BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, maio 18, 2014

O nariz da vovó> Vovó tem alzha...o quê?> Estímulos literários > Atividade literária>18/05/2014


Eva Santana
É uma história que brinca com a característica infantil de entender tudo ao pé da letra. 
Um dia, Joana escutou uma conversa entre a mãe e a vizinha que a deixou preocupada: elas diziam que a menina tinha o nariz da avó!
 Ela saiu procurando o tal do nariz pela casa, mas não se lembrava de ter mexido nele, até que encontrou um retrato da avó e entendeu tudo!
 Ela tinha mesmo o nariz da vovó!

Atividades
AQUI


Para recitar....

Fonte:

Sugestões de Atividades 

1. Pedir às crianças que entrevistem suas avós ou alguma pessoa mais velha para os alunos saberem como era a vida das pessoas quando eram crianças;

2. Trazer objetos do tempo dos avós para exposição;

3. Elaborar cartazes com os principais direitos do idoso;

4. Preparar uma tarde para fazer um chá com os avós na escola, apresentando contadores de histórias.
Mais atividades:
A história que você vai ler é muito especial! Antes de iniciá-la, observe com muita atenção a ilustração de capa do livro: que cena ela parece mostrar? 
Quais objetos aparecem na imagem? Como eles são? 
A quem você acha que eles pertencem?
 Convide alguém de sua casa para ser sua companhia de leitura e, juntos, leiam o livro até o final. Quando terminarem, reflita: será que você tem algo parecido com alguém de sua família também?
Com a sua companhia de leitura, volte às suas partes favoritas do livro. 
O que mais gostou na história? Conte para a pessoa que leu com você! 
Depois, que tal criar um glossário de palavras? É simples! 
Basta escolher as palavras mais diferentes do livro e pesquisar seus significados em um dicionário. Depois, escreva-as em um caderno e anote os significados de todas elas. Leia-as em voz alta e pense se pode usá-las também em sua vida. Elas lembram alguma situação que já viveu?
 Vá ao livro lido mais uma vez e agora preste bastante atenção nas imagens. 
Quais são as suas ilustrações favoritas da história? 
No livro, Joana descobre, ao se olhar no espelho, que tem o nariz da vovó e isso não é nada ruim. Ele estava com ela o tempo todo. Ufa! Mistério desvendado!
 Agora é sua vez de se olhar no espelho. Por algum tempo, observe os traços do seu rosto com atenção. Depois, em uma folha A4, faça uma ilustração de si mesmo(a) com todas as características que observou. Elas fazem de você alguém único no mundo. Quando terminar, faça uma moldura para a ilustração e cole em um lugar especial do seu quarto
Todas as famílias são diferentes! 
Com as nossas, partilhamos momentos muito especiais! 
Como na história lida, podemos ter muita coisa em comum com as pessoas de nossa família. Convide sua companhia de leitura para uma sessão de cinema. Vejam juntos o filme “Hair Love”, disponível na internet. Após o filme, pensem nas características e situações que unem a sua família, nos momentos e coisas que são muito marcantes entre vocês!
Você conhece bem as pessoas de sua casa?
 Já observou seus traços pessoais e como eles têm mudado ao longo do tempo?
 Dedique um tempo a olhar as fotos de sua família. Notou algo de especial que não tinha observado antes?
 Depois, chame os familiares que moram com você para fazer um ensaio fotográfico! 
Aproveitem os lugares que mais gostam da casa para tirar várias fotos juntos.
 Ah, uma dica: quando terminar, pegue algum caderno ou livro antigo e remodele, transformando-o em um álbum para guardar as fotos que fizeram juntos neste dia, quando for possível imprimir ou revelá-las. 
Chegou a hora de contar a história lida para mais alguém! 
Converse com uma pessoa experiente (com mais idade) de sua família, seja por ligação ou pessoalmente. Será que essa pessoa se parecia com outro alguém quando era pequena? Fonte
Atividade
Minha herança genética
Objetivo: Descobrir os traços de personalidade herdados da família

Material: 1 Folha A4 para cada participante, Canetas hidrocor, lápis de cor ou giz de cera, Música ambiente.

Procedimento: Deve ser acima de 15 participantes . Tempo: 25 min.

O coordenador reflete com o grupo as características genéticas que herdamos de nossos parentes mais próximos. 
Às vezes um comportamento ou atitude revela uma característica do avô, do pai, da tia... 
Este exercício irá promover no grupo uma apresentação grupal a partir das qualidades da árvore genealógica de cada um.
Entregue uma folha A4 para cada participante. Dobre-a em 4 partes e nomeie as partes com sendo A, B, C e D. Coloque música ambiente.
Na parte A o participante deverá desenhar livremente como ele enxerga os avós maternos (colorindo bem o desenho) e ao lado de cada um vai anotar uma qualidade e uma falha que percebe em cada um dos avós maternos.
Na parte B o participante deverá desenhar livremente como ele enxerga os avós paternos (colorindo bem o desenho) e ao lado de cada um também vai anotar uma qualidade e uma falha que percebe em cada um deles.
Na parte C o participante deverá desenhar Pai e Mãe e seguir o exercício anotando a principal qualidade que nota nos pais e também a principal falha.
Na parte D ele deverá desenhar um auto-retrato (como ele se vê)e observando as qualidades e falhas da família, deverá anotar que características herdou e de quem herdou.
 Escrever também na folha o nome e a idade.
Após o término dos desenhos, o coordenador orienta o grupo a sentarem-se em trio e comentar sobre suas heranças.
Análise

A análise deste jogo se dá pela valorização que damos à genética, à nossa história de vida pessoal baseada nos valores e comportamentos familiares. Da percepção que temos do espaço social chamado Família.

Que personagem da família foi mais fácil desenhar?

Dentre as qualidades que você herdou, qual foi mais confortável anotar? Por que?

Que característica você nota em seus familiares e você ainda não possui? Deseja possuir?
Que sentimentos este exercício trouxe à tona?
Que herança é mais fácil herdar? Características ou valores financeiros?
Fonte:
Vovó tem alzha...O quê?


Camila e sua avó sempre foram muito unidas. 
Desde pequena, a menina passava alguns dias na casa da vovó, e era só diversão... 
Tinha sessão de fotografias, bolo de chocolate, historinhas, passeios pelos parques e até canções antes do soninho. 
Mas um dia Camila percebeu que algo mudou. 
A avó passou a fazer coisas estranhas, a confundir nomes... 
Era o mal de Alzheimer. Agora, a vovó é quem precisaria de cuidados.

Autor: Abeele, Véronique Van Den


A vó de Camila adorava sua visita. As duas faziam muitas coisas legais juntas. 
Por exemplo: iam à lagoa para jogar pão para os patos, faziam bolos com montanhas de creme, contavam histórias uma para a outra e viam fotos antigas.
Depois de tudo isso, se davam um beijo bem estalado. 
Esse era o momento que Camila mais gostava!
Um dia chegou na casa da sua avó e viu que tinha algo estranho.   trocava os nomes e fazia coisas muito estranhas, como tentar comer um guardanapo e por sapatos na geladeira. 
Camila achou que estivesse brincando, mas logo viu que era uma coisa mais séria. Sua avó estava sofrendo de uma doença chamada Alzheimer.
Alzha... o quê? Camila perguntou.
Logo viu que precisava de ajuda. 
Então Camila passou a levar bolo com montanha de creme para ela e também a levava para passear. Sua avó não entendia muito o que Camila dizia, mas uma coisa não esqueceu: o beijo bem estalado. Ela ria alto toda vez.
Fonte:

Higiene do nariz

Mais sobre esta obra no linguagem


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios