terça-feira, fevereiro 10, 2015

O dia em que o monstro veio à escola>Combinados> Comportamento> 10/02/2015

Regras escolares do dia-a- dia
O dia em que o monstro veio a escola
Quando o Rui entrou para o autocarro da escola, viu que lá dentro estava um monstrinho e ficou muito surpreendido.
 Ele não sabia que os monstrinhos estavam autorizados a ir à escola. 
Mas lá estava o monstro. 
Fazia muitos barulhos estranhos e não se mantinha sentado. 
Subia para cima dos bancos e punha a cabeça de fora da janela. 
Ocupava tanto espaço que o Rui nem tinha espaço para se sentar.
 - Este monstrinho é mesmo muito barulhento! 
Aposto que nem aqui devia estar. – sussurrou o Rui à Rita. 
Mas a professora não pareceu nada surpreendida ao ver o monstrinho entrar na sala de aula. Empurrou para passar à frente, agarrou nos livros de leitura e atirou-os ao chão. 
Quando o Rui e os outros alunos se sentaram, o monstrinho começou a atirar os lápis de cor. - Acaba já com isso! – Gritou a professora.
 – Nem os monstros estão autorizados a estragar o material. 
O monstrinho largou os lápis e começou a gritar.
Gritava tão alto que ninguém conseguia ouvir a professora. 
- Acaba já com essa gritaria! – Disse finalmente a professora. 
O monstrinho parou de gritar. 
Tocou a campainha e a professora disse: - Meninos, está na hora do recreio.
Todos se levantaram e saíram calmamente para brincar, com exceção do monstrinho. 
Correu apressadamente para a rua, empurrando quem encontrava no caminho. 
No intervalo, o monstrinho continuava a comportar-se como um monstro, tirando brinquedos aos colegas e empurrando-os. 
Subia aos portões e impedia os meninos de ir à casa de banho.
 Quando regressaram à sala, a professora tentou ler uma história mas o monstrinho tossia e ria alto. Ninguém conseguia ouvir a leitura. 
Não parava quieto, incomodando quem estava ao seu lado e não ouvia a história. 
À hora de almoço, o monstrinho mexia nos tabuleiros dos colegas, tirando comida. 
Sujou toda a mesa e deixou cair a sopa. 
Mais tarde, chegou a hora da pintura. 
O monstrinho pintou uma grande linha preta nos desenhos dos colegas. 
Quando foi a atividade de música e os alunos iam cantar, o monstrinho começou a pisar os pés dos colegas. 
Já muito zangada, a professora chamou o monstrinho para junto dela. 
- Sabes que és um verdadeiro monstrinho e os monstros não são autorizados na escola. 
Vai-te embora e não voltes! 
E sabem o que aconteceu? 
O monstrinho começou a chorar e todos ficaram a olhar para ele, espantados.
 - Desculpem! – Soluçava o monstrinho. 
– Eu nunca vim à escola. Não sabia que era contra as regras gritar, empurrar, atirar coisas... 
Por favor, não me digam para não voltar. 
Eu gostei da escola e vou aprender a portar-me bem se todos me ajudarem. 
Eu prometo! 
A professora perguntou a opinião dos alunos.
 Decidiram fazer uma lista das regras para o monstrinho aprender a comportar-se. 
Todos concordaram em deixar o monstrinho ficar se ele cumprir as regras. 
O monstrinho prometeu que se ia esforçar para ser bem comportado e poder ficar na escola a aprender e brincar com os seus novos amigos. 
No dia seguinte, o monstrinho entrou muito calmamente na sala e começou logo a trabalhar. Cuidou do seu material e ajudou quem precisava. 
À hora de almoço, o monstrinho respeitou a fila do refeitório e não empurrou ninguém. 
Comeu calmamente e manteve a mesa limpa. 
No intervalo, brincou com os colegas sem magoar ninguém e até emprestou os seus brinquedos. Na hora da leitura, ouviu atentamente a história que a professora contou e manteve-se sossegado enquanto ouvia. 
No fim do dia, a professora perguntou aos alunos a sua opinião sobre o comportamento do monstrinho ao longo do dia.
 - Foi um bom ouvinte. – Disse a Íris. 
- Gostei de brincar com ele no intervalo. – Disse o Gustavo. 
- Almoçou ao meu lado no refeitório e portou-se muito bem. – Disse o Gabriel. 
De seguida, a professora perguntou ao monstrinho como se tinha sentido
- Eu acho que tive um bom dia. Portei-me bem brincando, partilhando, ouvindo e trabalhando. – Disse o monstrinho.
 - Concordo! – Exclamou a professora. 
Nesse dia, o monstrinho regressou muito feliz à sua casa, sentindo-se orgulhoso pelo seu bom comportamento. 
Estava desejoso de voltar à escola no dia seguinte!

ATIVIDADES

EIXOS: Linguagem,  Autonomia, Natureza/Sociedade e Autonomia
📚OBJETIVOS:

*Conhecer os alunos;
*Desenvolver a oralidade;
*Entender a importância da disciplina e bons comportamentos da sala de aula;
*Compreender a necessidade da escuta para a aprendizagem;
*Construir junto com os alunos os combinados da sala de aula;
*Classificar os bons e maus comportamentos;
*Conhecer os cinco sentidos e entender para que servem

📚CONTEÚDOS:

O dia em que um monstro veio à escola;
Regras de convivência;
Os cinco sentidos.METODOLOGIA:


📔Contação de História – usar fantoches – Texto: “O dia em que um monstro veio à escola”
📔Discussão oral sobre o texto: Era normal monstros na escola? O que o monstrinho fez que irritou Rui? A professora estranhou a presença do monstrinho na escola? E as crianças? Por que? O que vocês acharam das atitudes do monstrinho? É legal quando você está falando e alguém fala junto com você? Quando a professora já estava bem irritada o que ela disse a monstrinho? Por que vocês acham que ela disse para ele não voltar nunca mais? Qual foi a reação de monstrinho? Depois do ocorrido quais foram as mudanças de comportamento do monstrinho? O que os colegas acharam? Ele pode permanecer na escola?
📔Utilizar os cartões dos comportamentos bons, maus e muito mau para trabalhar a noção de regras – discutir com eles cada comportamento.
📔Questioná-los sobre é ser um bom ouvinte, produção de um texto(oral/escrito) curto: “Como posso ser um bom ouvinte” fazendo um painel.
📔Quantos monstrinhos diferentes aparecem nos cartões dos comportamentos, quais são suas cores. Mais: AQUI




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