quarta-feira, janeiro 08, 2014

Poemas problemas > Estímulos matemáticos e poéticos > 08/01/14



Renata Bueno
Um texto divertido, cheio de rimas e... problemas! Os poemas deste livro vão brincar com a Matemática ao propor charadas, apresentar enigmas e elaborar contas, transformando os problemas em poemas e vice-versa. Um livro rico e recheado de brincadeiras matemáticas...
A história POEMAS PROBLEMAS da autora Renata Bueno, foi apresentada para a turma 41 (manhã) através da sua contação, trazendo um pouco sobre a leveza dos poemas, e ao mesmo tempo, nos desafiando a interpretar os problemas matemáticos que estão por trás de cada poema. A história pretende trabalhar não só com a Poesia, que é um gênero literário caracterizado pela composição em versos, e que manifesta a beleza estética em forma de palavras. Mas também com questões que envolvem o raciocínio lógico matemático, através da proposta de resolução de problemas criativa e diferenciada.
Com isso, após a contação,o desafio lançado a turma, foi tentar resolver os problemas que estavam escondidos entre os poemas. E não é que essa galera resolve problemas como ninguém?  
Teve até quem resolveu os cálculos de cabeça, sem precisar transportá-los para o papel!




No aquário que comprei
há 2 peixes vermelhinhos,
um laranja que é o rei,
e mais 9 amarelinhos,
ao todo nadando juntos,
quantos são os peixinhos
?

 

Mas a brincadeira não parou por ai, para desafiar ainda mais essa turminha que adora brincar com a matemática, foi proposto para criar, em duplas, um poema problema.
Ao final das criações, os alunos desafiaram uns aos outros, escrevendo no quadro os problemas matemáticos que criaram. E não é que eles capricharam?
1º) A MERENDEIRA
Cris comprou 235 pães para o lanche, e 245 caixas de suco. Os alunos comeram 215 pães e tomaram 235 caixas de suco. Quantos pães e sucos sobraram?
2º) COBRADA
A cobra vai a feira todo dia. Ela leva duas sacolas com 10 laranjas, e vende 10. Com quantas laranjas ela fica?Autores – Lucas e Bianca.
3º) A VAN DO TERECO-TECO
Numa tarde, na van do Tereco Teco, vão 20 pessoas. Ele tem que entregar em quatro casas, duas pessoas em cada. Quantas pessoas ficarão na van?Autores- Fabrício e Gabriel.
4º) OS CACHORROS
Numa rua tem 25 pitbuls que latem à noite, 5 poodle e mais 9 cachorros.Quantos cachorros latem na rua à noite?Autores- Isadora e Alan.
5º) SAMANTA E SEUS GATINHOS
Samanta ganhou 12 gatos no seu aniversário de 5 anos. Ganhou mais 77 gatos no seu aniversário de 8 anos. E ganhou mais 16 no seu aniversário de 13 anos. Quantos gatos Samanta tem?
Autores-Jerusa e Carla
6º) JOSÉ E SEUS CACHORROS
José ganhou 3 cachorros no seu aniversário de 3 anos. No aniversário de 7 anos ele ganhou mais 4 cachorros. Quantos cachorros ele tem?Autora Rayssa.
Depois de você ter visto tantas ideias legais criadas pelos alunos da 41, lhe lançamos um desafio... Seja criativo e faça você também um Poema Problema, para brincar e desafiar seus amigos e familiares.  ;)
Fonte
Manual do professor: AQUI
Juntando e acrescentando quantidades
Utilizando o livro acima
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Sistematizar a noção de que adicionar equivale a: acrescentar, juntar;
  • Identificar as situações em que se usa a soma;
  • Sistematizar conhecimentos a cerca da adição;
  • Desenvolver o raciocínio lógico matemático e a concentração;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Produzir texto de forma autônoma;
  • Calcular fatos fundamentais utilizando o cálculo mental;
  • Resolver situações problemas que envolva adição;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.
Livro 

SUGESTÃO :
COMO TRABALHAR COM POEMAS
Objetivos
  • Valorizar os conhecimentos prévios do aluno, capacitando-o a expressar idéias, sentimentos e opiniões.
  • Estabelecer a comparação direta entre dois tipos de texto: o literário (no caso, o poema) e o informativo, com a impressão causada por eles (cada um deles).
  • Levar o aluno a refletir e entender que a leitura pode ser fonte de informações, de prazer e de conhecimento.
  • Capacitar o aluno a identificar os pontos mais relevantes de um poema.
  • Expressar sentimentos, experiências, idéias e opções individuais
Vejam tudo aqui:

SUGESTÃO DE ATIVIDADES: COMO TRABALHAR COM POEMAS

rodrigoeducar.files.wordpress.com/.../sugestc3a3o-de-atividades-como-tr...

Mais ideias com poemas e matemática

Bicharada machucada
O sapo Josué
tem 4 feridas no pé.
O urso Rodrigo
Tem um machucado no umbigo.
o macaco Manuelão
tem 5 cortes em cada mão.
Todo corte, ferida ou machucado
com bandeide precisa ser tratado.
pra desses doentes cuidar, de quantos curativos vamos precisa?
O aluno recebe o poema com os personagens e pequenos curativos ( feio com canetinha vermelha e sulfite). O aluno pode ler o problema e organizar os curativos em cada personagem no lugar em que ele machucou. O professor pode fazer a leitura para o aluno que não lê.

Vejam mais AQUI



Vejam o  passo a passo 


Aulas
Poema problema

AQUI

AQUI

AQUI
Poema brincando com a matemática:  AQUI,  AQUI
Sequência didática
AQUI



Venham para o grupo face Linguagem e Afins-Literatura infantil


4 comentários:

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.