quinta-feira, novembro 08, 2012

Chá das dez1>Estímulos folclóricos literários> Tangolomango>08/11/12


Chá das Dez
 Celso Cisto
Que tal tomar um chá, com um tanto de velhinhas?
Lá vem elas chegando, tão amigas, bem juntinhas! Uma, duas, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez... Opa!
Dez, nove, oito, sete, seis, cinco, quatro, três, duas... Só uuuma???
 Então, que tal tomar um chá, com uma só velhinha...?
 Essa é uma história do tipo “acumulativa”, que brinca com o tirar e o pôr novamente.
Às vezes são chamadas de lenga-lenga; às vezes de tangolomango...
 Não importa o nome, essas histórias divertidas são daquelas que grudam na memória da gente

Livro:  AQUI


BRINCAR COM OS NÚMEROS
■Aprender a fazer a sequência numérica;
■Identificar o número cardinal.

Tangolomango

TANGOLOMANGO É UMA BRINCADEIRA FOLCLÓRICA, GERALMENTE COMEÇA COM DEZ ELEMENTOS (IRMÃS, FILHAS, FILHOS, GATINHOS, ETC), QUE VÃO DIMINUINDO A CADA ESTROFE, TERMINA QUANDO ACONTECE ALGUMA COISA COM O ÚLTIMO E ASSIM NÃO SOBRA NENHUM.

O Tangolomango



O aluno terá a oportunidade de brincar com a estrutura da literatura oral, incorporando saberes de origem popular ao saber acadêmico.
Duração das atividades
50 minutos
Estratégias e recursos da aula
Recursos da Aula:
Para contar a história : Bonecas de papel de mãos dadas
Faça adaptações para a história Chá das dez ( bonecas de vovós)
Cd da Poesia Tangolomango
Brincadeira de Imitação
Brincadeira com Palavras
O professor pergunta informalmente aos alunos se conhecem o TANGOLOMANGO.
Para quem já conhece o professor deve perguntar como conheceu, quem contou, o que achou e explicar que é uma poesia muito antiga e de autor desconhecido (popular) e que há várias versões dela.
Para quem não conhece, explicar que devem prestar muita atenção porque é uma poesia muito misteriosa.






TANGOLOMANGO (folclore)



Eram nove irmãs numa casa, uma foi fazer biscoito.
Deu tangolomango nela e das nove ficaram oito.



Eram oito irmãs numa casa, uma foi amolar canivete.
Deu tangolomango nela e das oito ficaram sete.



Eram sete irmãs numa casa, uma foi falar inglês.
Deu tangolomango nela e das sete ficaram seis.



Eram seis irmãs numa casa, uma foi caçar um pinto.
Deu tangolomango nela e das seis ficaram cinco.



Eram cinco irmãs numa casa, uma foi fazer teatro.
Deu tangolomango nela e das cinco ficaram quatro.



Eram quatro irmãs numa casa, uma foi falar francês.
Deu tangolomango nela e das quatro ficaram três.



Eram três irmãs numa casa, uma foi andar nas ruas.
Deu tangolomango nela e das três ficaram duas.



Eram duas irmãs numa casa, uma foi fazer coisa alguma.
Deu tangolomango nela e das duas ficou só uma.



Era uma irmã numa casa, e ela foi fazer feijão.
Deu tangolomango nela e acabou a geração.






Após cantarem a poesia, o professor deverá levantar com os alunos hipóteses sobre o que pode ser o tangolomango e depois explicar como é a Brincadeira do Espelho.
BRINCADEIRA DO ESPELHO
Um aluno irá a frente da sala e simulará “um ataque de tangolomango” do jeito que imaginar e os outros de pé, deverão imitar todos os gestos do colega, como se fossem um espelho .
PARTE ESCRITA DA AULA
O professor escreve a palavra TANGOLOMANGO no quadro de giz.
Distribui uma folha em branco para cada aluno.
Em seguida, desafia os alunos a descobrirem quantas palavras conseguem formar misturando as letras da palavra tangolomango .
Regras:
1-Não é necessário usar todas as letras.
2-Podem colocar as letras da palavra na ordem que quiserem.
Após certo tempo, corrigir as atividades:
Palavras formadas com letras da palavra TANGOLOMANGO :
Com 3 letras:
1-ano
2-ato
3-gol
4-mal
Com 4 letras:
5-gato
6-gana
7-galo
8--gago
9-gomo
10-lago
11-lago
12-lata
13-mago
14-mano
15-talo
16- lona
Com 5 letras:
17-gnomo
18-lagoa
19-manga
20-natal
21-tango
22-longo
Com 8 letras:
23- angolano
Retirado do link:
Sugestões de Atividades:
1- Visita ao site da escritora Angela Lago, para ler uma versão do Tangolomango, contada por uma de suas leitoras:
2- Para construir as bonequinhas de mãos dadas, sugestão de site: 
10 IN THE BED PAPER DOLL CUTOUT" (designed by Peter & Ellen Allard)
link :
3- Pedir que os alunos enfeitem a sala com as bonecas. Recursos Complementares
1-Link de imagem do trabalho Tangolomango de Mirella Spinelli
2-Endereço do site de Bia Bedran:
3-Outras canções engraçadas com Bia Bedran
A Dança das Caveiras:
Desengonçada:
Avaliação
A avaliação deverá ocorrer durante todo o processo.





Palavras, sílabas, letras e fonemas
com o Tangolomango das irmãs

Autor: Flávia Helena Pontes Carneiro
■Identificar rimas.
■Contar sílabas.
■Reconhecer fonemas iniciais.
■Pensar nas correspondências entre grafemas e fonemas na escrita de palavras.
■Comparar o tamanho das palavras.
■Refletir sobre a constituição de sílabas de algumas palavras (consoante-vogal, consoante-vogal-consoante).
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
■Conhecimento das letras do alfabeto.
■Atenção para o sons pronunciados.
■Domínio da base alfabética.
Estratégias e recursos da aula
Para encontrar o Tangolomango das irmãs acesse o site:
http://vagalume.uol.com.br/bia-bedran/tangolomango.html
■Texto Tangolomango das irmãs reproduzido com letras grandes num cartaz.
Atividade 1
Professor(a), com esta atividade focalizaremos o sistema alfabético de escrita e as relações entre palavras, sílabas, letras e, principalmente, a relação entre fonemas e grafemas.
1) Você poderá começar trabalhando com o Tangolomango das irmãs na oralidade.
É muito fácil memorizá-lo e você pode fazer isso de diferentes maneiras.
Você pode dividir a turma em dois grupos e solicitar que, a cada momento, uma parte da turma repita aquilo que você disse.
Pode-se brincar bastante com o objetivo de memorização, alternando o(s) grupo(s) que falam: só os meninos, só as meninas, a turma do lado direito, do lado esquerdo, quem tem o nome que termina com a letra A, O, etc.
As variações neste último caso dependerão dos nomes dos alunos de cada turma.
A maneira como falam também pode ser explorada com variações como: repetir com voz grossa; voz fina; alta; baixa; só com o movimento dos lábios (sem voz); etc.
2) Mantendo o foco na oralidade você poderá explorar as rimas que aparecem neste tangolomango.
Inicialmente você poderá pedir para os alunos que identifiquem as palavras que rimam.
Outra estratégia é pedir que os alunos, em duplas, criem variações para o tangolomango mantendo-se as rimas. Por exemplo:
Eram nove irmãs numa casa,
uma fez um desenho doido.
Deu tangolomango nela
e das nove ficaram oito.

Caso as crianças não consigam se lembrar de palavras que rimem com os números, você poderá oferecer uma lista de palavras (abaixo, em negrito) como elemento facilitador da atividade para que eles criem as frases diferentes.
FAZER BISCOITO- OITO – foi nadar perto do boto
AMOLAR CANIVETE- SETE - foi ver jogo de basquete
FALAR FRANCÊS – SEIS - foi falar com um chinês
PELAR UM PINTO – CINCO – comprar um brinco
FOI PARA O TEATRO – QUATRO - foi limpar o seu sapato
CASOU COM UM PORTUGUÊS – TRÊS - foi jogar xadrez
PASSEAR NAS RUAS - DUAS – comer cenouras cruas
NÃO FEZ COISA ALGUMA –UMA - foi tomar banho de espuma
E ACABOU A GERAÇÃO – foi caçar camaleão
Pode-se explorar também os sons iniciais de algumas palavras, como na palavra CANIVETE e BISCOITO que serão trabalhadas num momento posterior.
3) No próximo momento, você poderá apresentar o texto num cartaz com letras grandes.
É interessante que você observe se o espaço em branco entre as palavras está bom para que os alunos percebam, com clareza, a distância entre uma palavra e outra.
Você poderá pedir para que os alunos leiam.
Aqueles que ainda não são capazes de decodificar o texto e ler com autonomia podem participar se forem encorajados a falar cada versinho enquanto a professora indica com o dedo as palavras no texto.
Para que o próprio aluno use esta estratégia não convencional de leitura, ele deve ter o texto memorizado e, à medida que recita, fazer coincidir o que fala com o texto escrito passando o dedo em cada verso.
Explore com as crianças o tamanho das palavras e peça para que identifiquem a palavra que tem mais letras, a que tem menos letras, palavras com a mesma quantidade de letras.
Ao trabalhar o “tamanho das palavras” o professor poderá explorar o aspecto gráfico e sua relação com o “tamanho sonoro” pedindo que as crianças contem as sílabas, batendo palmas, por exemplo, ao pronunciá-las, ou usando outro recurso de contagem.
Depois é importante que o professor pergunte quantos “pedaços” a palavra tem.
Depois de constatada a quantidade de sílabas o professor poderá pronunciar separadamente cada fonema apontando para a letra correspondente na palavra.
Esse procedimento auxiliará no desenvolvimento da aquisição da base alfabética do nosso sistema de escrita.
4) Com o texto no quadro, peça aos alunos que encontrem uma palavra com 8 letras e 4 sílabas como na atividade abaixo.
A atividade já está preenchida.
O professor poderá fazer no quadro uma tabela como a das palavras abaixo que será completada à medida que os alunos forem respondendo algumas perguntas.
PROCURE NO TEXTO TANGOLOMANGO DAS IRMÃS:
A) UMA PALAVRA QUE TEM 8 LETRAS E QUATRO SÍLABAS



Atividade produzida pela autora
Neste momento é interessante que o (a) professor(a) peça aos alunos que contem quantas sílabas tem a palavra CANIVETE e as pronunciem juntamente com ele(a).
Após a contagem, solicitar aos alunos que ditem as sílabas, uma a uma à medida que o(a) professor(a) vai escrevendo no quadro, nos devidos espaços.
Uma vez que queremos trabalhar a constituição das sílabas e evidenciar que podem haver sílabas formadas por uma, duas, três, quatro ou cinco letras e com diferentes estruturas, é oportuno fazer perguntas para as crianças do tipo:
 Quantas letras tem na sílaba CA?
E na sílaba NI?
E na sílaba VE?
E na sílaba TE?
Na silaba CA, tem vogal?
Tem consoante?
Começa com vogal ou com consoante?
(repetir a análise nas outras sílabas)
Retomar neste momento quais são as vogais e as consoantes do nosso alfabeto, caso os alunos ainda não as identifiquem.
Após fazer a análise da sílaba, dos sons iniciais, finais e intermediários, passar para a análise de cada fonema da palavra canivete e ir destacando com que letra ele foi representado.
Desafiar os alunos a perceberem quantos sons tem na sílaba CA e tentar isolá-los.
O(a) professor (a) vai produzindo cada som da sílaba e perguntando aos alunos que letra foi usada para escrever aquele som na palavra, estabelecendo assim, a relação entre o som e a letra usada para grafar a palavra que está sendo analisada.
É preciso muita atenção para que o professor pronuncie o som da palavra e não comece dizendo o nome da letra, pois a palavra CANIVETE começa como som de “Kê” (como em cavalo, colar) e não o som “Ce” (como em cebola e cidade).
Na palavra “cebola” o som começa como o som da letra, o que não ocorre na palavra canivete. Repetir a análise com cada sílaba da palavra CANIVETE e focalizar o som produzido e as letra usada para representá-lo.
É interessante contrastar em seguida, o nome da letra e o som que ela tem naquela palavra.
5) Pode se repetir as estratégias indicadas acima com a palavra BISCOITO(ou outra qualquer que apresente estrutura silábica diferente de consoante-vogal (CV).
Ao final da atividade contrastar as palavras quanto ao número de sílabas e quanto à seqüência das letras nas sílaba.
Na palavra CANIVETE temos sílabas formadas por consoante-vogal (sílabas canônicas) que é o tipo de estrutura silábica construída primeiro pela criança no processo de alfabetização.
 A palavra BISCOITO, por sua vez, tem sílabas formadas por Consoante- vogal-consoante (CVC), Consoante-vogal vogal (CVV) e consoante-vogal(CV).
b) UMA PALAVRA QUE TEM OITO LETRAS E TRÊS SÍLABAS



Recursos Complementares
Para encontrar rimas divertidas:
Consciência fonológica em crianças pequenas. Marilyn Jager Adams et al. Artmed,2006.
Avaliação
O(a) professor(a) pode selecionar palavras que apresentem a mesma estrutura silábica das palavras trabalhadas.
Por exemplo, pode-se trabalhar com ditado e letras móveis ditando o som às crianças pedindo-lhes que encontrem a letra que corresponde aquele som.
Ao final da atividade pode-se contrastar as respostas dos alunos verificar a necessidade de repetir o trabalho com certos sons.
Essa avaliação apresenta, mais evidentemente, o caráter diagnóstico, de suporte para a continuidade das propostas que visam a compreensão do nosso sistema de escrita.



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