sábado, outubro 06, 2012

Minha mãe é negra sim> Literatura Afro-brasileira>Aula sugestiva> 06/10/12

Minha mãe é negra sim
Autora: Patrícia Santana
Ilustração: Hyvanildo Leite
O garoto Eno é levado a se perguntar pela sua origem.
Negro, ele percebe o preconceito da professora que sugere que Eno pinte o desenho da mãe, negra, de amarelo por ser uma cor mais bonita.
Não pode haver tristeza maior para o seu coração.
A mãe, que ele tanto amava e era tão linda!
E a professora era professora, afinal tão difícil era contestá-la. Mesmo triste, Eno procura saber no dicionário uma explicação para o preconceito.
O dicionário não ajudou e ele seguia triste até que o avô tem uma conversa decisiva com ele.
E mais do que conversa, aconchegou-o com todo amor.
Quer força maior contra o preconceito?
Livro
Negro, sim! Por que não?
Reconhecendo a si mesmo e a diversidade racial
através da Literatura Infantil.

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os objetivos delineados a seguir estão conforme o PCN da Língua Portuguesa
 – séries iniciais:
 http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf  
■Compreender a cidadania como participação social e política assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
■Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
■Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.
■Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
■Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
Duração das atividades
As atividades ocorrerão em três aulas de 60min cada ou mais conforme necessidade e interesse dos educandos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
■Domínio básico de leitura e escrita.
■Continente Africano.
■História da formação do povo brasileiro.
■Mapa político da República Federativa do Brasil.
■A movimentação de emigração, imigração e migração.

Estratégias e recursos da aula
1ª Aula –
Apresentando o tema.
Os alunos deverão estar sentados em duplas.
A docente provocará a curiosidade de todos os meninos escrevendo no quadro branco da sala de aula a frase de Nelson Mandela –
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta.”
Em seguida a professora fará algumas perguntas desafiadoras:
- alguém sabe dizer sobre o que essa frase está falando?;
- que tipo de sentimento ela provoca em cada um de nós?;
- quem já sofreu algum tipo de preconceito dentro ou fora da escola?;
- como foi sua reação?...
Após o diálogo informal, a regente de classe lançando mão do seu notebook e datashow da escola exibirá em plena sala de aula a história da “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado.
Ao término do filme a professora oportunizará algumas manifestações espontâneas dos alunos acerca do que assistiram.
Para promover o aprofundamento do estudo (a relação étnico-racial na escola), a professora fará abordagem objetiva, clara e sucinta da Lei 10.639/2003 http://www.relacoesraciaisnaescola.org.br/site/legislacao.html
 primando por uma linguagem comum às crianças e adolescentes.
Caso a educadora não possua tais recursos tecnológicos, ela poderá usar o LIED ou a biblioteca da escola; ou ainda, levar o livro impresso para sala de aula e fazer a leitura oral do texto.
A estratégia “o contador de história” é muito bem-vinda ao contexto da classe.


2ª Aula –
Propondo e debatendo outras leituras.
A turma, dividida em quatro grandes grupos ‘opositores’ um de frente para o outro, deverá ler e debater as obras de Semíramis Paterno
– “A cor da vida”, cujo eixo discursivo revela a relação étnico-racial entre os sujeitos históricos e sociais que somos sob o ponto de vista infantil (http://www.relacoesraciaisnaescola.org.br/site/resenhasdosmateriaisdeapoio.html);
de Alaíde Lisboa de Oliveira – “A Bonequinha Preta” com foco discursivo envolvendo a produção e comercialização de brinquedos ‘negros’ e/ou ‘pretos’ em nossa sociedade (http://picasaweb.google.com/colecoesinfantis/BonequinhaPreta# );
de Antônio Luiz Ramos Cedraz –
“A Turma do Xaxado: tirinha” com ênfase discursiva tanto na questão do preconceito racial quanto no de gênero :
 E, por fim, de Emma Damon – “Somos todos diferentes”, cujo norte discursivo perpassa a diversidade como um todo
Nessa perspectiva, a mediação docente junto aos educandos é substancial para que os objetivos a priori delineados sejam alcançados.


3ª Aula –
Ampliando o horizonte cognitivo do educando.
Atividade inicialmente individual e depois socializada em plenária.
Buscando agregar valores e informações ao estudo em andamento sobre nossas raízes afro-descendentes, a professora promoverá a leitura e interpretação do poema “Sou negro porque encaro minhas origens” de Genivaldo Pereira dos Santos


PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL.




Recursos Complementares
A formação do povo brasileiro
“Inclassificáveis” – música Arnaldo Antunes
“Exemplo Verdadeiro” – música do grupo Kades Singers
A história
 E o jogo 
Vídeo da Bonequinha Preta
Projeto – Bonequinha Preta
Vídeo: “Viva a diversidade”
PCN: Ensino Fundamental (séries iniciais)
Avaliação
Dar-se-á a partir da participação efetiva e interesse de cada educando/a.
Logo depois, divididos em duplas, os discentes poderão registrar suas impressões relativas às aulas realizadas via formulário próprio.
Conforme ilustração contida no item "Recursos da Aula".



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