terça-feira, outubro 23, 2012

Dia da bandeira>Atividades> 23/10/12

Todo dia é dia de bandeira

Use o símbolo para incentivar o patriotismo e trabalhar os conteúdos de maneira interdisciplinar
Por Juliana Lambert
Objetivos:
Trabalhar com a familiarização da Bandeira Nacional e de outras nações
Apresentar o significado das cores em diferentes símbolos
Trabalhar de maneira interdisciplinar conteúdos de Matemática, Educação Física, Linguagens, Natureza e Sociedade
Estimular o sentimento patriótico e o respeito à Bandeira Nacional

Bandeira do Brasil, do time do coração, do clube que a família frequenta e até da fanfarra da escola.
São símbolos que fazem parte do cotidiano dos pequenos e raramente passam despercebidos.
Só o fato de misturar cores, desenhos e formas geométricas já é um grande trunfo para despertar o interesse da criançada.
A comemoração pelo Dia da Bandeira (19 de novembro) pode se transformar em uma excelente oportunidade para reforçar o patriotismo e trabalhar a interdisciplinaridade de conteúdos. E como os pequenos adoram escutar histórias, que tal começar pelas curiosidades que envolvem os símbolos de algumas nações?
“Uma boa dica é mostrar que as bandeiras têm significados diferentes, mas também podem apresentar elementos comuns.
As cores, por exemplo, representam sentimentos ou características de um país.
O branco simboliza a paz na maioria das nações, enquanto o azul pode significar nobreza”, comenta Eliane da Silva Machado, professora do Maternal II, da Escola Cultural Brasileira, de Taubaté (SP).
O contato com as bandeiras pode ir muito além da contação de histórias. Já parou para pensar que por trás daquele “pedacinho de pano” também há sentimento e a possibilidade de explorar qualquer conteúdo?
“Ao trabalhar com atividades lúdicas, ajudamos os alunos a construir o conhecimento e a expressar diferentes sentimentos.
Também é fundamental fazer com que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito”, diz Eliane.
Por que não aproveitar todo o encantamento das bandeiras para desenvolver atividades em sala de aula? Foi essa pergunta que motivou a professora a elaborar jogos e brincadeiras para trabalhar a interdisciplinaridade e, ao mesmo tempo, incentivar o respeito a esse símbolo:
“Por meio das bandeiras, podemos estimular o sentimento patriótico e ainda explorar conteúdos das áreas de Matemática, Educação Física, Linguagens, Natureza e Sociedade”, finaliza.

Dominó das bandeiras
Materiais:
★28 caixas de pasta de dente
★ Fita adesiva preta e transparente
★ Molde das bandeiras
★ Cola branca
★ Papel espelho laranja ou color set
1-. Encape as caixas com o papel escolhido.
2. Cole uma bandeira de cada lado das peças, como um dominó.
 3. Divida a caixa encapada ao meio com a fita adesiva preta



Como jogar
1. Distribua no mínimo seis peças para cada jogador e sorteie uma criança para iniciar o jogo.
2. As regras são as mesmas do dominó tradicional e ganha o jogo quem ficar sem nenhuma peça nas mãos.
Bingo das formas geométricas
Materiais:
★ Bandejas de isopor (que representarão as cartelas)
★ Tinta acrílica brilhante
★ Pincel
★ Cola quente ou cola para E.V.A.
★ E.V.A. colorido
★ Feijões para marcar os pontos
1. Pinte as laterais das bandejas de acordo com a bandeira que irá colar.
2. Em cada bandeja represente uma bandeira com suas formas geométricas.
3. Recorte as formas geométricas em E.V.A. e coloque-as num saquinho, para sortear.



Como jogar
1. Se for sorteada a forma de um retângulo verde, a criança deverá verificar se na sua cartela há aquele formato na bandeira e usar o feijão para marcar o ponto.
2. Ganha o bingo quem preencher primeiro uma bandeira e falar bem alto o nome do país que está representando.
Dica esperta!
Você pode fazer um saquinho decorado com as próprias bandeiras impressas numa folha de sulfite
Dica esperta!
Selecione bandeiras que tenham formas geométricas de fácil identificação.
Jogo da memória
Materiais:
★ Figuras de várias bandeiras (duas de cada)
★ Pratinhos descartáveis
★ Cola quente
1. Recorte e cole as figuras de várias bandeiras nos pratinhos descartáveis.
Como jogar
1. Distribua as figuras de modo que fiquem todas viradas para baixo.
2. A cada rodada, uma criança vira duas figuras para cima.
Se forem iguais, marca um ponto e guarda as cartas para a contagem final de pontos.
Se as imagens não forem iguais, o aluno terá que passar a sua vez para o colega.
3. Conte com os alunos quantas figuras cada um conseguiu juntar.
Ganha quem conseguir mais figurinhas!
Alfabetização – Começa com... ?
Materiais:
★ 23 caixas de fósforo
★ Tinta acrílica ou guache laranja e azul
★ Pincel
★ Bandeiras impressas
★ 23 miçangas
★ Cola branca
★ Papel color set
★ Caneta hidrocor preta
★ Figuras com as letras do abecedário
1. Cole as caixas de fósforo imitando uma cômoda.
2. Pinte as partes internar (gavetinhas) de laranja.
3. Cole as bandeirinhas e as miçangas como se fossem os puxadores, representando cada letra por um país. Com a hidrocor, marque as letras correspondentes à cada bandeira.
4. Encape a cômoda de color set e pinte de azul.
5. Dentro das gavetas coloque figuras que comecem com a letra indicada ou o nome do país.

 



Jogo de percurso gigante
Materiais:
★ TNT (6 metros) para o fundo (escolher uma cor)
★ Figuras de bandeiras e personagens com roupas típicas de cada país
★ Cola quente
★ TNT (6 metros) para o caminho (escolher outra cor)
★ Figuras diversas (árvores, pássaros, lagos, borboletas)
★ Um dado gigante (feito com caixa de papelão)
1. Para confeccionar o dado, pegue uma caixa de papelão quadrada, encape-a e coloque nas faces uma bolinha, duas bolinhas e assim por diante.
2. Para fazer o percurso, corte o TNT da primeira cor em duas partes e cole um no outro, formando um quadrado (será o pano de fundo).
3. Corte o segundo TNT em tiras estreitas para fazer o caminho que será percorrido.
Cole todo o caminho no formato desejado, pode ser em curva, ondas etc.
4. Faça várias casas (como em uma amarelinha) e coloque os numerais em cada um.
Comece com a palavra início, depois numere até a chegada. Pode-se fazer com tinta, E.V.A. ou retalhos de TNT.
5. Providencie uma caixinha e coloque várias fichinhas com perguntas ou frases.
Exemplos: Volte uma casa, Descanse por uma rodada, Avance duas casas.
6. Enfeite todo o caminho com figuras diversas e deixe tudo bem colorido e animado.
 Escolha algumas casas para que sejam os países e, ao lado das bandeiras, cole também personagens com trajes típicos.
7. Quando a criança chegar à casa de determinado país, pegue uma fichinha com informações sobre aquela nação e leia para a turma. Exemplo: No Japão as pessoas gostam de comer peixe cru.
Dica esperta!
Não se esqueça de fazer uma fichinha para cada país escolhido com curiosidades e informações.
Vamos enfeitar a sala de aula ?
Materiais:
★1 retângulo de E.V.A. (verde-bandeira)
★ 1 losango de E.V.A. (amarelo)
★ 1 círculo de E.V.A. (azul)
★ 1 tira de E.V.A. (branco)
★ Cola quente
★ Foto de cada criança ou o nome de cada uma
★ Estrelas de E.V.A. (branco)




1-. Confeccione uma bandeira nacional com E.V.A.
2. Cole a foto ou o nome de cada criança dentro de uma estrelinha, que será colada dentro do círculo azul da bandeira.
3. Pronto! Aqui está um lindo painel personalizado da turma para enfeitar a sala de aula
Diferentes texturas
Materiais:
★Figura da bandeira do Brasil (em preto e branco)
★ Folhagens
★ Casca de ovo
★ Areia
★ Cola branca
1. Coloque o desenho da bandeira do Brasil sobre a mesa e cole folhagens no retângulo verde.
2. Cole casquinha de ovo no losango e pinte com tinta guache amarela.
3. No círculo, cole areia e pinte de azul.
4. No pedaço de fita branca, escreva “Ordem e Progresso” e cole no centro do círculo azul.
5. Aguarde secar e faça estrelinhas com cola pela bandeira. Coloque glitter em cima da cola para dar ainda mais brilho para o nosso país!
Geometria brasileira
Materiais:
★ Bandeiras do Brasil em número suficiente para os alunos
★ Tesoura sem ponta
1. Entregue uma bandeira do Brasil para cada aluno e peça que recortem diferentes formas geométricas: losango, triângulo, círculo etc.
2. Promova a colagem-superposição de retalhos de E.V.A. com as formas de retângulo (verde), losango (amarelo), círculo (azul), faixa branca (superfície levemente curva) e estrela (branca).
3. Peça que as crianças colem os retalhos na bandeira do Brasil, desenhada numa folha de cartolina





Você sabia!
★ Ao longo da história, o Brasil teve vários modelos de bandeiras. O modelo atual foi criado pelo positivista Raimundo Teixeira Mendes e pelo professor Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares.
★ Na bandeira nacional, o verde simboliza as nossas matas, o azul representa o céu, o amarelo é a nossa riqueza e o branco significa a paz.
★ As 27 estrelas presentes na bandeira do Brasil representam os estados brasileiros e o Distrito Federal.
★ A única estrela acima da inscrição “Ordem e Progresso” é chamada Spica e representa o Estado do Pará.
★ O Dia da Bandeira foi criado em razão da Proclamação da República (15 de novembro de 1889).
★ O Hino à Bandeira Nacional foi composto por Olavo Bilac (letra) e Francisco Braga (música) e apresentado pela primeira vez em 9 de novembro de 1906.
Quebra-cabeça das bandeiras
Materiais:
★ Ripas de madeira ou uma tela de pintura
★ Papelão
★ Figuras de bandeiras em tamanho grande
★ E.V.A. colorido, cortado de acordo com as formas das bandeiras
★ Cola quente
1. Junte quatro ripas de madeira formando um retângulo e cole o papelão no fundo.
2. As crianças deverão observar as bandeiras mostradas por você e, com as peças de E.V.A., deverão reproduzi-las, encaixando na moldura ou na tela.
3. Mostre outra bandeira para que as crianças criem outro quebra-cabeça e assim por diante.

 



Dica esperta!
O site www2.planalto. gov.br/presidencia/ simbolos-nacionais/bandeira
 disponibiliza a bandeira do Brasil para download em vários programas diferentes.
Também é possível acessar o Hino à Bandeira (arquivos com letra e música) pelo link www2.planalto.gov. br/presidencia/simbolosnacionais/ hinos/hinos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.