos olhos, comprimento e textura de cabelo.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1: Descrição de si próprio e do outro
1º momento - O professor deve trazer um espelho para o espaço da roda e orienta os alunos, dizendo o que devem fazer.
Explica como olhar-se no espelho e falar as suas caracteristicas em voz alta: Cada criança diante de sua imagem vai fazendo sua descrição:
■Cor, textura, comprimento do cabelo (se o cabelo é louro, castanho, ou preto; se é liso, cacheado ou crespo; se é curto ou comprido); como é o corte, como penteia;
■Cor dos olhos (preto, azul, verde ou castanho); tamanho (olhos grandes ou pequenos, formato (arredondados ou puxados), se usa óculos;
■Cor da pele (branca, negra, morena ou parda);
■formato do rosto, do nariz, como são os lábios, o queixo, as orelhas, sobrancelhas.
■Com quem se acha parecido(a), com a mãe ou com o pai ou com outra pessoa de seu afeto
■Descrever a roupa que está vestindo;
2º momento - O professor orienta as crianças para registrar a observação, desenhando a sua imagem no espelho.
Em seguida apresenta para os colegas, fazendo os comentários pessoais.
Atividade 2: Observar os colegas e escolher um parecido consigo.
1º momento - O professor orienta cada criança para observar os colegas e escolher aquele que acha mais semelhante a si, em seguida fala em voz alta, o que há no colega que lhe faz lembrar.
Dando continuidade, forma uma dupla para trabalhar, combinando um desenho que gosta de fazer.
Atividade 3: Pesquisar imagens de crianças
1º momento - O professor divide as crianças em grupo, para fazer uma pesquisa sobre imagens de crianças e destacar aquelas que parecem com os membros do grupo.
Cada grupo apresenta o resultado da pesquisa aos demais colegas.
É importante que o professor conduza uma discussão, proporcionando aos alunos a possibilidade de fazer comparação entre as imagens pesquisadas e suas semelhanças com as crianças do grupo.
Na exposição, as crianças dizem para as outras com quem a imagem escolhida se parece e por quê.
2º momento - As crianças devem pesquisar a origem das características étnicas das imagens destacadas e fazer uma discussão no grande grupo, observando as diferentes etnias existentes na sala de aula.
A partir desse fato, o professor conta para as crianças como se formou o nosso povo brasileiro.
A história de formação do nosso povo reflete as características de nossas crianças, essa tese desemboca nos argumentos desenvolvidos em sala de aula.
3º momento - O professor orienta as crianças para fazer um inventário sobre a sua história de vida, vinculada a história de seus pais e de sua família.
Sugestão para o tema: “Quem sou eu”, criança tem história.
Assim, cada criança escreve um caderno de dez folhas (o professor divide um papel oficio ao meio, recorta e monta, colando as páginas, essa atividade é feita em vários dias) a composição do caderno é uma negociação entre o professor e os alunos, mas antes da elaboração eles planejam o que será escrito e ilustrado em cada página.
Recursos Complementares
Bibliografia
COLL, C. TEBEROSKY, A. Aprendendo história e geografia: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série. São Paulo: ed. Ática, 2000.
BRASIL, Ministério da Educação e Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais para a educação infantil. 3v. Brasília: MEC/SEF, 1998.
ALMEIDA, H. Todo o mundo é diferente. Belo Horizonte: Editora Lê,1996.
Avaliação
O professor avalia antes do inicio do tema para diagnosticar o que sabem os alunos e ter certeza do que aprenderão durante o processo de ensino-aprendizagem;
Durante o processo, a avaliação serve para verificar como as crianças estão entendendo as orientações para identificar as características físicas de cada componente do grupo e procurar crianças com características similares, considerando a sua cor da pele, a cor dos seus olhos, a textura do seu cabelo e o jeito de ser criança;
Analisar imagens de crianças e escolher aquelas com as quais se parece; Aanalisar a autoconfiança e auto-estima; como descreve as peculiaridades de cada colega; se os respeita como eles são; se conta sua história e se ouve a historia do outro.
No final da aula se faz a avaliação para analisar as habilidades dos alunos e conhecimentos adquiridos referentes a suas características e comportamentos, as crianças fazem auto-avaliação recorrendo as suas lembranças sobre as suas ações.
Literatura
Armando e as diferenças
Autor: Mônica Guttmann
Ilusrador: Mirella Spinelli
Editora Paulus
Armando, nesta aventura, se depara com as diferenças, tão comuns no mundo em que vivemos. Diferenças de crenças, de etnias e nas formas de ver o mundo.
Mas em tudo percebe-se que os direitos iguais devem ser preservados, sem distinção e promovendo, acima de tudo, a igualdade.
Armando terá um feliz encontro com a Curiosidade, amizade que o levará a vários mundos e alimentará seu desejo de nunca parar de aprender.
O livro traz exercícios para a sala de aula que ajudarão na compreensão da riqueza das diferenças.
Veja projeto deste livro:
Linguagem recomenda
Armando e as diferenças
Armando havia descoberto a importância dos
sonhos e a grandeza do tempo...
Mas nem todo mundo vê a vida
da mesma maneira.
Cad um tem seu próprio jeito de escolher
e viver suas histórias...
Por que tanta gente não aceita quem pensa e enxerga
o mundo de uma maneira dferente?
As letras,os sonhos, o tempo e o espaço ajudam Armando
a entedner que a vida é feita de surpresas...
E que todos estamos mergulhados nela para nos ajudar
a crescer e a criar um mundo cada vez melhor.
Com todas as diferenças e semelhanças!
o mundo de uma maneira dferente?
As letras,os sonhos, o tempo e o espaço ajudam Armando
a entedner que a vida é feita de surpresas...
E que todos estamos mergulhados nela para nos ajudar
a crescer e a criar um mundo cada vez melhor.
Com todas as diferenças e semelhanças!
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.