Eva Santana
É uma história que brinca com a característica infantil de entender tudo ao pé da letra.
Um dia, Joana escutou uma conversa entre a mãe e a vizinha que a deixou preocupada: elas diziam que a menina tinha o nariz da avó!
Ela saiu procurando o tal do nariz pela casa, mas não se lembrava de ter mexido nele, até que encontrou um retrato da avó e entendeu tudo!
Para recitar....
Fonte:
Sugestões de Atividades
1. Pedir às crianças que entrevistem suas avós ou alguma pessoa mais velha para os alunos saberem como era a vida das pessoas quando eram crianças;
2. Trazer objetos do tempo dos avós para exposição;
3. Elaborar cartazes com os principais direitos do idoso;
4. Preparar uma tarde para fazer um chá com os avós na escola, apresentando contadores de histórias.
2. Trazer objetos do tempo dos avós para exposição;
3. Elaborar cartazes com os principais direitos do idoso;
4. Preparar uma tarde para fazer um chá com os avós na escola, apresentando contadores de histórias.
Mais atividades:
A história que você vai ler é
muito especial! Antes de
iniciá-la, observe com muita
atenção a ilustração de capa
do livro: que cena ela parece
mostrar?
Quais objetos
aparecem na imagem? Como
eles são?
A quem você acha
que eles pertencem?
Convide alguém de sua casa
para ser sua companhia de
leitura e, juntos, leiam o livro
até o final. Quando terminarem,
reflita: será que você tem algo
parecido com alguém de sua
família também?
Com a sua companhia de
leitura, volte às suas partes
favoritas do livro.
O que mais
gostou na história? Conte para
a pessoa que leu com você!
Depois, que tal criar um
glossário de palavras? É
simples!
Basta escolher as
palavras mais diferentes do
livro e pesquisar seus
significados em um dicionário.
Depois, escreva-as em um
caderno e anote os
significados de todas elas.
Leia-as em voz alta e pense se
pode usá-las também em sua
vida. Elas lembram alguma
situação que já viveu?
Vá ao livro lido mais uma vez e
agora preste bastante atenção
nas imagens.
Quais são as
suas ilustrações favoritas da
história?
No livro, Joana descobre, ao se
olhar no espelho, que tem o
nariz da vovó e isso não é nada
ruim. Ele estava com ela o
tempo todo. Ufa! Mistério
desvendado!
Agora é sua vez de se olhar no
espelho. Por algum tempo,
observe os traços do seu rosto
com atenção. Depois, em uma
folha A4, faça uma ilustração
de si mesmo(a) com todas as
características que observou.
Elas fazem de você alguém
único no mundo. Quando
terminar, faça uma moldura
para a ilustração e cole em um
lugar especial do seu quarto
Todas as famílias são
diferentes!
Com as nossas,
partilhamos momentos muito
especiais!
Como na história lida, podemos
ter muita coisa em comum com
as pessoas de nossa família.
Convide sua companhia de
leitura para uma sessão de
cinema. Vejam juntos o filme
“Hair Love”, disponível na
internet. Após o filme, pensem
nas características e situações
que unem a sua família, nos
momentos e coisas que são
muito marcantes entre vocês!
Você conhece bem as pessoas
de sua casa?
Já observou seus
traços pessoais e como eles
têm mudado ao longo do
tempo?
Dedique um tempo a
olhar as fotos de sua família.
Notou algo de especial que
não tinha observado antes?
Depois, chame os familiares
que moram com você para
fazer um ensaio fotográfico!
Aproveitem os lugares que
mais gostam da casa para tirar
várias fotos juntos.
Ah, uma
dica: quando terminar, pegue
algum caderno ou livro antigo e
remodele, transformando-o em
um álbum para guardar as
fotos que fizeram juntos neste
dia, quando for possível
imprimir ou revelá-las.
Chegou a hora de contar a
história lida para mais alguém!
Converse com uma pessoa
experiente (com mais idade) de
sua família, seja por ligação ou
pessoalmente. Será que essa
pessoa se parecia com outro
alguém quando era pequena? Fonte
Atividade
Minha herança genética
Objetivo: Descobrir os traços de personalidade herdados da família
Material: 1 Folha A4 para cada participante, Canetas hidrocor, lápis de cor ou giz de cera, Música ambiente.
Procedimento: Deve ser acima de 15 participantes . Tempo: 25 min.
O coordenador reflete com o grupo as características genéticas que herdamos de nossos parentes mais próximos.
Às vezes um comportamento ou atitude revela uma característica do avô, do pai, da tia...
Este exercício irá promover no grupo uma apresentação grupal a partir das qualidades da árvore genealógica de cada um.
Entregue uma folha A4 para cada participante. Dobre-a em 4 partes e nomeie as partes com sendo A, B, C e D. Coloque música ambiente.
Na parte A o participante deverá desenhar livremente como ele enxerga os avós maternos (colorindo bem o desenho) e ao lado de cada um vai anotar uma qualidade e uma falha que percebe em cada um dos avós maternos.
Na parte B o participante deverá desenhar livremente como ele enxerga os avós paternos (colorindo bem o desenho) e ao lado de cada um também vai anotar uma qualidade e uma falha que percebe em cada um deles.
Na parte C o participante deverá desenhar Pai e Mãe e seguir o exercício anotando a principal qualidade que nota nos pais e também a principal falha.
Na parte D ele deverá desenhar um auto-retrato (como ele se vê)e observando as qualidades e falhas da família, deverá anotar que características herdou e de quem herdou.
Escrever também na folha o nome e a idade.
Após o término dos desenhos, o coordenador orienta o grupo a sentarem-se em trio e comentar sobre suas heranças.
Análise
A análise deste jogo se dá pela valorização que damos à genética, à nossa história de vida pessoal baseada nos valores e comportamentos familiares. Da percepção que temos do espaço social chamado Família.
Que personagem da família foi mais fácil desenhar?
Dentre as qualidades que você herdou, qual foi mais confortável anotar? Por que?
Que característica você nota em seus familiares e você ainda não possui? Deseja possuir?
Que sentimentos este exercício trouxe à tona?
Que herança é mais fácil herdar? Características ou valores financeiros?
Fonte:
Vovó tem alzha...O quê?
Camila e sua avó sempre foram muito unidas.
Desde pequena, a menina passava alguns dias na casa da vovó, e era só diversão...
Tinha sessão de fotografias, bolo de chocolate, historinhas, passeios pelos parques e até canções antes do soninho.
Mas um dia Camila percebeu que algo mudou.
A avó passou a fazer coisas estranhas, a confundir nomes...
Era o mal de Alzheimer. Agora, a vovó é quem precisaria de cuidados.
Autor: Abeele, Véronique Van Den
A vó de Camila adorava sua visita. As duas faziam muitas coisas legais juntas.
Por exemplo: iam à lagoa para jogar pão para os patos, faziam bolos com montanhas de creme, contavam histórias uma para a outra e viam fotos antigas.
Depois de tudo isso, se davam um beijo bem estalado.
Esse era o momento que Camila mais gostava!
Um dia chegou na casa da sua avó e viu que tinha algo estranho. trocava os nomes e fazia coisas muito estranhas, como tentar comer um guardanapo e por sapatos na geladeira.
Camila achou que estivesse brincando, mas logo viu que era uma coisa mais séria. Sua avó estava sofrendo de uma doença chamada Alzheimer.
Alzha... o quê? Camila perguntou.
Logo viu que precisava de ajuda.
Então Camila passou a levar bolo com montanha de creme para ela e também a levava para passear. Sua avó não entendia muito o que Camila dizia, mas uma coisa não esqueceu: o beijo bem estalado. Ela ria alto toda vez.
Fonte:
Higiene do nariz
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