Sonia Junqueira
Poesia na varanda - Sonia Junqueira
Brotou do chão a poesia
na forma de uma plantinha
espigada, perfumosa,
se abrindo toda pra mim:
mensageiro da alegria,
era um pé de alecrim
que dourou a minha vida...
na forma de uma gatinha
amarela, tão macia!,
uma bola peludinha
que chegou bem de mansinho...
Batizei-a de Chiquinha,
fiquei com ela pra mim.
Entrou em mim a poesia
na forma de uma canção
que falava de uma rua
com pedrinhas de brilhantes
e de um anjo solitário
que vivia por ali
e roubou um coração.
Gritou no mato a poesia
quando caiu a noitinha:
tantos astros em seresta,
pois era dia de festa,
e dentro da boca da noite
cantaram um coro sem fim...
Brilhou pra mim a poesia
na forma de lua cheia
e de um céu estrelado
despencando no telhado
de zinco do avarandado,
pronto pra ser pisado
por alguém bem distraído...
Cresceu em mim a poesia
na forma de uma tristeza,
um chorinho derramado
no silêncio da varanda.
Veio vindo, foi chegando
-carregada pelo vento?-
e tomou conta de mim.
Caiu do céu a poesia
na forma de uma chuvinha,
pingos grossos, cheiro doce,
que molhou as redondezas,
encharcou os meus cabelos,
inundou a minha vida
e levou minha tristeza.
Sorriu pra mim a poesia
na forma de um amigo
-mão estendida, carinho,
e estar juntos, quietinhos
ou ouvindo, ou contando,
ou rindo e barulhando...-
e abraçou minha vida.
Me arrebatou a poesia
trazida pelas palavras
abrigadas entre as páginas
do livro que alguém lia
e que deixou por ali:
mundo entrando pelos olhos,
enriqueceu minha vida.
Agora, sempre que quero
saber cadê a poesia,
dou um pulo na varanda,
me debruço - e espero:
quem sabe se de repente
ela volta e, simplesmente,
vem contar por onde anda...
Aula no laboratório de Informática
Momento de Leitura: Livro literário –
Poesia na Varanda, Autora Sonia Junqueira, Ilustrações Flávio Fargas –
a) Tema: Gênero literário poema e poesia
b) Objetivos:
- Desenvolver o hábito de leitura,
- Aprender expressar por meio de palavras.
- Identifica uma poesia ou poema,
- Ampliar o repertorio literário,
- Estimular a criatividade,
- Promover a leitura e escrita através da criação de poesia ou poema,
- c) Recursos didáticos: O livro literário Poesia na Varanda, Autora Sonia Junqueira, Ilustrações Flávio Fargas coleção de livros do ITAU. Computador, fone de ouvidos e internet.
d) Tempo necessário: Duas aulas com cada turma
e) Apresentar conteúdo trabalhado:
Primeiro momento no laboratório de informática, preparar o laboratório para receber os estudantes do 3º e 4º ano, ligar e abrir nos computadores os programas que serão utilizados, deixar a página da internet aberta com o endereço do site Zoom na Poesia (http://www.ciberpoesia.com.br/zoom/index.htm ), feito isto, testar os fones de ouvidos para serem utilizados também, deixar aberto o processador de texto ou também conhecido como editor de textos Word ou Write depende do sistema operacional ou programa disponível.
Segundo momento na sala de aula, fazer leitura da história do livro literário Poesia na Varanda, da autora Sonia Junqueira, ilustração de Flávio Fargas com boa entonação na voz, é importante expressar os sentimentos que aparece no texto durante a leitura da história como, por exemplo: medo, espanto, alegria, tristeza, humor entre outros. É fundamental ter em mãos o livro para mostra as ilustrações, os estudantes devem fazer a leitura visual do desenho do respectivo livro.
Terceiro momento na sala de aula, dialogar com os estudantes sobre a história, o estudante pode expressar de forma oral sua opinião, ressaltar que as bolsistas devem questionar as crianças sobre o formato do texto que apresenta na história, isto é, contem versos e estrofes, podendo também levantar algumas questões: Qual é a diferença entre poesia e poema? A poesia é uma forma de expressar? O que? Segundo o livro, qual é o verdadeiro significado da palavra poesia? O que significa a palavra poesia? ( deve considerar o ponto de vista do estudante ) Propor outras perguntas. O objetivo dessas perguntas é fazer a interpretação do livro literário. As bolsistas devem ter um domínio sobre o tema para questionar e explicar sobre o assunto.
Quarto momento no laboratório de informática, Apresentar o site Zoom na Poesia (http://www.ciberpoesia.com.br/zoom/index.htm ), com a página aberta nos computadores, pedir que as crianças explore o site primeiro e descubra sua utilização. Deixar os estudantes escutarem as declamações de diversas poesias e acompanhar sua execução com a leitura do texto que aparece na tela do computador.
Quinto momento laboratório de informática, com o processador ou editor de texto aberto ( Word ou Write ), propor que os estudantes redija um texto no formato de uma poesia ou poema, a escrita deve ser espontânea, mas vale lembra-los de colocar o títulos e pode está explorar as rimas.
Sexto momento Liberar os alunos para voltarem para a sala de aula, e para finalizar o nosso trabalho na escola salvar todas as atividades no Pen Drive.
Ideias para sala de aula:
1. Dividir a poesia em partes. Dar cada parte para um grupo da turma e pedir para ilustra-la em folha A3. Expor na sala de aula.
2. Fazer um ditado da poesia: ler cada trecho da poesia para os alunos, pedir para escolherem a palavra que mais gostaram naquele 'pedaço' da poesia para registrarem no caderno sob o título: Palavras preferidas da Poesia na Varanda.
Oláá, que blog incrível! Adorei, já virei sua seguidora.
ResponderExcluirVocê está de parabéns por tudo!
bjs
www.historiascomtiaso.blogspot.com.br
Bem o que eu estava pesquisando sobre varanda... Muito obrigada!!!
ResponderExcluirOk!
Excluir