quarta-feira, setembro 04, 2013

O carteiro chegou >Estímulos através dos contos tradicionais > Gênero: carta > 04/09/13


Janet e Allan Ahlberg

O livro traz um interessante trabalho de intertextualidade através dos contos: Cachinhos dourados e os três ursos; Branca de Neve e os sete anões; João e o pé de feijão; Cinderela; Chapeuzinho Vermelho.

Assim como todo mundo, os contos de fadas gostam de mandar e receber cartas. João, por exemplo, mal tem tempo de agradecer o gigante pelas ótimas férias que sua galinha de ovos de ouro lhe proporcionou. Cachinhos Dourados aproveita para se desculpar com a família Urso por ter causado confusão na casa. E o que seria da bruxa sem o catálogo de ofertas do Empório da Bruxaria, que esse mês oferece uma promoção especial de mistura para torta Menino Fofo? Por isso, quando o carteiro chega é sempre uma festa, e todo mundo o convida para entrar. Mas às vezes - especialmente em caso de Lobo Mau - ele prefere recusar o chazinho e dar no pé o mais rápido possível. O livro, que é todo contado em rimas, vem cheio de cartas de verdade, postais, livrinhos e convites, com envelope e tudo. AQUI
Ouvindo: AQUIAQUI
Atividades variadas
Oficinas: Produção de carta
De forma geral, o livro contém diversos contos que trazem um carteiro como personagem principal e que realiza a sua tarefa entregando cartas para destinatários que são personagens das histórias dos contos infantis tradicionais. Assim, dentro do suporte envelope, são anexados a ele, no decorrer da história, vários gêneros textuais, com diferentes propósitos comunicativos, conforme se vê no quadro:

Fonte:
* fonte: "O CARTEIRO CHEGOU: uma proposta de seqüência didática para séries iniciais "
Cláudia Valéria Doná Hila17 (UEM- PG/UEL)
Elvira Lopes Nascimento (UE
R e v i s t a P r o l í n g u a – I S S N 1983-9979 P á g i n a 64
Volume 2 Número 1 – Jan./Jun de 2009


Projeto  AQUIAQUI
Aula
O carteiro chegou/Aula
O que ele trouxe?
Painel: AQUI
Sequência didática
O natal do carteiro: AQUI

"Como a maioria das crianças de creche e pré-escola não é alfabetizada, a leitura deve ser feita pelo professor. Mas é essencial deixar que todos manipulem os exemplares. Incentive-os a folhear as páginas, observar as imagens e os textos e levar as obras para casa." Nova Escola



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.