BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, fevereiro 22, 2014

Era uma vez um tatu bola... > Estímulos literários > Noção de localização >Mais dicas>22/02/14




Esta é uma história para trabalhar noção de localização na pré-escola!


Livro  perfeito para ensinar as posições na Educação Infantil,
através de historinhas as crianças aprendem e memorizam mais fácil,
então leve o Tatuzinho Bola pra sua sala de aula e conte para suas crianças a historinha... 
Não esqueça nunca de deixar a criança ter contato com o material, 
É importante que a criança além de ouvir, utilize o tato nessas horas :)
(Aconselho a colar no livro papeis, panos de acordo com o desenho e sua criatividade,
assim quando a criança for passar a mão poderá sentir as diversas texturas.)
SEUS ALUNINHOS VÃO AMAR   ^^

O livro está aqui no blog da Tia Fabiola
http://tiafabiolaecia.blogspot.com.br/2009/08/contando-historias-na-educacao-infantil.html

E aqui também:
http://wwwdeborapais.blogspot.com.br/2013/02/livro-tatu-bola-para-ensinar-as.html

Vejam aqui também outras atividades:
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2010/08/tatu-bolinha-atividades.html

http://pt.slideshare.net/marisaseara/era-uma-vez-um-tatu-bola

Picasa:
https://plus.google.com/photos/112578869428448133879/albums/5197367752347137457?banner=pwa

Dicas pedagógicas
A Educação Infantil tem como eixo norteador as interações e as brincadeiras como meios de promover o desenvolvimento integral da criança num ambiente que valorize a diversidade, a criatividade e a aprendizagem. Planejar bem essas ações permite oferecer vivências e experiências significativas que promovam a curiosidade, a indagação, o conhecimento de si e do mundo. Qualquer espaço pode e deve ser utilizado com planejamento e organização: quadra, sala de aula, pátio. É importante que ao término de cada atividade haja um espaço para a roda de conversa, círculo ou assembleia, onde os participantes possam expor suas ideias, impressões e aprendizados.

Nesse faixa etária é possível também:

  1. Criar jogos cooperativos entre os grupos da escola: tão necessários para refletir sobre solidariedade, num jogo em que todos ganham com a cooperação mútua.
  2. Criar novas regras para o esporte ser desenvolvido na escola, com mais ou menos alunos e adaptados para atender todos os alunos, considerando as questões da educação inclusiva.
  3. Promover o futebol como cultura de Paz, desenvolvendo condições de combater a violência e valorizar sentimentos de harmonia e respeito.
  4. Refletir sobre a violência nos estádios de futebol, violência doméstica e violência escolar, defendendo a liberdade de expressão e explorando as formas dialógicas de interação.
  5. Pesquisar informações sobre a Copa do Mundo: questões históricas, midiáticas e raciais, desenvolvendo o espírito investigativo.
  6. Trabalhar sentimentos e emoções: paixão, empolgação, expectativa, frustração.
  7. Trabalhar valores como o multiculturalismo, a convivência e a paz, ressignificando conceitos.
  8. Analisar a realidade local antes e depois desse evento e as mudanças na vida dos alunos.
  9. Ampliar as brincadeiras com bolas de diversos tamanhos, com ou sem regras, onde sentimentos, criatividade e o lúdico sejam respeitados, de modo ainda a privilegiar as manifestações corporais.
A Copa do Mundo na Educação Infantil também deverá ser encarada para além da competição e diversão e nesse “bate-bola”, não podemos perder os objetivos estabelecidos nos planejamentos, mobilizando reflexões, encaminhamentos e intervenções necessárias. Profissionais da educação em sintonia com esse movimento e acontecimento, trarão aos seus alunos o desenvolvimento de novas aprendizagens. Questões como: qual o sentido da aprendizagem na Educação Infantil? Como avaliar os avanços das crianças nas propostas? Quais caminhos e atividades enriquecem a diversidade? Entre outras questões, devem ser respondidas durante o processo, pois a bola pode girar por muitas brincadeiras e lugares, mas a formação de valores, como conduta ética, cultura pela paz, reconhecimento de limites e respeito mútuo, serão os alicerces dessas crianças por muitas e muitas Copas e elas precisam desenvolver habilidades e competências em atividades lúdicas para o enfrentamento dos desafios da escola e do País.
Referências bibliográficas

VILLELA, Bia. Coleção Sim. Era uma vez um tatu bola. São Paulo. Escala Educacional.

MURAD, M. A violência e o futebol: dos estudos clássicos aos dias de hoje. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

PADILHA, R.P. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2001. 
Maria das Dores Macedo Lehpamer é pedagoga, pós-graduada em Inclusão, estudante de pós-graduação em Educação Infantil. Professora de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de São Paulo, leciona no CEU CEI Azul da Cor do Mar (crianças de 0 a 3 anos) e na EMEI Cidade A. E. Carvalho (crianças de 4 e 5 anos).
Fonte:
http://www.direcionaleducador.com.br/edicao-108-jan/14/planejamento



 SUGESTÕES LITERÁRIAS ESPECÍFICAS 
EM TATU NO TOQUE'S GUIA
OU NO LINK SOBRE A COPA 2014





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios