sábado, fevereiro 22, 2014

Era uma vez um tatu bola... > Estímulos literários > Noção de localização >Mais dicas>22/02/14




Esta é uma história para trabalhar noção de localização na pré-escola!


Livro  perfeito para ensinar as posições na Educação Infantil,
através de historinhas as crianças aprendem e memorizam mais fácil,
então leve o Tatuzinho Bola pra sua sala de aula e conte para suas crianças a historinha... 
Não esqueça nunca de deixar a criança ter contato com o material, 
É importante que a criança além de ouvir, utilize o tato nessas horas :)
(Aconselho a colar no livro papeis, panos de acordo com o desenho e sua criatividade,
assim quando a criança for passar a mão poderá sentir as diversas texturas.)
SEUS ALUNINHOS VÃO AMAR   ^^

O livro está aqui no blog da Tia Fabiola
http://tiafabiolaecia.blogspot.com.br/2009/08/contando-historias-na-educacao-infantil.html

E aqui também:
http://wwwdeborapais.blogspot.com.br/2013/02/livro-tatu-bola-para-ensinar-as.html

Vejam aqui também outras atividades:
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2010/08/tatu-bolinha-atividades.html

http://pt.slideshare.net/marisaseara/era-uma-vez-um-tatu-bola

Picasa:
https://plus.google.com/photos/112578869428448133879/albums/5197367752347137457?banner=pwa

Dicas pedagógicas
A Educação Infantil tem como eixo norteador as interações e as brincadeiras como meios de promover o desenvolvimento integral da criança num ambiente que valorize a diversidade, a criatividade e a aprendizagem. Planejar bem essas ações permite oferecer vivências e experiências significativas que promovam a curiosidade, a indagação, o conhecimento de si e do mundo. Qualquer espaço pode e deve ser utilizado com planejamento e organização: quadra, sala de aula, pátio. É importante que ao término de cada atividade haja um espaço para a roda de conversa, círculo ou assembleia, onde os participantes possam expor suas ideias, impressões e aprendizados.

Nesse faixa etária é possível também:

  1. Criar jogos cooperativos entre os grupos da escola: tão necessários para refletir sobre solidariedade, num jogo em que todos ganham com a cooperação mútua.
  2. Criar novas regras para o esporte ser desenvolvido na escola, com mais ou menos alunos e adaptados para atender todos os alunos, considerando as questões da educação inclusiva.
  3. Promover o futebol como cultura de Paz, desenvolvendo condições de combater a violência e valorizar sentimentos de harmonia e respeito.
  4. Refletir sobre a violência nos estádios de futebol, violência doméstica e violência escolar, defendendo a liberdade de expressão e explorando as formas dialógicas de interação.
  5. Pesquisar informações sobre a Copa do Mundo: questões históricas, midiáticas e raciais, desenvolvendo o espírito investigativo.
  6. Trabalhar sentimentos e emoções: paixão, empolgação, expectativa, frustração.
  7. Trabalhar valores como o multiculturalismo, a convivência e a paz, ressignificando conceitos.
  8. Analisar a realidade local antes e depois desse evento e as mudanças na vida dos alunos.
  9. Ampliar as brincadeiras com bolas de diversos tamanhos, com ou sem regras, onde sentimentos, criatividade e o lúdico sejam respeitados, de modo ainda a privilegiar as manifestações corporais.
A Copa do Mundo na Educação Infantil também deverá ser encarada para além da competição e diversão e nesse “bate-bola”, não podemos perder os objetivos estabelecidos nos planejamentos, mobilizando reflexões, encaminhamentos e intervenções necessárias. Profissionais da educação em sintonia com esse movimento e acontecimento, trarão aos seus alunos o desenvolvimento de novas aprendizagens. Questões como: qual o sentido da aprendizagem na Educação Infantil? Como avaliar os avanços das crianças nas propostas? Quais caminhos e atividades enriquecem a diversidade? Entre outras questões, devem ser respondidas durante o processo, pois a bola pode girar por muitas brincadeiras e lugares, mas a formação de valores, como conduta ética, cultura pela paz, reconhecimento de limites e respeito mútuo, serão os alicerces dessas crianças por muitas e muitas Copas e elas precisam desenvolver habilidades e competências em atividades lúdicas para o enfrentamento dos desafios da escola e do País.
Referências bibliográficas

VILLELA, Bia. Coleção Sim. Era uma vez um tatu bola. São Paulo. Escala Educacional.

MURAD, M. A violência e o futebol: dos estudos clássicos aos dias de hoje. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

PADILHA, R.P. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2001. 
Maria das Dores Macedo Lehpamer é pedagoga, pós-graduada em Inclusão, estudante de pós-graduação em Educação Infantil. Professora de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de São Paulo, leciona no CEU CEI Azul da Cor do Mar (crianças de 0 a 3 anos) e na EMEI Cidade A. E. Carvalho (crianças de 4 e 5 anos).
Fonte:
http://www.direcionaleducador.com.br/edicao-108-jan/14/planejamento



 SUGESTÕES LITERÁRIAS ESPECÍFICAS 
EM TATU NO TOQUE'S GUIA
OU NO LINK SOBRE A COPA 2014



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