quinta-feira, novembro 08, 2012

Um tigre, dois....> Tangolomango > Estímulos matemáticos literários> 08/11/12

Um tigre, dois tigres, três tigres

Um tigre, dois tigres, três tigres

Neusa P.Caccese

Traz conhecidas parlendas e trava-línguas da cultura folclórica brasileira.
As parlendas e os trava-línguas são as brincadeiras orais prediletas das crianças.
O desafio é dizê-los sem errar, e cada vez mais rapidamente.
Com ilustrações bem-humoradas e a delicadeza de sempre, Eva Furnari desperta o interesse, a curiosidade, a sensibilidade e o prazer do leitor.



O Folclore e os jogos de contagem



Autor Sandra Maria Rocha de Arruda
Identificar situações quantitativas nas brincadeiras folclóricas.
Perceber que a matemática pode estar presente nas brincadeiras e histórias.
Exercitar o cálculo mental e a estimativa, fundamentais nos cálculos que utilizamos no nosso cotidiano.
Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.
Distribua cartas com parlendas, provérbios, cantigas e trava-línguas que envolvam contagem e outras que não envolvam contagem.
Exemplos:
1 tigre, 2 tigres, 3 tigres.
1 ninho de mafagafos, com 5 mafagafinhos.
Quem os desmafagafizar, bom desmafagafizador será.
Um, dois, feijão com arroz
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, bolo inglês
Sete, oito, comer biscoito
Nove, dez, comer pastéis.
Quem tem 100 e deve 100 nada tem.
Mais vale 1 pássaro na mão do que 2 voando.
O meu chapéu tem 3 pontas
Tem 3 pontas o meu chapéu
Se não tivesse 3 pontas
Não seria o meu chapéu.
Coloque no centro da roda de cada grupo uma ficha colorida e as cartas com os versos e ditados virados para baixo.
Combine um comando para o início da brincadeira, como “Batatinha frita 1,2,3...”
Explique que após o comando, cada criança do grupo deverá tirar uma carta do monte e ler silenciosamente para descobrir se os versos apresentam noções matemáticas.
Se os versos apresentarem noções matemáticas, a criança deverá pegar a ficha colorida no centro da roda, antes de todas as outras.
A criança de cada grupo que conseguir pegar mais vezes a ficha colorida, vence a brincadeira.
Após a brincadeira, as crianças também poderão criar versos ou ditados que envolvam contagem.
Distribua fichas para cada grupo e oriente-os a escrever versos com as características dos jogos de contagem trabalhados. Depois, é só jogar!
Atividade 2
Apresente a cantiga “Mariana conta”
Mariana conta um.
Mariana conta um.
É um, é um, é um, é Ana.
Viva a Mariana! Viva a Mariana!
Cante com as crianças e destaque a contagem que aparece nela.
Sente em roda com as crianças e explique a brincadeira.
Cada criança deverá escolher um amigo para dar continuidade a uma sequência numérica iniciada por ela. Se escolher o João Pedro, por exemplo, a cantiga ficará assim:
João Pedro conta 36...
João Pedro conta 36, 37...
E esse amigo deverá completar a sequência numérica.
A criança a dar o desafio da sequência de 2 em dois, de 3 em três...
Atividade 3
Apresente a parlenda “História da velha que tinha 10 filhos”
Era uma velha que tinha 10 filhos
Todos 10 dentro de um fole;
Deu o tango-lo-mango num deles,
Desses 10, ficaram 9.
E esses 9, meu bem, que ficaram
Foram logo fazer biscoito
Deu o tango-lo-mango num deles
Desses 9, ficaram 8.
E esses 8, meu bem, que ficaram
Foram brincar com canivete
Deu o tango-lo-mango num deles
Desses 8 ficaram 7.
E esses 7, meu bem, que ficaram
Foram fazer um bolo inglês
Deu o tango-lo-mango num deles
Desses 7 ficaram 6.
E esses seis, meu bem, que ficaram
Foram a porta bater no trinco,
Deu o tango-lo-mango num deles
Desses seis ficaram cinco!
E esses cinco, meu bem, que ficaram,
Com o diabo fizeram o trato,
Deu o tango-lo-mango num deles,
Desses cinco ficaram quatro!
E esses quatro, meu bem, que ficaram
Foram aprender o português;
Deu o tango-lo-mango num deles,
Desses quatro ficaram três.
E esses três, meu bem, que ficaram,
Foram ao campo buscar cem bois,
Deu o tango-lo-mango num deles,
Desses três ficaram dois!
Desses dois, meu bem, que ficaram,
Foram ao mato caçar anum,
Deu tango-lo-mango num deles,
E desses dois restou só um!
E esse um, meu bem, que ficou,
Foi brincar com lampião,
Deu o tango-lo-mango no tal,
E acabou-se a geração...
Leia, cante e brinque com as crianças, interrompendo algumas partes da parlenda para ela completarem corretamente.
Depois, proponha o desafio:
A velha tem 23 filhos e deu tango-lo-mango num deles,
Desses 23, ficaram ______________.
E esses 23, meu bem, que ficaram, foram ________________________.
Deu o tango-lo-mango num deles
Desses 23, ficaram ______________.
Mude os numerais e desafie as crianças a completar a parlenda.
Faça as crianças perceberem que elas precisam completar a parlenda com uma palavra que rime com o resultado do desafio.
Recursos Complementares
Meu Livro de Folclore – Ricardo Azevedo – Editora Ática
Dicionário do Folclore Brasileiro – Luís da Câmara Cascudo – Editora Global
Avaliação
O professor poderá perceber se a criança conseguiu completar a sequência numérica e identificou a matemática nas brincadeiras.
  Atividades matemáticas
1ª Atividade:
Explorando a Geometria
Faça a leitura dos textos e depois utilizando réguas geométricas ou qualquer tipo de embalagens que possa ser contornada ou até mesmo dobraduras, crie os personagens dos textos e aproveite para trabalhar as propriedades de algumas figuras geométricas.

"Um tigre, dois tigres, três tigres.
Um prato de trigo para um tigre.
Dois pratos de trigo para dois tigres.
Três pratos de trigo para três tigres.
Três tristes tigres trigo comiam.
Eu vou dar trigo aos tigres.
Se os tigres não comem trigo,
por que dar trigo aos tigres?"






Boi da cara preta

"Boi, boi, boi,
Boi da cara preta,
pega este menino
que tem medo de careta.
Não, não, não,
não pega ele não.
Ele é bonitinho,
ele chora coitadinho.
Boi, boi, boi,
Boi do Piauí,
pega este menino
que não quer dormir.
Boi, boi, boi,
boi do meu sertão,
pega este menino
pra levar no teu surrão"


O que é o que é?

"Tem orelhas bem compridas
e pelos bem branquinhos.
Dizem que gosta de cenoura,
anda sempre aos pulinhos."

"Adivinha... adivinha, bom adivinhador...
Passeia de noite, dorme de dia.
Gosta de leite e de carne fria.
Todos dizem que tem sete vidas.
Será verdade ou será mentira?"
"O rato roeu a roupa do rei de Roma, e a
rainha, rasgou o resto e ralhou com o rei:
rá, ré, ri, ró, rua..."






2ª Atividade:
Explorando parlendas que envolvem contagens.
Os textos das parlendas apresentam inúmeras variantes, dependendo de cada região do país.
Veja algumas que envolvem contagens:

"Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, bolo inglês.
Sete, oito, comer biscoito.
Nove, dez, comer pastéis."



"Rema, rema, remador,
quantas vezes já remou?
Rema 1, rema 2, rema 3,
rema 4, rema 5, rema 6,
rema 7, rema 8, rema 9,
rema 10."

3ª Atividade:
Explorando cantigas que envolvem contagens.

A carrocinha

"Um, dois, três.
Um, dois, três.
A carrocinha pegou
três cachorros de uma vez.
Um, dois, três.
Um, dois, três.
A carrocinha pegou
três cachorros de uma vez.
Tá, rá, rá, que gente é essa?
Tá, rá, rá, que gente má!"



Os indiozinhos



"Um, dois, três indiozinhos,
quatro, cinco, seis indiozinhos,
sete, oito, nove indiozinhos,
dez num pequeno bote.
Vinham navegando pelo rio abaixo,
quando o jacaré se aproximou,
e o pequeno bote dos indiozinhos
quase, quase virou...
mas não virou!"


http://fundamentalmatsv.blogspot.com.br/2010/07/folclore-e-matematica.html  
Sugestão
Linguagem traz este blog bem matemático como sugestão.
Tem planos de aulas prontinhas agregando este conteúdo aos demais.
Tarsila e sua gare:
http://fundamentalmatsv.blogspot.com.br/2010/04/arte-e-matematica.html
E tem muito mais!
http://fundamentalmatsv.blogspot.com.br/
 
 
O trabalho com trava-línguas
Tangolomango 



Sugerimos alguns trava-línguas que podem ser utilizados no trabalho com a Matemática na Educação Infantil.
Além de serem muito divertidos e adorados pelas crianças, são muito úteis e interessantes para serem utilizados em todos os contextos.
Observe as sugestões a seguir e tente adaptar outros trava-línguas a novas propostas matemáticas.



“Um prato de trigo para um tigre triste,
Dois pratos de trigo para dois tigres tristes,
Três pratos de trigo para três tigres tristes..



Com esse trava-língua é possível trabalhar com a questão da correspondência, 1 prato para 1 tigre, 2 pratos para 2 tigres, e assim por diante, estabelecendo relação entre as quantidades e a grafia convencional dos números.
“Bote a bota no bote e tire o pote do bote”
Após repetir com os alunos esse trava-língua algumas vezes, questione:
- Quantas botas foram colocadas do bote?
- Quantos potes foram retirados do bote?
A resposta varia e depende do números de vezes que vocês recitarem o trava-língua juntos.
É um ótimo exercício e também auxilia as crianças na questão da contagem de quantidades.
AGORA É A SUA VEZ!!
Tente você também: crie e sugira as suas próprias atividades matemáticas a partir dos trava-línguas que você conhece.
Quanto mais o professor trabalhar com trava-línguas em sala de aula, propondo aos alunos que brinquem em grupo por um tempo e permitindo que eles se familiarizarem com o texto, mais os alunos se divertirão, ao mesmo tempo em que vão memorizando as frases (repertório), o que também poderá ser muito útil para a alfabetização.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.