quarta-feira, setembro 04, 2013

A borboleta e o grilo > Hora da história> Sequência didática > 04/09/13

Gerusa R.Pinto

A BORBOLETA E O GRILO

Livro: AQUI
Autor: Gerusa Rodrigues Pinto.

Ilustrador: Hugo Mattos da Silva 

Editora: FAPI LTDA

A borboleta e o grilo é um livro de Gerusa Rodrigues Pinto 
com ilustrações encantadoras de Hugo Mattos da Silva.

O livro conta a história da borboleta Leleta e do grilo
 Cricri, que encantado com a beleza da borboleta quer 
saber se ela sempre foi bonita assim e a borboleta pacientemente 
explica toda a sua história.
Além disso, as atividades são desafiadoras e promovem
 a ação mental dos alunos.  
Esse trabalho de leitura tem como objetivo familiarizar 
as crianças com os livros e estimular o hábito e o interesse 
pela leitura, buscando cativar e atrair os alunos para 
terem mais intimidade com o mundo da leitura.
A borboleta e o grilo nos deixa claro a importância 
que cada indivíduo representa no todo, é importante 
para trabalharmos o respeito e o cuidado que devemos 
ter com o meio ambiente e com os seres vivos. 
Este tema provoca bastante interesse e curiosidade nas crianças.
Enfim, esse livro é de grande valia para a construção 
de novos conhecimentos, bem como para a ampliação 
de muitos outros. Dessa forma, a vida também, 
muitas vezes, pode ser comparada a uma metamorfose,
 pois no dia-a-dia, as pessoas, a natureza e o próprio 
mundo sofrem grandes e pequenas mudanças que
 podem ser significativas e fazer parte da história. 
Esse Livro é excelente para trabalhar a mudança, 
a idealização dos sonhos e do aperfeiçoamento!
Podemos ser melhores a cada dia!!!
Pode-se ressaltar ainda, a admiração de muitos
 artistas, músicos e poetas em relação a este tema tão encantador.
http://licarini.blogspot.com.br/2012/05/borboleta-e-o-grilo.html
Projeto
https://docs.google.com/file/d/0B4NeFqBG5DuRTURjQ29IVTl4bHM/edit

Texto fatiado
AQUI
Atividades
AQUI
E quando nada mais te custe,
Volta à redoma de vidro
Pequena borboleta, ou segue voando
Teus olhos em tuas asas,
Antenas desarrumadas
Não vou mais, te prender
Lentamente brisas e ventanias
Carregam a pequena
Mas a pobre já foi lagarta
E isso não mais importa
Importa pra mim
Fui tolo ao te olhar,
Olhos nas asas
Antenas desarrumadas
Não vou mais, te prender
Vai garota que o céu é de marfim
Vai cantando e não espera por mim
Agora sou pobre grilo,
Vivo, cego, que ama
A pequena borboleta
De antenas desarrumadas.
Vai garota que o céu é de marfim
Vai cantando e não espera por mim, vai.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Bem abrangente com poema, fábulas,atividades,etc
Competências: Competências:
• Ampliar a competência comunicativa dos estudantes. 
• Utilizar diferentes linguagens e diferentes tipologias textuais. 
• Interatuar com dados, argumentos, fatos e informações contidos em diferentes textos. 
Habilidades: Habilidades:
• Interpretar textos orais a partir de histórias ouvidas e gravuras. 
• Expressar-se oralmente com clareza e objetividade. 
• Identificar aspectos sonoros da língua. 
• Conhecer o alfabeto e a representação escrita de cada letra identificando-as na 
formação das palavras. 
• Ler, e reconhecer, textos variados e diferentes gêneros. 
• Produzir textos de vários gêneros, obedecendo às estruturas e os mecanismos de 
articulação da língua. 
• Reescrever textos lidos e ouvidos identificando os diferentes tipos de letra. 
Conteúdos: Conteúdos:
• Atividades reflexivas de produção textual – reescrita e autocorreção de texto. 
• Estrutura e articulação do texto – segmentação das palavras no texto, letra maiúscula e 
minúscula, pontuação, paragrafação, margem e separação de palavras. 
• Produção de diversos gêneros textuais. 
Pontos de contato: de contato: de contato: Ciências, Geografia, Matemática e Arte. 
Tempo de duração: 5 aulas Tempo de duração: 5 aulas 
VEJAM TUODO AQUI http://www.educacao.es.gov.br/download/seqdidaticas_EF_Alfa.pdf

"Já é amplamente sabido que a leitura deve ser uma atividade diária na Educação Infantil. Mas nunca é demais lembrar que as crianças pequenas não têm paciência para ficar muito tempo fazendo a mesma coisa. Portanto, reserve dez ou 15 minutos por dia no início dessa "caminhada". Sobrecarregar os pequenos pode transformar a hora da leitura num momento chato. E, aos poucos, vá aumentando esse tempo. À medida que criam o hábito da leitura, os pequenos começam a prestar atenção em histórias mais longas. " Nova Escola





2 comentários:

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.